17 de agosto de 2016

EM FRANÇA A NOVA ÉPOCA ESTÁ AÍ COM A TOP-14 NA FRENTE

As principais competições do rugby francês vão arrancar nos próximos dois fins de semana, começando com a Top-14 já neste sábado e domingo, para depois, na quinta feira seguinte, ser a vez da ProD2 dar o seu pontapé de saída.

O contingente dos portugueses na Top-14 vai estar um pouco reduzido nesta nova época, com a descida à ProD2 do Agen de Mike Tadjer, que continua na equipa, e a transferência de Pedro Bettencourt do Clermont para o Carcassonne, embora neste caso se preveja uma real utilização do jovem internacional português, que na sua passagem pelos jaunards acabou por não ter tido oportunidade de se estrear na competição.


Agora na ProD2 é natural que Pedro Bettencourt tenha possibilidade de mostrar o que vale e conquistar um lugar na equipa que ao mesmo tempo que o recebeu, viu sair José Lima para o Oyonnax.

Dos restantes portugueses na Top-14 o destaque vai para Samuel Marques, que saiu do Pau, 11º da classificação final em 2015-2016, para o Stade Toulousain, quinto na mesma tabela, onde vai encontrar uma forte concorrência ao lugar, com destaque para Sebastian Bézy, que foi o principal médio de formação do clube na última época, e que é também, como Samuel Marques, um exímio chutador, tendo marcado 174 pontos (incluindo seis ensaios) contra 105 do português (incluindo um ensaio).
Samuel Marques não vai ter uma vida fácil - o Stade Toulousain vai ainda contar com um terceiro formação (Jean Marc Doussain) - mas acreditamos que ele vai para o Toulouse para lutar pela posição.

Julien Bardy continua no Clermont - esta será a nona época no clube - esperando-se que tenha uma melhor época, já que apenas fez 11 jogos em 2015-2016, dos quais seis como titular, e que saiba controlar melhor a sua disciplina reduzindo os três amarelos que o castigaram no ano que findou.

Deixámos para o fim o Geoffrey Moise (24 anos) que continua no Pau - e que depois de ter começado a época fora da convocatória, acabou por participar em cinco partidas (mais três nas competições europeias) e que deve conseguir uma maior participação na equipa a partir de agora - e o Cedate Gomes de Sá (22 anos) do Racing, que acabou por fazer uma época bastante boa, com a participação em 13 partidas, seis das quais como titular (mais quatro nas competições europeias), e que se espera continue o seu processo de crescimento na equipa.
Não se esqueça que estes dois jovens jogam numa posição em que juventude não é propriamente um cartão de visita, já que ambos são pilares.

Quanto à ProD2, José Lima vai para o seu quarto ano em França, onde começou no Narbonne em 2012-2013, passando para o Carcassonne em 2014-2015, onde fez duas boas épocas e acabou por crescer e ver o seu valor reconhecido, tendo realizado nas duas épocas 45 jogos na ProD2, 40 dos quais como titular.
No ano passado Lima marcou seis ensaios e recebeu dois cartões amarelos, e a sua passagem para o despromovido Oyonnax é parte do esforço do clube para estar em condições de lutar pelo regresso à Top-14.

Os dois mais velhos portugueses em França são o David Penalva (36 anos) que fez 11 jogos (10 como titular) mas que viu uma prolongada lesão prejudicar a sua participação na equipa do Narbonne, e que terá que rever o seu comportamento, que lhe valeu um cartão amarelo e outro vermelho, e o Christian Spachuck, na sua 10ª época em França para onde foi após o Mundial 2007, mas que continua a ser uma opção séria no Bourgoin, tendo participado em 21 jogos no ano passado (11 como titular), apesar dos seus 35 anos.

Também no Bourgoin, o Fábio Silva Lopes vai já na sua sexta época, e disputou 28 partidas, 17 das quais como titular.

Na sua primeira época no Biarritz, Jean de Sousa destacou-se e depois de ter sido 22 vezes titular (em 23 jogos), e apesar dos três cartões amarelos que sofreu, deve ser uma das peças fundamentais da equipa para a nova época.

No Béziers o Francisco Fernandes vai para a sua sexta época no clube, tendo estado presente em 19 partidas, das quais 10 como titular, e o Steevy Cerqueira é uma novidade, depois de três épocas passadas em Lyon, onde no ano passado apenas disputou 13 partidas (cinco como titular).

O Anthony Alves fez a sua estreia na ProD2 no ano passado, com o Aurillac, onde vai continuar este ano, tendo participado em 28 jogos, dos quais oito como titular. Com 27 anos Anthony Alves deve estar agora em condições de aumentar o numero das suas participações como titular, e deve mesmo ser um dos pilares principais do clube na próxima época.

Deixámos para o fim o Aurélien Beco que vai fazer a sua sexta época no Colomiers, onde é uma peça de referência e capitão, que entrou como titular em 25 jogos ( mais uma participação saindo do banco) e que é na nossa opinião é um dos melhores jogadores portugueses em França.
Com 30 anos, Beco ainda deve manter um elevado rendimento por muito tempo, e a sua influência na equipa vai com certeza aumentar.

A Federale 1 apenas começa a 9 de Setembro, e tentaremos dar a conhecer antes do seu início os portugueses que nela vão participar.

TOP-14  -  1ª JORNADA
Sábado, 20 de Agosto
Bègles - Racing
Castres - Pau
La Rochelle - Clermont
LOU - Brive
Stade Français - Grenoble
Stade Toulousain - Montpellier
Domingo, 21 de Agosto
Bayonne - Toulon

PROD2  -  1ª JORNADA
5ª feira, 25 de Agosto
USAP - Mont de Marsan
6ª feira, 26 de Agosto
Albi - Carcassonne
Oyonnax - Soyaux-Angouleme
Dax - Aurillac
Bourgoin - Colomiers
Vannes - Montauban
Biarritz - Narbonne
Domingo, 28 de Agosto
Beziers - Agen

3 comentários:

Duarte disse...

Pedro Bettencourt está integrado na equipa de Espoirs do seu novo cube.

Salvo erro, Eric dos Santos também está nos Espoirs de uma equipa da ProD2.

Claudio disse...

Basta acrescentar que poderíamos ter mais um jogador no top14 se o Mike Tadjer Barbosa tivesse aceito a proposta do Montpellier. A decisão do jogador de ficar com o seu grupo de Agen apesar da descida de divisão do SUA diz muito sobre o (excelente) estado de espírito do jogador, tal como a existência dessa proposta diz sobre o seu nível de jogo...

Falta agora esperar que - enfim - deixe-se, uma vez para sempre, de considerar a disponibilidade dos Lobos profissionais de França (lusodescendentes ou não) como um critério ou até mesmo como uma condição das suas presencias na equipa e/ou no XV titular. Pois, continue a pensar que um jogador profissional de França, em condições, deverá sempre entrar em campo no primeiro minuto de todos os jogos oficiais de Portugal, seja ele disponível para um só jogo do torneio e/ou seja a sua disponibilidade conhecida pouco antes do jogo.

Pragmatismo, pragmatismo e pragmatismo : os jogos, hoje, não se ganham apenas com coesão na equipa, mas sim, antes de tudo, hoje se ganha com jogadores de alto nível nas equipas, em grande condição física, o que o profissionalismo impõe.

Mais que a disponibilidade dos jogadores, são as vitórias que trazem a coesão.

Abraço.

Claudio disse...

Notícias do Aderito Esteves no site do Tarbes e foto (de costas)... Já marcou um ensaio no jogo amigável da semana passada... Força !