2 de novembro de 2014

DIREITO PASSEOU A SUA SUPERIORIDADE NAS OLAIAS *

* António Henriques
Mais um fim-de-semana com um conjunto de resultados na DH de acordo com o esperado e sem grandes novidades ou destaques, numa prova que se vai arrastando sem grandes motivos de interesse e cujo nível competitivo está claramente puxado para baixo (o que vale é que a janela internacional de novembro está a chegar e vamos ter quatro-fins-de-semana-quatro para enchermos a barriguinha de bom râguebi…).

Os favoritos CDUL, Cascais, Direito e Agronomia despacharam a concorrência sem grandes sobressaltos e mantêm-se nos lugares da frente, com os três primeiros ainda invictos.
E só para terem uma ideia das diferenças existentes entre as equipas nesta DH, reparem que os 6 últimos classificados têm, juntos, tantos pontos somados como o líder CDUL (24)!

TÉCNICO 10-42* DIREITO (1-6)
Nas Olaias, o jogo mais aguardado da ronda não deu nem para roer a ponta de uma unha, pois a superioridade do vice-campeão nacional foi tão imediata, flagrante e manifesta que chegou a ser cruel para os engenheiros a forma como jogo se foi desenrolando – e logo em frente do seu público.
Claro que, antes do apito inicial, ao constatar que afinal ainda não era desta que a equipa da casa se iria apresentar com o seu treinador-jogador, o neozelandês Kane Hancy (em princípio só chegará para a semana, mais de dois meses após o arranque da época!) e que alinharia de novo sem outros dois elementos do seu contingente estrangeiro (só alinhou o centro Laulala, mas com aquele joelho em obras seria melhor ter-se ficado pelas urgências de São José…), logo se percebeu que este Técnico de trazer por casa, e que insiste em jogar sem uma 1.ª linha digna desse nome, iria fazer figura de ‘partenaire’ bem distinta da distinta dama que, na última temporada, tantos fazia suspirar.
Perante um quinze advogado recheado de internacionais – relativamente às últimas jornadas faltaram Adérito Esteves presente, por convite, nos sevens de Singapura, e ainda João Vaz Antunes e Pedro Rosa, brilhando nos sub-19 portugueses – e que, mesmo jogando a maioria do tempo, a velocidade de caracol, chegou e sobejou para a encomenda, uma tática que se limitava a tentar captar (eu escrevi tentar…) os estratosféricos 'up and unders' invariavelmente disparados pelo abertura Joe Gardener – ou seja, os pontas da casa poderiam até não estar em campo que não se notaria – estava condenada ao fracasso. E assim foi.
Os visitantes entraram a dominar e aos 6’ Pedro Leal abriu o ativo numa penalidade (falharia outra logo a seguir).
E depois de Duarte Marques igualar (Big Joe desperdiçara antes uma tentativa de 58 metros!), surgiria aos 17’ o primeiro ensaio da tarde pelo talonador Francisco Tavares numa touche a 5 metros muito mal defendida, benza-a Deus!
E logo depois de Direito perder um ensaio de 3-para-1 por má opção de Gonçalo Uva, obteria o segundo num ensaio de penalidade bem concedido pelo árbitro Pedro Mendes Silva, por sucessão de faltas da mêlée engenheira – ai aquela 1.ª linha…. – em cima da sua área de ensaio (17-3).
E depois de Leal aumentar para 20-3, só em cima do intervalo e graças a um longo pontapé de penalidade de Gardener, o Técnico conhecia pela primeira vez a área de 22 contrária! Mas a touche daí decorrente seria perdida – os alinhamentos foram outro pesadelo de Halloween para os engenheiros e que urge remendar – e o jogo foi para intervalo.
No início da 2.ª parte e em curtos 11 minutos, Direito marcou por mais duas vezes, pelo ponta António Ferrador, com sorte no ressalto – que quase sempre favorece quem a procura – correspondendo a um inteligente gruber de Luis Salema para trás da defesa contrária, e pelo recém-entrado Luís Sousa, que furou uma touche de introdução contrária e sprintou mais de 40 metros sem que lhe aparecesse pela frente uma alminha de azul-e-branco que fosse (teria alguém ido à casa de banho, estavam distraídos com alguma namorada na bancada ou quê?).
Com tanta facilidade os advogados, como eu os compreendo, desconcentraram-se e lá permitiram que o Técnico se adiantasse no terreno. E aos 63’ até chegaria ao ensaio aproveitando descomunal brinde de João Correia, que no meio de tanta asneirada naqueles 80 minutos, também teve direito ao seu momento… zen.
Vou tentar explicar sem me rir. Para receber uma bola chutada para as costas da sua defesa, o pilar advogado sprintou (!) no apoio ao n.º 15 João Silva que, nos seus 22 e placado, lhe passou a bola, de imediato chutada, em valente rosca, dando azo a um contra-ataque concluído por Joe Gardener, numa das muito poucas oportunidades de ensaio dos da casa e que até seria o seu canto do cisne (10-30).
Mas os advogados, mais frescos e com muito melhores opções no banco, acabariam de por cima e com novos ensaios de Luís Sousa, concluindo bom ruck em mergulho, e Francisco Tavares, de novo numa touche e mais uma vez num lance muito facilitado, chegaram à meia dúzia, para volumosos e penalizadores, mas justos, 42-10.      

ACADÉMICA 13-71* CDUL (1-11)
Foto: Fernando Nanã Soares
Os campeões nacionais foram até Coimbra vencer por números concludentes (71-13), alcançando o resultado mais desnivelado na época, pois ao intervalo já ganhavam por 38-6 e tendo o ponto de bónus mais que garantido e que lhes permitiu isolarem-se na frente da classificação.
Perante uma Académica frágil e cheia de problemas para, jornada a jornada, encontrar 23 jogadores que completem a ficha de jogo (jogadores que treinem ao longo da semana, bem entendido), o CDUL fez o primeiro dos seus 11 ensaios logo no minuto inicial, por João Lino (o asa universitário ainda bisaria) e aos 6’ Duarte Foro fazia o segundo.
Depois foi uma questão de abrir o livro e mantendo a mesma atitude combativa – algo que não se tem visto muito esta época ao longo dos 80’ completos – partir para uma exibição autoritária.
Referência ainda para o capitão Gonçalo Foro, autor de um 'poker' de ensaios e que, apesar de ausente na primeiras 3 jornadas por castigo, já lidera a lista dos marcadores do campeonato, com 6 ensaios.

AGRONOMIA *33-10 CDUP (5-1)
Na Tapada também não houve surpresa, mas os agrónomos só acordaram do coma em cima do intervalo, quando o ensaio de Gonçalo Barros colocou finalmente o quinze da casa na frente (7-3) após 40 minutos em que foram vulgarizados e ultrapassados por um bom e ativo coletivo portuense.
Ao intervalo João Moura foi obrigado a puxar pelo brio dos seus atletas e os derradeiros 40 minutos já foram totalmente distintos.
Surgindo com uma atitude ganhadora e por fim agressivos, os homens da Tapada marcaram a natural distância que separa as duas equipas e com mais 4 ensaios, incluindo bis do centro Guilherme Covas, passaram para longínquos 33-3.
No derradeiro lance do encontro surgiria então, através de Rodrigo Figueiredo, o merecido ensaio de honra visitante.

CASCAIS 17-0 RC MONTEMOR (3-0)
Foto: Pai Conde/Rugby Photo Store
Na Guia, o Cascais manteve o seu percurso 100 por cento vitorioso ao bater o RC Montemor, num triunfo – isso sim, terá constituído uma surpresa – não bonificado, o que lhe valeu deixar o CDUL isolado no topo da tabela.
Apresentando uma equipa algo desfalcada relativamente a jogos anteriores – e o desenrolar da partida ainda traria outros problemas, obrigando o treinador João Bettencourt a mexer mesmo nos sectores, com o flanqueador e capitão Francisco Sousa a terminar como três-quartos centro! –, a equipa da casa vencia por 12-0 ao intervalo, com ensaios de Afonso Sousa (o primeiro do 2.ª linha ex-CDUL pelo seu novo emblema) e Salvador Vassalo.
No 2.º tempo o Cascais ficou-se por um único ensaio, através de  Rodrigo Ribeiro, que ao somar ainda uma transformação se aproximou ligeiramente da liderança dos marcadores da prova – tem agora 64 pontos contra os 74 do engenheiro Duarte Marques.


Nota da redação:
1. Para evitar comentários esclarece-se que o primeiro factor de desempate é o número de vitórias...
2. Apesar de termos procurado nas habituais redes sociais, não foi possível encontrar qualquer foto dos jogos Técnico-Direito ou Agronomia-CDUP...

18 comentários:

Anónimo disse...

Primeiro ensaio do CDUl precedido de pé fora de campo flagrante, que o bandeirinha, jogador do CDUL, convenientemente deixou passar. Pergunta: De que serve a FPR nomear equipas de arbitragem se regra geral só aparece o árbitro?

Anónimo disse...

Boa noite,

Neste fim de semana, não houve auxiliares , cada fez são menos e a uns que andam de Porche ?

Anónimo disse...

O resultado final foi de 71-13!! Acha mesmo que é relevante se no primeiro ensaio existiu um pé uns milímetros fora??? Foi isso que desequilibrou o jogo? em vez de se preocuparem tanto com as arbitragens deviam perceber o que de errado se passa com a equipa da ACC. Porque algo esta mal...

Anónimo disse...

Anónimo das 22:41 pelo que me lembro, o fiscal de linha desse lado era da equipa da casa, de Coimbra, e pelo que eu vejo, vc é aquela senhora que andava lá aos berros toda revoltada não? Não seja por isso, mais um menos um..indeferente, não iria alterar muito o resultado…Equipa muito muito muito fraquinha esta da Académica, começar a pensar em encurtar o campeonato para 6 equipas para termos jogos mais competitivos todas as semanas.

Anónimo disse...

Quanto à falta de fiscais de linha, que esperavam os clubes?

Não sabiam que nesse mesmo sábado se realizam 4 jogos do Campeonato da Europa de Sub-19 onde muitos árbitros nacionais estavam envolvidos?

Teria sido difícil (e sim, nem sempre só a FPR é culpada, mas também os clubes) marcar os jogos para domingo? Proporcionando a muitos adeptos poder ver jogos durante os dois dias?

Para este campeonato da DH já nem precisamos do polvo para vaticinar os resultados. É tão fraco, tão mauzinho, tão sonolento, que as apostas vão passar a ser sobre qual será o resultado final dos jogos.

Parece acertado o comentarista quando fala de um Técnico de trazer por casa, que insiste em jogar sem uma 1.ª linha digna desse nome!

Do 80 ao 8 ou do céu ao inferno, assim se poderia chamar a este «filme» de um clube que parece sem rumo, sem programação, sem um timoneiro, sem gente capaz aos seus comandos.

Será que ainda ninguém percebeu que faz falta um verdadeiro treinador no banco? Que veja o jogo de fora e dê instruções lá para dentro, que comande os seus homens? Enfim, o multifunções do seu presidente-treinador-diretor desportivo-etc lá saberá.

Anónimo disse...

Encurtar mas é para duas, o resto
é para treinar movimentação de equipa.
Direito e Cdul a 4 voltas

Anónimo disse...

Anónimo das 10:52, por acaso não sou senhora, não sou pessoa de andar aos berros, ando no rugby desde os anos 60 e não efectivamente o pisar da linha não iria alterar o resultado, mas não deixa de ser um erro grave, quiçá porque importa não ter bandeirinhas qualificados nos jogos fora de Lisboa... e quanto ao teu último parágrafo, a gente já sabe que rugby só em Lisboa e sempre com os mesmos.

Anónimo disse...

Vendo os resultados CDUL vs Técnico ou Agronomia vs Direito, ou Belenenses vs CDUL não vejo essa vantagem tão avassaladora de CDUL e Direito, jogam melhor? certamente, são mais equipa? ninguém duvida, têm um domínio avassalador? não, dominam sim mas q.b.

Vejo um CDUL a apostar muito na formação e nos jogadores da casa, vejo um Direito com boa formação e a captar (e bem) jogadores já feitos noutras equipas, vejo dois clubes com estratégias de desenvolvimento bem montadas (para aquilo que é o rugby nacional) mas vejo igualmente outros clubes a trabalharem bem e a pouco e pouco a terem resultados.

Não creio que o Campeonato seja a duas equipas (porque isso é diferente de dizer que estas são as equipas mais fortes) nem creio que aqueles que dizem isso percebam alguma coisa de rugby.
Existem outras quatro ou cinco equipas a jogar rugby. Já agora vejam quantos jogadores tem o CDUP na selecção de Sub 18 e Sub 19 e talvez isso explique muita coisa.

Quando eu vir o pessoal na bancada a pagar bilhete, a pagar cota e a contribuir para um rugby mais sustentado então nessa altura terão porventura direito a exigir mais, até lá limitem-se a dar graças por poderem usufruir de borla de um desporto amador que não exige aos "pavões sem cheta" que estão nas bancadas o quer que seja e estes em troca deveriam retribuir ficando calados porque o espectaculo oferecido é infinitamente melhor do que aquele que eles merecem.

Respeitem os dirigentes, respeitem os treinadores, respeitem os jogadores, respeitem os árbitros,respeitem aqueles que contribuem para o rugby e, se não for pedir muito,façam alguma coisa de útil pelo rugby.

Anónimo disse...

Grande comentário, este último. Na realidade há muitos a falar e poucos a fazer. Todos temos que ajudar, com a marcação de jogos desfasados para todos podermos ver rubby, que paguemos as quotas nos nossos Clubes, que paguemos bilhete para ver um espectáculo como pagamos noutra modalidade qualquer, participemos nas terceiras partes e convivamos com os amigos adversários bebendo um copo no seu bar. Isso sim será ajudar o rugby.Se não, calem-se

Anónimo disse...

A vida é assim mesmo. Não há dúvida que atualmente o Direito e o CDUL são as melhores equipas e que provavelmente entre eles disputarão o título. O CDUL está a substituir o Agronomia do Cabé que ganhava até ser a sério, nas finais lá estava, como está , o Clube que melhor trabalha e que melhor sabe gerir os seus interesses. Técnico, Belenenses e Agronomia poderão disputar o terceiro lugar, não mais do que isso, por muito que custe a engolir

Anónimo disse...

Dia 12 Maio de 2015

Final direito -cdul
3 e 4 Cascais- Agronomia
4 e 5 Cdup-tecnico
6- 7 Academica- belenenses
7 - 8 Ceav- Montemor

Classificação final
1 Direito
2 cdul
3 Cascais
4 Agronomia
5 tecnico
6- Cdup
7 Belenenses
8 Academica
9 Montemor
10 crav

E JURO QUR NÃO SOU O POLVO!!!!!!!!!

Manuel Cabral disse...

Um esclarecimento ao comentário das 09:59
O play off dos últimos quatro acabou. Agora o que conta é a classificação no final da fase de apuramento, sendo o último desta fase que desce directamente.
Vejam aqui, no artº 9º:
http://www.clubesdh.maodemestre.com/p/regulamento-da-divisao-de-honra.html

Anónimo disse...

Por mim estou convencido que há 4 clubes a lutar para não descer. CDUP, Acadêmica, Montemor e CRAV. Vai ser um bom campeonato entre estas equipas, que em minha opinião ficarão por esta ordem e isto não tem nada a ver com o que fizeram até á quinta jornada, mas por aquilo que penso conhecer do seu espirito.

Anónimo disse...

... "O CDUL está a substituir o Agronomia do Cabé que ganhava até ser a sério" ...

É verdade, o CDUL está mesmo a substituir o Agronomia do Cabé.

Por isso é que o CDUL é o clube com jogadores mais inscritos na FPR.

Por isso é que já jogaram nos seniores do CDUL este ano:
Bruno Medeiros (int. A), Francisco Almeida (int.A) Miguel Vilaça (int. A), Duarte Foro (int. A) Francisco Amaral, Diogo Alves, Duarte Gil (int.A), Tiago Girão (int. A), João Lino, Sebastião Villax, Vasco Melim, António Stilwell, Sebastião Bravo, Francisco Esteves, Kiko P.M. (int. A). João Sacadura, Francisco Bastos, Pedro Cabral (int.A), Diogo Oliveira, Tomás Appleton, Gustavo Castro, Gonçalo Foro (int.A), Nuno Penha e Costa (int. A), Tomás Noronha (int. A), David Araújo, Bernardo Canas, Tomás Botelho e André Tomás. E faltam aqui Francisco Appleton (int. A), Bernardo Silveira (int. A), Lourenço Machado, etc
Ou seja, já jogaram esta época na 1ª equipa do CDUL 28 jogadores formados no clube e que jogaram sempre no CDUL. Relembro ... estamos a falar de jogadores que fizeram TODA a sua formação no seu clube.

Por isso é que o CDUL foi o único clube que na época passada foi a todas as Fases Finais de todos os escalões.

Por isso é que o CDUL foi 3 vezes Campeão nos escalão de sub-23 (supostamente o escalão onde se vê se a formação do clube está mesmo a trabalhar bem) nas últimas 5 épocas.

Por isso é que o CDUL não deve €1 a ninguém: Campos, Seguros, Equipamentos, Fisios, etc ...

Por isso é que além do CDUL já ter conquistado 19 Campeonatos (o Agronomia em toda a sua história venceu 1), o CDUL nos últimos 3 anos ganhou 2.
E vá-se lá saber porque, o CDUL é o campeão em título, pelo menos até "o clube que melhor trabalha e que melhor sabe gerir os seus interesses" ganhar outra vez ... o teu clube.

Tu devias era ter vergonha de falar (quase) em nome do teu clube GDD, que é um clube que não merece ter um adepto como tu. Digo adepto, porque jogador de rugby não és de certeza.

Anónimo disse...

Excelente comentario o das16:36!!!
Muito bom!! Mesmo!
Ate que enfim que se ouve qualquer coisa de interessante e positivo nestes postes de desconversas.

Ajudem e cumpram com os requisitos mínimos que se exige em qualquer Clube que é pagar quotas, e bilhetes para verem.
Boa iniciativa,
Obrigado

Anónimo disse...

Uma pequena correção ao manifesto acima descrito do CDUL das16:17:
CDUL não foi o único a participar em todas as fases finais dos diversos escalões. Agronomia também o fez nas 2 ultimas épocas.

De resto, o CDUL esta de facto bem e recomenda-se, fruto de um óptimo trabalho dos seus dirigentes, nos últimos anos. Trabalho fantastico.
Quanto a dividas todos os Clubes devem pelo menos 1€ a alguém... ;)

Abraços

Anónimo disse...

Este anónimo das 23:32 deve estar ceguinho ou então é doente da cabeça1
Comparar o CDUL com a Agronomia do Cabé nao tem nexo nenhum.
O Cdul em 3 anos ganhou mais do que os anos de existência do clube Agronomia..

O anónimo do dia 4 de Novembro das 9:59, não é o Polvo mas aposto que és aquele q o ano passado dizia q o teu clube direito ia ganhar sem espinhas e viu se, veremos este ano…Boa sorte!!

Anónimo disse...

Boa noite , Sr Mão de Mestre,

Parece que este fim de semana, mais uma vez vai haver
Jogos da honra sem árbitros auxiliares?
Vamos ver se confirma, a informação que me disseram.

Amigo do Presidente