16 de julho de 2012

RUGBY EM PORTUGAL - CARNAVAL FORA DE ÉPOCA


Quando aguardávamos que a FPR, no cumprimento do Regulamentarmente disposto apresenta-se o Calendário Oficial para a época 2012-13, e portanto qual o sistema de competição que irá enquadrar as 16 ou 18 equipas que compõem a Divisão de Honra e a 1ª Divisão, da toca da Julieta Ferrão não saíu mais que uma lacónica nota informando que na próxima segunda feira se realizarão os sorteios da 1ª e 2ª Divisões, e ainda das séries A dos Sub-18 e dos Sub-16.

Quanto ao resto, nada – depois de não ter cumprido o prazo que tinha para apresentar o calendário provisório, a FPR torna a desrespeitar o Regulamento Geral de Competições que a obriga a apresentar o Calendário definitivo até 15 de Julho, e deixa, num passo de Circo, todos os interessados na expectativa de quem vai disputar as Divisões referidas acima, quando começarão as competições, qual o sistema competitivo e até quando se prolonga a época desportiva.

Convenhamos que para uma entidade que tem a responsabilidade formal de dirigir a modalidade no nosso país, não estamos nada mal – a palhaçada continua.

Lamentavelmente, e apesar das inúmeras promessas do Presidente Amado da Silva – e só falamos dele porque o restante executivo não tem qualquer importância estatutária ou atribuída – a FPR continua apenas a gerir (muito mal) os destinos das nossas seleções nacionais, deixando ao Deus dará tudo o que diga respeito ao rugby nacional.

Este abandono era já conhecido em relação ao rugby da 2ª Divisão e ao rugby regional, mas num extraordinário golpe de rins, a D. Julieta conseguiu atingir mesmo o grupo daquilo que de melhor deveríamos ter em Portugal.

Claro que a culpa não é apenas de Amado da Silva, já que os clubes continuam a tudo aceitar sem tomarem qualquer medida, com destaque especial para aqueles que são diretamente mais afetados neste momento – como compreender que Académica, CDUL, Agronomia e Direito (os quatro grandes da época que terminou) vão para férias sem saberem quando a época começa, quem são os seus adversários, quantos jogos vão fazer nas próximas competições.

O mal de que padece a FPR, não é só dela, é dos dinossauros que continuam adormecidos à espera não se sabe bem de quê.

Para já, Amado da Silva e a sua Federação continuam uma vertiginosa caminhada em direção a…nada!

E o mais dramático é que tudo o que se está a passar já nem consegue provocar irritação em quem assiste aos sucessivos sucessos do nosso rugby – apenas um triste sorriso no canto dos lábios. 

21 comentários:

Anónimo disse...

Aos clubes nada disto interessa. Aliás, interessa mais a quem assiste do que a quem joga! Eu jogo num clube de Lisboa e honestamente, não me interessa mesmo nada. Nem a mim nem a quem joga comigo.
E os dirigentes do meu e de outros tantos clubes também não se interessam. Interessam-se sim, que eu e os restantes ou ganhem "aquele" jogo ou não se magoem! Por isso, eu acho que toda esta discussão é inútil. Quando os selecionáveis (felizmente, não são todos) simulam constipações, entorses, roturas e outras, porque não lhes apetece jogar, mas sim, ir fazer turismo e andar com o equipamento da seleção, tá tudo dito!
Admiro o seu esforço e espero que continue, mas o sr. sabe disto tudo que eu acabei de escrever, tão bem como eu!
Não assino por razões óbvias.
Contudo, desafio quem quer que seja a vir aqui dizer que aquilo que disse é mentira, e que estão realmente a marimbar se a Honra tem competitividade ou não.
Olhem, eu e muitos, até agradecemos que não tenha. Assim, os desgraçados levam sempre na boca e no fim só conta a final 4, que isso sim, é uma chatice. Melhor como estava antes.
Olhem, vou ali de férias beber umas boas cervejas, concordar com os críticos, e rir-me para dentro, enquanto me pagam umas caipirinhas.
Abraços e até já.

Ass: O Feliz

Jaime Carvalho disse...

O Calendário da divisão de honra saiu hoje, falta o dos Sub-21

Jaime Carvalho disse...

O calendário da divisão de honra saiu hoje só falta o dos sub-21

Rugby Veritas disse...

Isso é mentira, pura e simples. Os clubes foram chamados a pronunciar-se, debateram e decidiram a opção que reuniu um consenso alargado. Tudo um pouco fora do prazo é certo, mas como sempre em consulta com os principais interessados.

Anónimo disse...

já há calendário oficial desde ontem
a época começa no dia 29 de setembro

Manuel Cabral disse...

No momento em que escrevo este comentário são 16,30h do dia 17 de Julho e nem no site da FPR, nem em comunicado de distribuição geral, incluindo a imprensa, foi divulgado nenhum calendário definitivo para a época 2012-13.
Ou seja, mesmo que o mesmo tenha sido transmitido a alguns, ele não é do conhecimento geral, como deveria ter acontecido no até ao dia 15 de Julho, como determina o Regulamento Geral de Competições.

Anónimo disse...

Pois comigo é quase o mesmo. São 16h44 e não faço ideia do calendário definitivo.

Anónimo disse...

e o jogo Cascais vs CRAV que foi considerado inválido??quais as consequências de mais esta embrulhada?? alguém me elucida sff?

Luís Costa disse...

Pois que bela embrulhada!

A reter: o jogo foi a 12 de Maio, a decisão do Conselho de Disciplina ocorreu a 19 de Junho e foi publicada no boletim de 13 de Julho :(

O CD optou por considerar o jogo inválido, mas não fundamenta esta decisão (houve uma substituição irregular, mas não me lembro de nos regulamentos tal implicar jogo inválido, ou sequer haver qualquer penalidade estabelecida - é que poder haver mais um jogador no banco do que aqueles que podem jogar é recente... e ninguém se lembrou de prever penalidades - acho).

O protesto do CRAV é também sinal dos tempos: a última substituição aconteceu quando já se registava o resultado final de 32-7 ... Ou seja o erro técnico não teve influência no desfecho do jogo ... para mim (me desculpe o pessoal do CRAV) é mau perder.

O que vai decidir a FPR? Que consequências?

Não estando nada nos regulamentos (não lembro de ler nada a este respeito, repito - posso estar errado), decide a FPR.

O mais lógico parece ser mandar repetir o jogo.

Vamos ver...

Anónimo disse...

Tendo em conta a situação do Spachuck (o Bourgoin, clube onde jogava, desclassificado por problemas financeiros e a época de transferências em França fechada), a FPR (e os clubes) deveriam acompanhar a sua situação.

É um jogador muito importante para a classificação para a RWC.

Anónimo disse...

Mas alguém tinha duvidas que as coisas iriam ser francamente piores com o Amado da Silva a presidir à FPR? Neste momento o homem já entrou em guerra com todos. Na sua atitude déspota do quero posso e mando, as coisas só podiam piorar. É curioso, para quem leu todos os Cantinhos de Presidente onde este senhor discorria sobre o rugby nacional, com promessas de alterações nas competições e na organização do Rugby, onde mal-dizia todos os que neste momento trabalham com ele na FPR. De técnicos a directores técnicos, de treinadores a massagistas e médicos, vejam o que mudou. Das promessas feitas de dispersão do rugby e desenvolvimento regional, vejam no que deu. Uns torneios de sevens sem qualquer qualidade e interesse. Da organização e angariação de árbitros, vejam no que deu. Reduz as parcas condições dos árbitros sem qualquer aviso, negociação ou quejando. Não paga, faz chantagem para pagar só a quem se mantém a arbitrar, pressiona quem tem actividade internacional com ameaças. Dos fantásticos patrocinadores que apreguou na sua campanha, nem vê-los. Enfim, este senhor é uma fraude. Não tem consciência disso,mas é.

Anónimo disse...

O mais logico e ficar o resultado do jogo como ficou e aplicar alguma multa ao cascais.

Na heiniken cup tmb aconteceu num jogo dos ospreys o ano passado, jogaram com 16 jogadores uma jogada(ate se aperceberem que tinha entrado um a mais) e o jogo tmb nao foi repetido.

Diga se que a equipa de arbitragem tmb tem culpas em deixar entrar o 8º suplente do cascais.

Luís Costa disse...

Gosto da solução do "Anónimo 18 de Julho de 2012 02:34", mas o problema é que por lá não consideraram o jogo inválido... inválido é a embrulhada!

Por acaso estava à espera que o CD seguisse esse caminho, dado ser um exemplo que podia servir de inspiração à omissão nos regulamentos - que acho existir, repito, não estou certo (mas que o acórdão parece confirmar).

O árbitro deveria estar mais atento, só que nos regulamentos nacionais, esse controlo compete ao delegado da FPR (quase sempre ausente) ou ao delegado da equipa (estranho não é - coisas dos nossos regulamentos) :(

nota: o acórdão vem no último boletim da FPR (newsletter no respectivo site)

Anónimo disse...

O que é um jogo inválido?? Porque é que o Crav quer tirar o mérito ao Cascais na secretaria quando perdeu os dois jogos feitos entre eles no campo, e ainda por cima no campo do Crav com a presença do Presidente da Federação ( estranho ter-se deslocado para ver um jogo da Primeirona ? )
Será que agora o Rugby funciona como o futebol lá para os lados do Norte ? ou será que o Cascais está a incomodar muita gente com a formação que está a fazer?

Anónimo disse...

A primeira divisão de 2011/2013 ainda vai fazer correr muita tinta:
. De acordo com o Boletim da FPR, anterior ao da decisão do Cascais - CRAV, o Évora averbou uma falta de comparência no jogo contra a Lousã. Logo, e de acordo com os regulamentos, O Évora deve descer de divisão, e os jogos realizados na 1ª Divisão não devem ser contabilizados. Assim, toda a classificação deve ser revista... Grande embrulhada... Vamos ver no que acaba.

Anónimo disse...

Mas vejam que de acordo com as leis e com a confirmação do CD ao arbitro não é imputada responsabilidade.
Também em relação ao jogo da heineken cup está descrito nas leis do jogo - lei 3.2
Esta mania de que os árbitros são responsáveis de tudo é a nossa cultura e a visão enviesada de tudo .
No RUGBY todos os intervenientes são responsáveis pela boa pratica do mesmo , e não só uma parte que por norma é a mais fácil de atacar e responsabilizar. Não vendo as responsabilidades que cada um tem. Sacudir pro lado é bem mais fácil .

Anónimo disse...

A questão CRAV x Cascais parece ter perdido importância com o alargamento da divisão de honra, ou seja, como CRAV e Cascais passam a jogar na divisão de honra em 2012-13, não interessa quem ficou em primeiro ou segundo (acredito que este tenha sido o facto que levou a que a citada deliberação do conselho disciplinar só fosse conhecida em 13 de Julho, quando já se havia decidido alargar divisão de honra).
Quanto a questão do Évora vamos ver como FPR vai resolver esta questão.

Anónimo disse...

Não me parece que haja repetição do jogo. O crav sabe que não tem a mínima hipótese de ganhar ao cascais, muito menos em cascais.

Tentaram ganhar o campeonato na secretaria, mas se o máximo que conseguirem é ter outra oportunidade de o ganhar no campo, põem o rabinho entre as pernas e deixam-se ficar sossegados. Para quê atravessar o país para levar 30 outra vez?

Anónimo disse...

Como me parece óbvio, não vai acabar em nada. Aliás como tudo o que é verdadeiramente incómodo para esta direcção.
O parecer da CD não é correcto se tivermos em conta uma comunicação sobre as substituíções em todas as suas variantes que foi enviada a todos os árbitros, julgo que em Setembro de 2011 e válido até agora.
Transcrevo apenas um paragrafo que me parece importante:

"Se a equipa apresentar 23 jogadores (3 jogadores 1ª linha + 3 substitutos 1ª linha), tem direito a 8 substituições no jogo. Três dessas substituições são reservadas para a 1ª linha 7- Tudo o que está descrito acima é para aplicar em competições seniores e sub-21."

Sem mais comentários

Anónimo disse...

Com que então o Ricardo Sequeira está no Belenenses...nao era suposto ir para o CDUL?

Quem irá treinar a Agronomia? e O cdul mantém a equipe técnica?

O direito ao que parece tb mudou.

A Académica? Cascais? Cdup?, benfica?

Anónimo disse...

Já é público que o treinador da Agronomia vai ser o Murray Cox. E parece que o do Direito será o Martim Aguiar.