11 de agosto de 2016

JAPÃO VENCE FRANÇA E ENFRENTA FIJI NAS MEIAS FINAIS

Um extraordinário Japão consegue a proeza de chegar ao Rio de Janeiro na 15ª posição do ranking do Circuito Mundial, bate o terceiro do ranking (Nova Zelândia), o sétimo da mesma classificação (Quénia) e o 11º da mesma tabela (França), e apenas cede por dois pontos frente ao 8º colocado na lista (a Grã-Bretanha/Inglaterra), conseguindo chegar às meias finais com a moral em alta e sem que se possa dizer que dali não passa!

A vitória frente a França foi arrancada no derradeiro segundo do jogo, revertendo um registo desfavorável de 5-7 numa vitória de 12-7, mas na verdade - e como anteriormente - a glória foi absolutamente justificada e merecida, colocando os japoneses no topo dos sevens no mundo.


As Fiji cumpriram a sua obrigação de líderes do ranking mundial e venceram a Nova Zelândia também por 12-7, enquanto a África do Sul derrotou com alguma facilidade a Austrália por 22-5, (os africanos perderam na fase de apuramento frente a estes mesmos australianos), e vai defrontar nas meias finais a Grã-Bretanha.

O jogo Grã Bretanha-Argentina teve todos os ingredientes para ter sido uma grande chatice - o jogo chegou ao fim com o marcador a zero, as duas equipas tentaram resolver o problema tentando aos postes pontapés de penalidade, cada equipa sofreu um amarelo e foi preciso resolver a questão na morte súbita! - mas na verdade foi um grande jogo de rugby!

Foram precisos dois tempos de sete minutos, mais um extra de quase três, para que surgisse o ensaio decisivo, mas uma coisa é certa - ninguém ficou adormecido a assistir ao jogo.
As duas equipas podiam ter marcado, mas na verdade a disciplina defensiva e a atitude dos intervenientes não permitiu que tal acontecesse, e em cima da hora a Argentina poderia ter resolvido o assunto com um pontapé de ressalto na conversão de uma penalidade a cerca de 30 metros e frente aos postes mas a bola passou ao lado do alvo, atirando o desafio para o prolongamento e a morte súbita.

Foi aí que a Grã Bretanha beneficiou de uma penalidade em situação idêntica à anterior, mas apesar da bola não ter passado ao lado, ela também não entrou, bateu no poste e voltou para o terreno de jogo, onde uma má recepção do jogador argentino, deu aos britânicos a formação ordenada, de onde, finalmente!, saíram os cinco pontos que decidiram a partida, através de Daniel Bibby.

Na luta pelo 9º lugar - o equivalente à Bowl do Circuito Mundial - os Estados Unidos venceram o Brasil por 24-12 e a Espanha impôs-se ao Quénia por 14-12.

Uma última nota para referir que o apuramento do segundo melhor terceiro classificado da fase de apuramento (Nova Zelândia) se deu pela diferença de apenas um ponto de campo sobre os Estados Unidos, e que a classificação dos três primeiros do grupo B foi obtido também pelo diferencial de pontos marcados/sofridos, já que as três equipas chegaram ao fim com o mesmo número de pontos de classificação (sete).

Veja o quadro completo dos resultados até agora, e os jogos iniciais de amanhã, e nem pense em apontar favoritos para os jogos! Se quiser saber os resultados, vai ter que esperar pelo final dos jogos!


Fotos: World Rugby

Sem comentários: