22 de maio de 2021

DIREITO E TÉCNICO DISPUTAM FINAL DA DIVISÃO DE HONRA

O Técnico vencendo o Belenenses por 13-9 e o Direito derrotando o CDUL por 28-9, conquistaram o privilégio de discutirem o título nacional mais importante, que se irá disputar no próximo final de semana no Estádio Nacional.

Direito e Técnico já tinham sido as duas melhores equipas da fase final do campeonato que terminaram nas duas primeiras posições, ambas com oito vitórias e duas derrotas.

Direito terminou na primeira posição, graças a um melhor aproveitamento nos pontos de bónus, mas no confronto direto entre as duas equipas, os engenheiros levaram a melhor já que foram eles que infligiram as duas derrotas que os advogados sofreram na prova - o Técnico sofreu as suas derrotas frente ao Belenenses e ao CDUL.

No jogo deste fim de semana o Técnico teve que sofrer até final, já que os quatro pontos que mantinha de vantagem sobre o Belenenses (13-9) podiam desaparecer em qualquer momento, mas a verdade é que apesar da margem escassa, a equipa de Belém nunca conseguiu representar um perigo verdadeiro para a equipa das Olaias.
Vitória inteiramente justa, que acaba por levar o Técnico à sua primeira final desde que o sistema de jogos a eliminar foi introduzido na Divisão de Honra - a primeira vez em que houve jogos a eliminar foi em 2005-06.
Antes disso o Técnico tinha vencido a prova principal do nosso rugby por duas vezes, tendo sido a primeira em 1980-81, feito que repetiu em 1997-98.

Quanto ao Direito, depois de uma primeira parte em que mesmo marcando dois ensaios não conseguiu mais que terminar com três pontos de vantagem (12-9), esteve melhor na segunda parte, marcando outro ensaio e 16 pontos no total, não permitindo ao CDUL a marcação de qualquer ponto. Os 28-9 do marcador registam a superioridade da equipa de Monsanto sobre o adversário.
Direito vai assim disputar a sua 10ª final da DH (desde 2005-06 como já referido) tendo vencido sete das nove que já aconteceram.
Antes da introdução dos jogos eliminatórios, Direito tinha vencido quatro vezes a prova, tendo isso acontecido pela primeira vez em 1998-99.

Das sete vitórias obtidas desde 2005, os advogados bateram o CDUL por três vezes, e Belenenses e Agronomia em duas ocasiões cada.
Já as derrotas que sofreu foram em 2006-07 (v. Agronomia 8-15) e em 2013-14 (v. CDUL 15-19).

Mas numa final o histórico pouco conta, e a verdade é que Direito chega à final tendo perdido os dois encontros que disputou contra o seu final adversário.
Vamos ver se à terceira Direito consegue reverter a situação e conquistar o seu 12º título nacional, ou se o Técnico confirma os resultados obtidos na Fase Final e regista o seu terceiro título nacional e primeiro desde que os jogos eliminatórios foram introduzidos.

Vejam aqui a lista de todos os campeões nacionais desde que a prova se começou a disputar em 1958.

Sem comentários: