20 de julho de 2012

UM FIM DE SEMANA FELIZ


Começa hoje  às 17 horas no Estádio Algarve o primeiro torneio qualificativo para o Mundial de Sevens de 2013, que terá lugar em Junho de 2013, com a participação de Portugal.

Destinado a apurar as cinco equipas europeias que disputarão a prova – além da Inglaterra, País de Gales e Rússia, que já conquistaram esse direito, as duas primeiras em função da sua classificação no último Mundial (2009), a última por ser o país organizador – o torneio do Algarve reune 12 equipas nacionais que foram agrupadas em três grupos de quatro, para disputarem uma fase inicial que decorrerá hoje.

De acordo com a organização, que ainda não disponibilizou o regulamento completo da prova, serão apuradas para os quartos de final – qe se disputam amanhã – os três vencedores, os três segundos classificados e os dois melhores terceiros, ficando imediatamente apurados os vencedores dessa eliminatória, a que se junta ainda o vencedor da Plate (5º lugar).

Para ter uma visão mais precisa do que vai acontecer, consulte o quadro que abaixo juntamos e onde pode ver os jogos que se disputam hoje e como seguirá a competição amanhã, dia de eliminatórias.

As equipas foram distribuídas pelos grupos de acordo com o ranking do Grand Prix Sevens da FIRA, que terminou há duas semanas, e que teve como vencedor a Inglaterra.

Portugal, segundo classificado nessa prova, assume assim a posição de primeiro cabeça de série – não esqueça que a Inglaterra está já apurada – ficano no Grupo A, a que se segue a França (Grupo B) e a Espanha (Grupo C).

Depois, para o Grupo C entra o quarto classificado (Escócia), o quinto (Geórgia) vai para o Gruopo B e a Ucrânia (sexto) entra no Grupo A, assim como a Itália (sétima) , com a oitava do ranking do GPS (Alemanha) a entrar para o Grupo B, e a nona (Holanda) a ocupar um lugar no Grupo C.

Finalmente as quartas posições de cada Grupo serão ocupadas pelas três melhores da Divisão A da Europa, com a Roménia (vencedora da prova) a ficar no Grupo C, a Bélgica (segunda) a entrar no Grupo B e a Lituânia, finalmente a integrar o Grupo A.

Desta forma são candidatos à vitória, na Fase de Grupos, Portugal, no Grupo A, França no Grupo B e, no Grupo C a luta será grande entre a Espanha e a Escócia, mas em nossa opinião os espanhóis não deverão deixar de conquistar a cobiçada primeira posição.

E esta posição conquistada na Fase Inicial é muito importante, já que dela vai depender o acasalamento das equipas para os quartos de final, jogando a que ficar na primeira posição com a oitava, a segunda com a sétima e assim sucessivamente.

Na conferência de imprensa que ontem teve lugar, e em que estiveram os treinadores e os capitães das quatro melhores do ranking GPS-FIRA, foi clara a intenção de todos eles em afirmar a importância de conseguir a melhor classificação possível na primeira fase, e só depois se preocuparem com o que se vai passar nas eliminatórias.

Na mesma ocasião, Amado da Silva, Presidente da FPR, destacou a importância desta competição, quer no aspecto desportivo – em que se aguarda o apuramento de Portugal – quer numa futura candidatura de Portugal a uma etapa das Séries Mundiais, e para o que é do maior relevo conseguir atrair um público numeroso – acima das cinco mil pessoas – ao Estádio Algarve.

Aproveitando a presença de Amado da Silva, o Mão de Mestre questionou o Presidentae da FPR quanto à possibilidade de uma das etapas do GPS do próximo ano se disputar em Portugal, ao que o responsável federativo respondeu que isso iria acontecer, caso as etapas do Circuito se realizem antes do Mundial de Moscovo.

A dúvida põe-se porque existe na FIRA – de acordo com Amado da Silva – uma corrente que pretende que apenas uma etapa daquele Circuito se realize ante de Moscovco e as restantes depois, o que atiraria as restantes etapas para uma altura do ano em que o rugby já deveria estar de férias.

Para Frederico Oliveira, capitão da seleção portuguesa, “temos a família, temos os portugueses, podemos orgulhosamente dizer que somos favoritos, e esperamos que este seja um fim de semana feliz para nós e todos os portugueses”.


5 comentários:

Anónimo disse...

em que canal se pode ver os jogos ?

Anónimo disse...

vao ser transmitidos os jogos?

Anónimo disse...

sim na tvi i tambem tvi24

Manuel Cabral disse...

teste3

Manuel Cabral disse...

teste4