7 de agosto de 2016

TORNEIO OLÍMPICO FEMININO SEM GRANDES SURPRESAS

Chegou finalmente o momento histórico por que todos esperavam, e que sacramentou a re-entrada do rugby nos Jogos Olímpicos, e calhou à França registar uma vitória sobre a Espanha para esse momento inolvidável.

Depois do sucesso dos festejos de abertura dos Jogos do Rio de Janeiro, que aconteceu ontem à noite no renovado Maracanã, tudo estava preparado para o início do torneio feminino de rugby de sete no Estádio Olímpico de Deodoro, e tudo correu como previsto, com folgadas vitórias das equipas mais cotadas, com uma única excepção que constituiu a derrota dos Estados Unidos frente a Fiji, no jogo inaugural do grupo A.


A derrota das meninas das ilhas Fiji no segundo jogo, e a vitória das americanas sobre a Colômbia, repôs tudo nos devidos lugares, embora a classificação final tenha tendência a celebrar a passagem aos jogos finais da Cup das duas equipas, com vantagem para as Fiji, já que a sua tarefa defrontando a Colômbia parece bem mais fácil que a das americanas frente à Austrália.

Registe-se no Grupo C a derrota do Brasil frente à Grã-Bretanha e às Canadianas, em especial frente às europeias, quando exerceram grande pressão em toda a primeira parte apenas sem resultados práticos graças a uma defesa muito bem construída pelas britânicas.
Com 7-3 ao intervalo - o Brasil escolheu chutar aos postes uma penalidade já nos 22 metros da adversário e no período de desconto - a experiência e poder da Grã-Bretanha apenas aflorou no segundo tempo, embora o castigo tenha sido em demasia face ao que as donas da casa fizeram.

Os jogos de amanhã serão decisivos em especial para determinar quem serão as duas melhores terceiras classificadas, com destaque para o Espanha-Quénia e o Brasil-Japão - estas equipas ainda não conseguiram vencer, pelo que apenas as vencedoras terão possibilidade de seguir em frente - estando com presença já garantida na fase final a Nova Zelândia e a França (grupo B) e a Grã-Bretanha e Canadá (grupo C)
Quanto ao grupo A, já todas as equipas conseguiram uma vitória, pelo que tudo ainda pode acontecer quanto a todos os lugares, entre Austrália, Fiji e Estados Unidos, com a Colômbia praticamente garantida na luta pelo nono lugar.


2 comentários:

Placador disse...

No ultimo paragrafo le-se que ja todas as equipas venceram? A Colombia, que eu tenha reparado nao venceu nenhum jogo, como evidenciam os resultados publicados.

Manuel Cabral disse...

Agradeço a correcção. É claro que queríamos dizer que as 3 equipas - Austrália, Estados Unidos e Fiji - já tinham vencido.