23 de setembro de 2011

FIM DE SEMANA À SUA MEDIDA! - Nacional

FIM DE SEMANA CHEIO DE RUGBY, na TV ou ao vivo, para marcar um regresso sempre esperado com ansiedade por todos os que se interessam pelo nosso desporto em Portugal.

Com a transmissão em direto dos jogos do Mundial via SporTV, você pode sempre conjugar uma manhã em frente ao pequeno ecrã, com uma tarde de rugby ao natural!


O defeso foi marcado pelos trabalhos das seleções nacionais de sub-19 que vai participar no Campeonato da Europa da categoria a partir de 30 de Outubro em Bucareste, defrontando a equipa da casa nesse mesmo dia, e também da seleção de Sub-18 que vai estar presente, também em Bucareste mas a partir do dia 29 de Outubro, na prova de qualificação para o Campeonato da Europa de 2012 do Grupo de Elite do escalão.

Os mais velhos estão integrados num Grupo com a Roménia, Geórgia, Bélgica, Rússia, Espanha, Holanda e Suiça (no sistema habitual de eliminatórias sucessivas), enquanto os mais novos disputam com a Bélgica (adversário do primeiro dia), a Roménia e a Geórgia um dos dois lugares de acesso ao já referido Grupo de Elite, num torneio em que todos jogam contra todos.

Ainda no âmbito das seleções refira-se com agrado a decisão de levar a nossa seleção de sevens a participar no Torneio de Elche no dia 1 de Novembro, como forma de preparação da equipa para os Torneios das Séries Mundiais em que participará nesta época - aguarda-se com curiosidade qual a decisão da FPR quanto aos jogadores a utilizar, se os mesmos da seleção de XV ou se um grupo diferenciado.

A propósito de seleção de sevens note-se que o Pedro Netto, que levou a equipa a mais um título europeu, já não faz parte dos quadros de treinadores da FPR tendo sido substituído por Frederico de Sousa, que desta forma acumula a função com a de adjunto de Errol Brain na seleção de XV.

Finalmente, para encerrarmos este capítulo, uma referência ao curso de Diretores Técnicos de Clube, levado a cabo pea FPR e que decorreu em duas etapas com a participação de algumas dezenas de interessados, e que a partir deste ano serão os interlocutores privilegiados da equipa técnica da federação, junto de cada clube nacional.

E agora é tempo das nossas melhores equipas entrarem em ação, e a jornada inaugural traz consigo todos os ingredientes para ser seguida com atenção e curiosidade.

Para abrir as hostilidades temos a estréia do CDUP no seu regresso à Divisão de Honra, visitando a Tapada onde defronta Agronomia amanhã às 14h, e que deve permitir aos agrónomos somarem a primeira vitória da época.

Às 15h na Sobreda o Benfica recebe a Académica, num encontro sempre muito contestado, com a tendência a descair para os lados dos visitantes.

Ainda no sábado - aliás todos os jogos se realizam no mesmo dia - o Belenenses vai receber o Técnico no Estádio do Restelo às 15h, com a vantagem natural a pender para a equipa da casa.

Finalmente em Monsanto, às 14h, o primeiro clássico de 2011-12, com a visita do renovado CDUL ao campeão Direito.

E se Direito acabou por ganhar o campeonato de 2010-11 nos play-off, a verdade é que o CDUL chegou ao final da fase de apuramento à frente da classificação, e parece este ano empenhado em conseguir mais e melhor.

De qualquer forma é um jogo sem vencedor antecipado, que esperamos possa constituir um bom espectáculo e agradar a quem for assistir ao encontro - o Mão de Mestre vai lá estar, até porque será a última vez que Pedro Leal joga pela equipa dos advogados, já que vai partir para França, na busca de outros desafios, desta vez com o Nice da Federal 1.

Para que conste aqui fica a lista dos 22 convocados azuis para o jogo de amanhã:

Bernardo Silveira, Carl Murray, Duarte Foro, Duarte Gil, Francisco Coimbra, Francisco Appleton, Frederico Melim, Frederico Oliveira, Frederico Vasconcelos, Gonçalo Foro (capitão), João Junior, João Lino, João Mussolo, João Sacadura, Kiko P. Magalhães, Lourenço Machado, Miguel Vilaça, Mike Dias, Nuno Ferreira, Pedro Cabral, Tito Caldeira e Veltioven Tavares.
Ausência mais sentida - Tiago Girão que foi trabalhar para o Brasil e não faz parte do plantel.
Regresso mais festejado - Veltioven Tavares, depois duma aventura em Inglaterra na época passada.

E a constituição da equipa de Direito:

1-Bruno Raposo, 2-João Correia, 3-Jorge Segurado; 4-Eduardo Acosta, 5-Luis Sousa; 6-Francisco Tavares, 7-Vasco Uva (cap), 8-Vasco Fragoso Mendes; 9-Pedro Leal, 10-Luis Salema; 11-Adérito Esteves, 12-Manuel Paisana, 13-José Guerreiro, 14-Noé Fraquito; 15-António Aguilar; 16-Marco Raposo, 17-Nuno Taful, 18-Hugo Santos, 19-Claudio Ferrete, 20-Diogo Coutinho, 21-Antonio Ferrador, 22-Joao Vilela, 23-Duarte Guerreiro
Regresso mais festejado e ausência mais sentida - Gonçalo Uva regressa ao seu clube do coração depois de mais uma época em França, mas sofreu uma intervenção cirúrgica e apenas deve regressar aos campos lá para Novembro...

Sem comentários: