1 de julho de 2012

RAPOSAS COM VONTADE DE LEOAS...

A seleção feminina de Portugal, que ontem falhara o apuramento para disputar os primeiros lugares, esteve hoje em alta, vencendo sucessivamente a Suécia por 21-7 nos quartos de final da Bowl, para depois, nas meias finais derrotarem o País de Gales por 26-5, resultado que repetiriam na final contra a Escócia!

Um domingo em cheio para as nossas divas, que se desforraram da derrota frente aos galeses consentida em 2007, em Lunel, na única vez em as duas equipas se tinham defrontado anteriormente, sendo que esta foi a primeira vez que defrontaram a Escócia.

Apesar do resultado do fim de semana ter ficado abaixo do que se esperava das nossas meninas, a verdade é que foi um bom dia para a equipa, que dificilmente será esquecido.

O torneio foi vencido pela Inglaterra, que derrotou a Espanha na final por 27-7, repetindo o triunfo de Ameland sobre as espanholas (em Ameland o resultado foi de 21-10).

Como sabem, o torneio tinha uma dupla finalidade de encontrar o campeão da Europa - que acabou por ser indiscutivelmente a Inglaterra com a Espanha na segunda posição - mas também a de qualificar cinco equipas para o Mundial do próximo ano, a realizar no mesmo complexo desportivo - esperemos que no campo principal!

Dos resultados do torneio, as equipas que disputarão a prova do próximo ano serão a Inglaterra, a Espanha, a França, a Holanda e a Irlanda(*), que apesar de ter ficado na sexta posição beneficia do facto da terceira(*) classificada ser a Rússia, já qualificada para o Mundial como país organizador.

Quanto às nossa Raposas, vão ter que começar a preparação para a qualificação para os Jogos Olímpicos e o Mundial de 2017, se houver...

A propósito desta dúvida, muito se tem especulado sobre o assunto e muitas pessoas tem repetido que não haverá mais Mundiais depois da introdução dos sevens nos Jogos Olímpicos, mas a verdade é que essa decisão ainda não foi tomada, havendo mesmo no seio da IRB muita gente que defenda a sua continuação, opinião que nós partilhamos - não conheço nenhuma outra modalidade desportiva que, por ser olímpica, tenha desistido de organizar os seus Mundiais...

FILIPA JALES
A terminar uma nota de imensa satisfação pela atuação de Filipa Jales que foi devidamente considerada pela organização desta etapa do Europeu e qualificativo para o Mundial, e lhe atribuiu a direção da final entre a Inglaterra e a Espanha, a maior distinção que um árbitro português - uma árbitra, neste caso! -
já recebeu em toda a história do rugby português.

Parabéns Filipa, o Árbitro!

Fiquem com o quadro dos resultados de hoje

(*) corrigido


Foto: Mão de Mestre

Sem comentários: