27 de agosto de 2016

CONHEÇA OS CIRCUITOS MUNDIAIS DE SEVENS POR DENTRO

Definidos os Circuitos Mundiais de Sevens, que vão percorrer cinco das seis Confederações regionais que constituem a World Rugby, deixando de lado a Sudamerica Rugby, que vê São Paulo perder a organização duma das etapas da competição feminina.

Enquanto nos Homens o Circuito visita duas vezes cada uma das outras Confederações – A Rugby Afrique (Dubai e Cidade do Cabo), a Oceania Rugby (Wellington e Sydney), a Rugby Americas North (Las Vegas e Vancouver), a Asia Rugby (Hong Kong e Singapura) e a Rugby Europe (Paris e Londres) – as Mulheres cortam o numero por metade, embora de acordo com a World Rugby se ponha a possibilidade de ver mais uma etapa adicionada ao Circuito que visita Dubai, Sydney, Kitakyushu (Japão) Victoria/Langdorf e Clermont Ferrand.


Nenhuma novidade nos Homens – nem sequer a ausência da América do Sul pode ser considerada uma surpresa, já que a Argentina não está presente por sua (infeliz) decisão, quando desistiu de organizar o Mar de Plata Sevens que esteve programado em 2012-2013 – mas duas substituições nas Mulheres que podem causar alguma surpresa, com a eliminação de São Paulo (a única passagem pela América do Sul nos últimos anos) e de Atlanta, substituídos pela passagem em Sydney e em Kitakyushu.

Na verdade o torneio do Japão aparece em substituição do torneio no Brasil, aparentemente como reflexo do fim de uma Olimpíada (Rio de Janeiro) e o início de uma nova (Tóquio), mas o corte de Atlanta entende-se com mais dificuldade, até porque surge em contra-pé com a crescimento do jogo nos Estados Unidos.

Note-se que os torneios de Dubai e de Sydney são jogados por Homens e Mulheres nos mesmos finais de semana, e ainda a data tardia do torneio feminino de Clermont Ferrand, disputado já no final de Junho.


Veja o quadro completo dos dois Circuitos que o Mão de Mestre irá acompanhar, embora com o desgosto de não ter a participação em nenhum deles duma equipa portuguesa, e ainda a relação das equipas residentes, tanto masculinas como femininas.
Completa a nossa informação de hoje a lista dos campeões em título das competições de sevens mais importantes do mundo



Nota: Em relação ao Grand Prix Feminino da Europa 2016, falta disputar a segunda etapa, marcada para os próximos dias 24 e 25 de Setembro, tendo a França assumido a liderança após a primeira etapa que se realizou em Kazan nos passados dias 11 e 12 de Junho.
Em relação ao Grand Prix Masculino, o resultado é final, após a realização das três etapas que compunham a prova, realizadas em Moscovo, Exeter e Gdynia, notando-se que a primeira classificada na geral foi a Grã-Bretanha, mas dada a característica da composição da equipa - com jogadores da Inglaterra, País de Gales e Escócia - o título foi entregue à segunda classificada, a Rússia.

Sem comentários: