16 de maio de 2021

SEVENS FEMININO - PORTUGAL NO CAMPEONATO DA EUROPA

A exemplo do que fizemos em relação à participação da nossa seleção nacional masculina nos Europeus de sevens, vamos hoje relembrar um pouco da história da nossa equipa feminina!

O Europeu feminino teve a sua primeira edição (edição experimental, como lhe chamou a, então, FIRA) em 2003 - um ano após o primeiro campeonato masculino - e todas as primeiras cinco tiveram lugar em França, a quem, na verdade, se fica a dever o crescimento da variante feminina de sevens e, por tabela, do próprio rugby feminino europeu em geral. 


Até 2011 inclusive, o Europeu feminino constava apenas de um torneio, embora houvesse três divisões distintas, e Portugal esteve sempre integrado na divisão principal, a que se chamava Top-10.
Em 2012 o sistema de vários torneios a contarem para uma mesma classificação foi introduzido - com havia acontecido no masculino no ano anterior - e o Europeu feminino passou a ser composto de dois torneios, e adoptou a mesma designação do masculino.


Em 2018 Portugal não conseguiu manter a sua posição na divisão principal e teve que disputar o Women Sevens Trophy, que nesse ano se disputou em duas etapas, tendo sido a primeira em Budapeste e a segunda em Lisboa.


Com o sexto lugar alcançado Portugal não teria conquistado o direito a regressar ao topo dos sevens europeus femininos, mas com a interrupção sofrida nas competições em 2020, e com a ausência de cinco das seleções que ocupavam lugares na divisão de topo, Portugal regressa este ano ao grupo principal, agora denominado Championship Series, a exemplo do que acontece na competição masculina.
Veja a divisão das equipas nas três divisões europeias:


As duas etapas do Championship terão lugar nos dias 5 e 6 de Junho em Lisboa e nos dias 25 e 26 também de Junho, em Moscovo.



Sem comentários: