28 de setembro de 2011

D.H. - DIREITO E BELENENSES EM VIAGENS DIFÍCEIS

NO SÁBADO DISPUTA-SE A 2ª JORNADA DA DIVISÃO DE HONRA e, apesar da procissão ainda ir no adro, começam a fazer-se projecções, a tentar definir hierarquias entre os contendores - uns, mais ousados, arriscam desde já o seu vaticínio quanto aos que irão disputar o título nacional, e os que vão lutar pela sobrevivência.

Com um jogo apenas realizado, também nós queremos arriscar uns palpites, mas não muitos! Vamos antes falar de mansinho, que cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.


O CDUP veio a Lisboa defrontar Agronomia e portou-se bem, apesar de não ter conseguido ultrapassar a linha de meta dos agrónomos uma única vez.

Esta semana, na sua nova casa no Estádio da Batata (ou da Bateria?) em Leça da Palmeira, os portuenses vão querer mais e melhor, e vão por certo tentar aproveitar o início de época dos campeões nacionais, as dificuldades que a saída de Pedro Leal e a expulsão de João Correia vão trazer à equipa, que tem que encontrar uma solução para a camisola 9 e vê uma pedra influente do seu cinco da frente sentado no banco.

Não tivemos possibilidade de ver o CDUP jogar senão numa ocasião na última época - na final da 1ª Divisão contra o Cascais - mas a ideia que nos ficou foi simples: o CDUP tinha uma boa equipa, mas o ritmo a que jogou não é compatível com grandes ambições na Divisão de Honra.

Acontece que Direito não mostrou estar ainda na parte superior da sua curva de forma, o que pode criar condições para que os universitários do Porto se agigantem e cometam a proeza de subir de divisão e matar o borrego dos advogados...

O Belenenses derrotou o Técnico com números que deviam estar proibidos na mais importante categoria do rugby nacional - afinal fala-se tanto nas possibilidades internacionais de Portugal, que era de esperar que as oito melhores equipas fossem consistentes e competitivas.

Os nove ensaios marcados pelo Belenenses desmentem claramente esta visão, e põem a nú a fragilidade da nossa competição maior - ficamos sem saber se temos uns super azuis, ou apenas um Técnico sem competência para estas andanças.

A Académica empatou na Sobreda com o Benfica, mas é natural que melhore com o tempo e em casa é sempre um osso muito difícil de roer, pelo que o jogo de Coimbra será por certo muito disputado e a chave do resultado pode estar nas mãos das linhas atrasadas azuis - assim tenham bolas em quantidade e qualidade para poderem desenvolver os seus ataques.

Depois dos mais de 50 pontos sofridos na semana passada, o Técnico recebe a Agronomia em casa, e espera-se com curiosidade o desfecho do encontro, já que uma segunda derrota por numeros avantajados pode deixar uma semente de descrédito e desinteresse que em nada ajudará à recuperação da equipa.

Agronomia, pelo seu lado, vai querer aproveitar a fraqueza demonstrada pelos engenheiros para faturar uma nota pesada enquanto vai afinando a máquina para encontros mais importantes e complicados.

Deixámos para o fim o CDUL-Benfica, que já esteve marcado para sexta-feira à noite, mas aparece agora trocado para sábado - segundo caso, em duas semanas, de alteração do horário de um jogo, desta feita no principal campeonato nacional - transformando uma situação que não devia acontecer num acto corriqueiro e ao qual nos temos de habituar.

Como os 55 pontos do Belenenses, também estas alterações não estão nada de acordo com a imagem de grande qualidade que se pretende fazer passar, nem pelo peso cada vez maior que as estruturas técnico/administrativas tem assumido, quer nos clubes, quer nas associações ou Federação.

Quanto ao jogo, a situação é semelhante à do jogo do Porto, ou seja, até que ponto o Benfica vai conseguir tirar partido do mau arranque e alguma desorientação que o CDUL demonstrou em Monsanto no primeiro dia da prova?

E até que ponto os encarnados serão capazes de apresentar uma real melhoria em relação ao que fizeram no ano passado?

Quanto ao CDUL - que apresenta um plantel reforçado e começou a trabalhar cheio de vontade de voltar a estar no topo da hierarquia nacional - fica a incerteza quanto à sua capacidade de colocar em campo aquilo que sabe fazer, e se terá a humildade de aprender com os erros que cometeu contra o Direito, e que lhe valeram uma derrota que poderia ter evitado.

HORÁRIO DOS JOGOS DA D.H. E DOS SUB-21
(Todos os jogos se realizam no sábado, dia 1 de Outubro)
DIVISÃO DE HONRA
CDUL - BENFICA
E.U.L. 14,00h
TÉCNICO - AGRONOMIA
Olaias, 14,30h
ACADÉMICA - BELENENSES
Sérgio Conceição, 15,30h
CDUP - DIREITO
Leça da Palmeira, 17,30h

SUB-21
CDUL - CASCAIS
E.U.L., 11,00h
ACADÉMICA - BELENENSES
E.U.C., 14,00h
TÉCNICO - AGRONOMIA
Olaias, 16,30h
CDUP - DIREITO
Leça da Palmeira, 19,00h

Sem comentários: