5 de novembro de 2014

SANTARÉM EM FESTA COM INAUGURAÇÃO DO CAMPO DE RUGBY

Este fim de semana o mais importante que vai acontecer no rugby nacional não tem a ver com resultados, jogadores ou equipas.

Tem a ver com um clube e com o seu campo - um sonho com uma vintena de anos que se torna realidade e que o Mão de Mestre tem acompanhado ao longo dos últimos (longos) meses.

Em Santarém, no antigo campo da Escola Prática de Cavalaria, os cavaleiros vão estrear o seu novíssimo relvado, entrando para o grupo dos clubes que dispõem de instalações desportivas próprias, com o futuro nas mãos e uma cidade para cativar!

Parabéns ao Rugby Clube de Santarém e boa sorte no seu novo relvado!


E agora vamos falar dos encontros da 6ª jornada da Primeirona, começando precisamente pelo jogo que representa a inauguração oficial do campo de Santarém, em que o Clube da cidade recebe o São Miguel de Lisboa.
Mais uma vez todos os jogos se disputam no sábado.

RC SANTARÉM - CR SÃO MIGUEL, Campo da EPC, Santarém, 13 h
O Santarém é a única equipa que ainda não pontuou no campeonato nacional em curso, tem um jogo em atraso e corre um sério risco de despromoção.
Tendo realizado as suas partidas em casa, em casa dos adversários por troca de campo, os cavaleiros podem agora tirar partido do verdadeiro factor casa, para tentarem reverter a situação, já que dos nove encontros da segunda volta, vão disputar sete no Campo da Escola Prática.
Este sábado, o Santarém vai dar tudo para conseguir a sua primeira vitória na prova, e a balança é equilibrada à partida, já que no ano passado cada uma das equipas conseguiu uma vitória, sempre com direito a bónus defensivo pela perdedora.
O São Miguel que no ano passado teve que esperar pela 14ª jornada para vencer o seu primeiro jogo, regista este ano à 5ª jornada duas vitórias na sua conta, o que significa com certeza uma melhoria clara no nível da sua equipa.
Assim, embalados por dois resultados positivos consecutivos, os buldogues vão certamente tentar estragar a festa dos escalabitanos...

RC LOULÉ - RC LOUSÃ, Loulé, 15,30 h
Duas equipas com histórias bem distintas na prova, com os algarvios a protagonizarem as derrotas mais pesadas do campeonato nas duas últimas jornadas, e os beirões com uma carreira completamente vitoriosa e o registo de equipa com o maior número de pontos e ensaios marcados, e o menor número de pontos e ensaios sofridos.
Apesar do habitual ânimo do Loulé, em especial nos jogos em casa, dificilmente escapará a mais um pesado castigo, e tudo indica que a Lousã vai somar os cinco pontos em disputa.



RUGBY VILA DA MOITA - CR ÉVORA, Campo do Gaio, 15,30 h
O Vila da Moita foi a revelação desta primeira parte da época, e isso em nada foi afectado pela derrota em Lisboa na semana passada, frente ao São Miguel.
Com duas vitórias e três pontos de bónus, os ribatejanos ocupam a sexta posição na tabela, e naturalmente vão encontrar muitas dificuldades no jogo frente ao Évora.
Os chaparros ocupam a segunda posição, apenas não venceram frente à Lousã, e são claros favoritos para esta partida em que devem somar ainda o bónus ofensivo.

SPORTING RUGBY - CR CALDAS, EUL, 11 h
O Caldas já defrontou e perdeu com três dos quatro primeiros, e vai encontrar a equipa que lhe falta depois de uma fácil vitória frente ao Loulé.
O Sporting apenas regista uma derrota na prova, frente ao segundo, e o encontro com os pelicanos é a oportunidade que os leões têm de definir claramente se estão na luta pelos primeiros lugares na tabela.
Vantagem dos lisboetas, embora os caldenses possam conseguir o bónus defensivo.

BENFICA RUGBY - VITÓRIA RUGBY, Sobreda, 14 h
O Benfica perdeu na Lousã, mas trouxe na bagagem o bónus defensivo, e podia muito bem ter posto fim à série de vitórias dos beirões.
O Vitória tem um jogo a menos, e apenas uma vitória na tabela classificativa conseguida em Loulé, e também não conseguiu ainda qualquer ponto de bónus.
A deslocação à Sobreda não vem na melhor altura para os sadinos, que vão apanhar um Benfica a precisar de uma vitória para não perder o comboio dos quatro da frente.
Vantagem dos encarnados que devem conseguir ainda o bónus de ataque.


2 comentários:

Anónimo disse...

O ano passado o São Miguel ganhou 20-16 ao Santarém, mas perdeu por 15-13 na primeira volta. Logo, ganhou por 4, mas perdeu por 2, ao contrário do que é dito, embora não faça grande diferença.

Manuel Cabral disse...

Agradeço o reparo e já corrigi o texto, salientando aquilo que era importante - o bónus defensivo da equipa perdedora nas duas ocasiões.