1 de julho de 2012

FRANÇA COM NOVO ESTÁDIO


A Federação Francesa de Rugby (FFR) anunciou planos para a construção de um novo estádio com 82.000 lugares, nos subúrbios de Paris a um custo estimado de € 600 milhões.

O estádio, que será situada 25 quilômetros ao sul de Paris, irá substituir o Stade de France como campo da federação e está previsto para ficar pronto em 2017.

A estrutura de alta tecnologia, situada num local onde hoje se encontra um autódromo abandonado, será habilitada com um teto retrátil e um relvado removível, contando ainda com hotéis e zonas comerciais.

A decisão de iniciar uma mudança para longe do que tem sido a sua base nos últimos 14 anos foi tomada pela FFR em função da sua frustração pelo aumento as restrições do Stade de France, onde, além de pagar um valor contabilizado de 5 milhões de euros por jogo de aluguer, tem que agendar os seus jogos subordinada aos interesses dos jogos de futebol e concertos, que têm, sobre ela, preferência.

Em resultado daqueles encargos e condicionamentos, a FFR apenas encaixa cerca de 2 milhões de euros por encontro, contra os 6 milhões que a RFU encaixa em cada jogo internacional em Twickenham.

Refletindo sobre a decisão de optar por Evry em vez de Thiais-Orly, situado perto do aeroporto de  Orly, o presidente da FFR, Pierre Camou disse: "Está de acordo com o que pretendemos.
Um dos estádios mais modernos do mundo: relvado, telhado, multi-funcional, com níveis de conforto excepcionais para os espectadores. "

Serge Blanco, que liderou o projeto do estádio, disse: "Este empreendimento de Ris-Orangis abre novos horizontes para o nosso jogo em França. Irá proporcionar um estádio de nova geração que se vai tornar uma vitrine para o rugby francês."

A sede da FFR e o Centro Nacional de Rugby da França permanecerão em Marcoussis 20 km a oeste de Evry.

Foto e texto com: ESPN

Sem comentários: