9 de agosto de 2016

AUSTRÁLIA CONQUISTA PRIMEIRO OURO OLÍMPICO DOS SEVENS

Ouro Olímpico nas mãos da Austrália que bateu a Nova Zelândia na final, celebrando o regresso do rugby em glória aos Jogos Olímpicos, e confirmando todas as previsões de total sucesso da modalidade no âmbito do maior evento desportivo do planeta.

A final de hoje confirmou a superioridade das duas equipas no rugby de sevens feminino, já que entre elas se dividem os dois Campeonatos do Mundo, com as Black Ferns a ficarem com os quatro Circuitos Mundiais disputados até hoje.


A Austrália venceu o Mundial de 2009 no Dubai, e a Nova Zelândia conquistou o segundo título em Moscovo em 2013, e a vitória nos Jogos Olímpicos equilibra um pouco as coisas entre as duas equipas, já que a Nova Zelândia não cedeu em nenhum dos Circuitos Mundiais, que se disputam desde 2012-2013.

O jogo foi emocionante, com as kiwis a assumirem a liderança aos cinco minutos, com um ensaio de Kayla McAlister, mas as australianas reagiram e empataram aos oito minutos por intermédio de Emma Tonegato.

Foi então que um amarelo a Portia Woodman, por um toque para diante voluntário, em cima do intervalo, ter permitido o segundo ensaio da Austrália, desta vez por Evania Pelite.
Logo a seguir ao intervalo as australianas marcaram de novo, com Ellia Green a fazer o toque de meta, e mais uma vez chegaram ao ensaio por Charlotte Caslick para uns avantajados 24-5, com quatro minutos ainda para jogar.
Reagiram as Black Ferns com McAllister a bisar e Portia Woodman encerrou a contagem sobre os 10 minutos, fixando o resultado em 24-17 para a Austrália.

Para o bronze o Canadá derrotou a Grã-Bretanha por 33-10, vingando-se da derrota sofrida no último jogo da fase de apuramento, e dominando completamente o jogo de hoje.

A França chegou na frente ao intervalo do jogo do quinto lugar (5-0), mas os Estados Unidos não deram nenhuma hipótese no segundo tempo, vencendo por 19-5, enquanto a Espanha vencia umas Fiji fisicamente em baixa por 21-0, dando uma excelente imagem dos progressos por que passou o rugby espanhol nos últimos tempos.

O Brasil conquistou o direito a ser equipa residente do Circuito Mundial para o próximo ano, derrotando para o nono lugar o Japão por claros 33-5, enquanto o Quénia conseguiu a sua primeira vitória na prova ao vencer a Colômbia no jogo dos últimos, com a colombianas a festejarem a obtenção dos seus primeiros pontos na prova.


Sem comentários: