19 de maio de 2021

VITÓRIA DOS TRÊS PRIMEIROS DEIXA TUDO POR DECIDIR NA ÚLTIMA JORNADA

As  vitórias do Évora em casa sobre o Galiza por 40-5, e as vitórias fora da Lousã na Bairrada por 38-10 e do Santarém nas Caldas por 21-18, confirmaram a participação das três equipas no play off, mas deixou em aberto a decisão sobre quem jogará em casa e contra quem, e qual será a quarta equipa a integrar o grupo dos finalistas.

No próximo final de semana Lousã e Évora vão decidir quem será o vencedor da fase final, e que por isso receberá em casa, na meia final, o quarto classificado.

Além do jogo entre a Lousã e o Évora, a quinta jornada engloba os jogos do Santarém (em casa) frente à Bairrada e do Caldas que vai à Costa do Sol defrontar o Galiza.

Se a Lousã vencer com ponto bónus e o Évora não fizer o bónus defensivo, os beirões serão os vencedores e terão o privilégio de jogar a meia final em casa contra o quarto classificado, ficando os alentejanos na segunda posição. Mas se o Évora perder conseguindo o bónus defensivo, ou se a Lousã não conseguir o bónus de ataque, então os chaparros vencerão a fase e serão eles a receber o último classificado para os play off, ficando a Lousã na segunda posição.

Ou seja, em caso de vitória da Lousã as duas equipas terminarão nas duas primeiras posições - jogando ambas as meias finais em casa - e os pontos bónus vão dizer quem termina na frente.

Em caso de empate entre a Lousã e o Évora, estes ficarão na primeira posição, mas a Lousã deixa de ter o segundo lugar assegurado, pois o Santarém pode vir a ocupar essa vaga.
Aliás como acontecerá em caso de vitória do Évora na Lousã, que deixará os lousanenses sujeitos ao resultado dos santarenos frente à Bairrada.

Os cavaleiros não correm o perigo de ficar na quarta e última posição de acesso ao play off, mas se vencerem podem roubar a segunda posição à Lousã, e garantir a meia final em casa, caso a Lousã não vença...

Já no que respeita à quarta posição Bairrada que vai jogar a Santarém, e Galiza e Caldas que jogam na casa dos jaguares, estão todos em posição de se virem a apurar, ficando tudo a depender do que conseguirem fazer nesta derradeira jornada da Fase Final, em que, recorde-se, e ainda do resultado do jogo em atraso entre Galiza e Bairrada que se disputa no dia 29 de Maio!!

Ou seja, aquela divisão que a FPR quer terminar, continua a ser de grande competitividade entre todos os participantes, mesmo considerando o excesso de equipas que integram a Divisão de Honra...

Uma informação complementar sobre a decisão anunciada pela FPR de reunir numa só a Primeirona e a Segundona. 
Como o Mão de Mestre alertou no Facebook, não houve uma reunião prévia com os clubes diretamente interessados, de tal forma que hoje, sexta feira, dia 19 de Maio, haverá uma reunião entre os clubes da 1ª Divisão e o presidente da FPR sobre a matéria...
Esperamos que o bom senso prevaleça e que a FPR reveja aquela sua (mirabolante!!) decisão.

Para conhecerem ao pormenor os resultados e a classificação da Fase Final da Primeirona, veja aqui.





Sem comentários: