28 de novembro de 2014

TIRA-TEIMAS EM CASCAIS COM A VISITA DOS VICE-CAMPEÕES *

* António Henriques
 A jornada deste fim-de-semana da DH é a penúltima da 1.ª volta e engloba de novo duelos cruzados, com formações do grupo A e grupo B a defrontarem-se entre si.

E mais uma vez terá um menu composto por aliciantes e saborosos pratos, já que inclui partidas que implicam diretamente na luta pelos lugares do topo da tabela (Cascais-Direito), um frente-a-frente que pode ser decisivo para definir a 4.ª posição final (Agronomia-Técnico) e um duelo com implicações na derradeira equipa que irá disputar o play-off do título (CDUP-Académica).

E, já agora, tem ainda um RC Montemor-Belenenses que servirá para aquilatar para onde caminha esta sub-equipa de Restelo, indubitavelmente a desilusão do campeonato: vai limitar-se a tentar fugir à despromoção ou ambiciona voos (relativamente) mais altos?


Sabemos que ainda vai correr muita água sob as pontes, mas face ao equilíbrio existente em cada patamar da classificação (esta DH parece um bolo de bolacha, às camadas), os desfechos deste fim-de-semana poderão ser importantes quando chegar a altura de fazer as contas finais.
  
Eis o programa completo desta 9.ª ronda distribuída por sábado e domingo:
       
AGRONOMIA-TÉCNICO (Tapada, 12.30)
A Tapada vai ser palco de uma partida de grande rivalidade e que se espera poder ser equilibrada e discutida até ao fim. Na última época e após 80 minutos muito iguais, os engenheiros venceram (12-7) mas o único ensaio do encontro foi marcado pela equipa da casa…
Os agrónomos vêm de uma série muito negativa pois somam três derrotas consecutivas (!), enquanto que o Técnico, aditivado pela soberba estreia do 3.ª linha neozelandês Sam Henwood, impressionou na sábado passado ao desfazer em picadinho um CDUP que se apresentava em clara melhoria e sairia das Olaias vergado por estratosféricos 80-14.      
Isto pode significar que os engenheiros, apresentando-se completos com a sua legião estrangeira, são favoritos.
Até porque Agronomia, sendo a 2.ª equipa com menos ensaios sofridos da DH (apenas 8, contra 21 do adversário!), continua a dar provas de falta de eficácia e de alguma inconsistência (na última jornada jogou 50’ com um homem a mais e nem assim conseguiu fazer a diferença…).
Mas o lote de jogadores da Tapada tem potencial para, de um momento para outro, explodir. Será amanhã?   

CRAV-CDUL (Coutada, 15.30)
Depois do pesado desaire sofrido há uma semana às mãos (e pés!) de Direito, o CRAV volta ao seu habitat natural.
Mas mesmo sabendo que os campeões nacionais possivelmente continuarão a gerir o vasto plantel, de nada vai servir o regresso a casa dos minhotos, pois o invencível CDUL sairá de Arcos de Valdevez com o máximo de pontos.    


RC MONTEMOR-BELENENSES (Montemor-o-Novo, 16.00)
Noutras circunstâncias a viagem do Belenenses ao Alentejo poderia ser considerada uma deslocação que, com maior ou menor dificuldade, seria ultrapassada com uma perna às costas – recordamos que na época passada os homens do Restelo venceram ali por 57-25, conseguindo 8 ensaios!
Pois é, o pior é que, mesmo tendo colocado a fasquia mais baixa no início da temporada, ainda assim os azuis têm desiludido.
E os números, tal como o algodão, não enganam: um triunfo e seis derrotas nos sete jogos disputados, contra as 10 vitórias obtidas na fase regular de 2013/14.
Para mais, voltarão a apresentar-se sem quatro peças importantes e ausentes nos sevens de Dubai e Port Elizabeth: Diogo Miranda, Bernardo Seara Cardoso, Hugo Valente e Duarte Moreira.
Para piorar as coisas, foram notórias no último domingo as dificuldades do seu pack na disputa e conquista de bola no solo (‘breakdown’) e em manter a continuidade de jogo.
Ora se há um sector no qual o RC Montemor se sente confortável, como se viu em Taveiro no sábado, é precisamente o dos avançadinhos.

Quer todo este introito dizer que o RC Montemor vai ganhar? Não. Mas quer dizer que até pode…   

CASCAIS-DIREITO (Guia, 16.00)
O primeiro grande grande teste, até aqui, à invencível equipa do Dramático terá lugar neste fim-de-semana com a recepção aos vice-campeões nacionais que, ainda para mais, se apresentarão na Guia
sem cinco peças importantes, envolvidas no circuito mundial de sevens: Pedro Leal, Adérito Esteves, Vasco Fragoso Mendes, Nuno Sousa Guedes e José Maria Vareta.
Face a essas ausências adversárias, o Cascais já poderá apresentar os seus quatro internacionais que defrontaram a Namíbia (todos no pack) – no qual Rafael Simões, primeiro a 3.ª linha e depois como 2.ª linha, foi o melhor dos avançados e como que terá ‘cativado’ um lugar no quinze nacional – e promoverá ainda o regresso de outros nomes importantes que faltaram no Restelo, o que tenderá a desequilibrar as operações a seu favor.
Claro que a experiência de muitas batalhas dos irmãos Uva, João Correia e… (realmente já não há muitos mais ‘velhos guerreiros’ no atual quadro de jogadores de Monsanto, não é?) pode fazer-se sentir nestes jogos de superior grau de dificuldade, mas a impressionante dinâmica vencedora dos homens de João Bettencourt pode mesmo fazer a diferença.
E calar de vez algumas vozes que continuam a insistir na transitoriedade do atual caminho de sucesso da equipa da Linha.     

CDUP-ACADÉMICA (Domingo, Leça da Palmeira, 18.00)
A jornada encerra com um dos jogos mais interessantes do fim-de-semana, num duelo entre duas equipas que lutam diretamente entre si pela presença no play-off do título, nem que seja pela 6.ª e derradeira posição. Ambas pareciam estar a assimilar processos após a debandada de muitos elementos em relação a épocas anteriores e, portanto, em nítida subida de rendimento. Até que os portuenses – diminuídos, entre outros, dos internacionais Vasco Marques e Rodrigo Figueiredo, é verdade, mas mesmo assim… – se deslocaram na última ronda às Olaias e contra todas as expetativas sofreram pesada derrota consentindo 12 ensaios – metade dos que sofreram nas anteriores 6 partidas!
Se isso significar um retrocesso no momento de forma do CDUP, então as coisas parecem facilitadas para pretos que vêm do seu triunfo mais folgado da época.
Agora se, e como julgamos, a partida contra o Técnico constituiu apenas um mau dia no escritório, uma espécie de ‘paralisia’ momentânea da jovem equipa de Miguel Moreira, vamos ter um muito competitivo e equilibrado encontro. Que pode cair para qualquer lado…   


20 comentários:

José Silva disse...

O técnico ja parece o Toulon de Portugal... não fosse o limite e secalhar nem jogava com portugueses.
Esperemos que consigam capitalizar estes bifes e dentro de uns anos tenham uma equipa vinda da formação. Não era bom vermos todos os "historicos" a baterem-se pelo titulo - Cdul, Direito, Tecnico, Agronomia, Belem e mesmo Cascais e um Benfica!

Anónimo disse...

Meu amigo, acho que já se pode afirmar que o cascais esta na luta pelas primeiras posições.

Anónimo disse...

São comentários como os do articulista que geram depois comentários pouco fundamentados, para não dizer ridículos!

Diz o articulista que os do Técnico, «apresentando-se completos com a sua legião estrangeira, são favoritos».

Antes de mais, que significa legião estrangeiras? Jogam com os 3 estrangeiros permitidos pelos Regulamentos?

Depois, porque nada se diz das outras equipas, por exemplo, do CDUL que tem tantos estrangeiros ou mais se contarmos com os aportuguesados Carl e Dias? Ou de Agronomia, que tem 2?

Em anos anteriores, quando muitas equipas estavam cheias de estrangeiros nunca vi ou li comentários destes. Será dor de cotovelo?

Enfim...

É que depois aparecem comentários como os deste Sr José Silva a querer comparar o que não é comparável, o número de estrangeiros do Técnico e do Toulon! Simplesmente... ridículo!

Além disso, são os clubes e só aos clubes que que cabe a decisão de contratar quem quiserem ou quantos estrangeiros quiserem!

Sr Silva, já alguém lhe pediu algum euro que seja para pagar algum ordenado destes jogadores? Se é adepto do rugby, já fez alguma coisa pelo rugby?

Todos podemos fazer algo pelo rugby, nem que seja ficar de boca fechada!

Bom fim de semana e sejam felizes.

JP Guimarães disse...

Caro José Silva,
Concordo em absoluto que seria excelente vermos todos os históricos a baterem-se pelo titulo (e outros menos históricos, já agora). No entanto, uma leitura apressada do seu comentário pode levar a que se pense que Cascais e Benfica são menos históricos do que as outras equipas que refere (ao escrever "e mesmo..."). Ora, se não estiver enganado, o Benfica com nove titulos e o Cascais com seis têm, por exemplo, mais campeonatos do que Ténica (dois) ou Agronomia (um). E em termos de antiguidade o Benfica será, seguramente, um dos mais antigos Clubes com Rugby de Portugal. Enfim, é apenas uma precisão que não invalida o seu racíocinio com o qual, repito, concordo. Um abraço,
João Pedro Guimarães

Anónimo disse...

Acho que já chega de bater no ceguinho, o Técnico de momento tem 3 estrangeiros. Vai jogar com a Agronomia, que tem pelo menos 2. Falar em contingente estrangeiro como se fosse metade da equipa parece um pouco despropositado.

Anónimo disse...

o rafa jogou o jogo todo na 3ª linha contra a namibia

Anónimo disse...

Caro Jose Silva, a Academica n\ao ]e um historico. Com 60 anos de atividade, titulos em todos os escaloes, incluindo 4 da divisao principal, nao a incluem no lote dos historicos. Ou o meu amigo e daqueles que querem ver o rugby todinho so em Lisboa..
Carlos Marques

Anónimo disse...

Cascais/Direito jogo equilibrado mas vitóris para o Cascais.
Agronomia/Tecnico vitória fácil do Tecnico
Cdup/Academica jogo muito equilibrado arrisco vitória do Cdup
Crv/Cdul vitória com ponto Bónus do Cdul
Montemor/Belenenses vitória do Montemor com ponto bónus defensivo do Belenenses
E NÃO SOU O POLVO O QUE SERIA SE FOSSE

Anónimo disse...

Independentemente do que se diz e já agora, do que se escreve, o Cascais cumpriu de forma imaculada a sua primeira volta.
O Objectivo, considerado um pouco louco no início da época, que foi definido pelo seu presidente e secundado pelo seu principal patrocinador foi que no final da fase regular se deveria ficar no terceiro ou quarto lugar.
Neste momento, mesmo que se perca os dois próximos jogos, consegue-se acabar a primeira volta dentro dos objectivos definidos.
O quererem dar ao Cascais maiores responsabilidades só porque as coisas correram bem, não nos afecta. Fica bem escrever coisas do tipo "O Invencível Cascais" mas na verdade isso não nos preocupa, sabemos qual o nosso campeonato e qual os nossos objectivos, a pressão está todinha do lado do Direito porque se perderem com o Cascais isso será um escândalo, o contrário não. Da nossa parte queremos continuar a evoluir como equipa e o próximo jogo será um bom teste para o Cascais mas nada mais do que isso.

Anónimo disse...

"Claro que a experiência de muitas batalhas dos irmãos Uva, João Correia e… (realmente já não há muitos mais ‘velhos guerreiros’ no atual quadro de jogadores de Monsanto, não é?)"

é vdd que em Monsanto abunda muita juventude com muito potencial mas tb n é menos verdade que é a experiência dos jogadores mais velhos (e não só dos irmãos uvas e joão Correia) que faz desta equipa umas das melhores. Não esquecer que em Monsanto ainda "moram" os veteranos e internacionais: Jorge Segurado; Salvador Palha (Lesionado), Gonçalo Malheiro (Lesionado) e Miguel Leal que trazem muito a equipa. Vai ser certamente um jogo bem disputado com um Cascais na maxima força e moralizado a jogar em casa, contra um equipa jovem do GDD com muitas e grandes ausências de alguns internacionais de Sevens e de alguns veteranos, mas que ao longo da época (Tirando o mau jogo com o Cdul) tem demonstrado que a juventude tem "garras" para jogos destes qualibre. Bom jogo a todos e que ganhe o melhor

Anónimo disse...

Boa noite, Sr Mestre

Acho curioso, os castigos que saíram no site da Fpr.
Jogadores chamaram nomes ao árbitro e levaram as semanas de castigo, mt bem.
O Menino Miguel Macedo, chamou os mesmos nomes., eu estava lá e ouvi, e não sai castigo pq?
Ser jogador da Selecção?
Deixo msg para reflexão

Abraço,

Anónimo disse...

O comentário das 19:44 não sabe que o conselho da disciplina usa o livro do Orwell chamado animal farm: todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais que outros?

Anónimo disse...

Ao anonimo das 19:44, por favor informe-se antes de comentar. O jogador em questao nao é o Miguel Macedo mas sim o Eduardo. Depois, nenhum nome foi chamado ao árbitro.
Deixo mensagem para sua reflexão,

Abraço

Anónimo disse...

A equipa do técnico e daquelas com médias de idade mais baixas no campeonato e sim todos os jogadores estão a aproveitar com a presença dos estrangeiros que trazem imensa qualidade e experiência ao rugby nacional de qualquer mofo temos defrontado várias equipas teoricamente mais fortes em que tem ficado demonstrado o valor dos seus nossos jogadores . Não e por acaso que temos o melhor marcador de pontos do campeonato!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 19:44 o jovem que "chamou nomes arbitro" não foi o Miguel Macedo mas sim EDUARDO MACEDO, podem sem parecidos mas não são a mesma pessoa. A reflexão esta feita.

Anónimo disse...

Acabei de assistir ao cascais direito e fiquei sem perceber o porquê de tanto alarido em torno do cascais, e uma equipa de meio da tabela, e que nao faz frente a cdul e direito a jogarem com "reservas" caso o Belém e agronomia tivessem ao nivel abitual ficavam em quinto. ..

Anónimo disse...

O Cascais, este ano já ganhou nas Olaias e no Restelo, e em casa à Agronomia, o que não devia acontecer na mesma época há uns 20 anos. Fez hoje ponto de bónus com o Direito, que ganhou por 6 pontos e não teve uma tarde propriamente descontraída. Proponho por isso ao comentador das 18:03 que incorre num paradoxo: o seu próprio comentário até contribui para o alarido, não lhe parece?! Fique mais uns tempos à espera, que um dia destes o Cascais talvez vos vire do avesso, como o miúdo Vassalo fez hoje ao Uva.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 1803h.

Apoio o Cascais e também não percebo tanto alarido á volta do Cascais, aliás nem sabia que havia alarido.
Sei que hoje vi um belo jogo de Rugby entre uma equipa que tem como objectivo ficar em terceiro ou quarto lugar do campeonato e uma equipa que quer ser considerada a melhor equipa de Portugal.
Está de parabéns o Cascais por ter feito frente e de forma muito positiva a uma das melhores equipas de Portugal (ganhou o defensivo)e está de parabéns o Direito porque ganhou o jogo (pena ter perdido mais um ponto para o CDUL).

Anónimo disse...

Ou como o uva fez ao num 15 que ele nem sabia onde estava.

Anónimo disse...

Preocupante é o que se passa com a Agronomia. Que saiba apenas o Velho saíu, mas contrataram um neozelandez. Afinal o que se passa ? Já se sabia que com a ida do Cabé poderia haver problemas de liderança, mas Agronomia tem outras pessoas como o Lois que passou a ser o responsavel desportivo. I