14 de novembro de 2014

CDUL VERSUS DIREITO: ROUND TWO DE CINCO POSSÍVEIS *

* António Henriques
As duas melhores equipas nacionais – e porque não dizê-lo, as únicas efetivamente candidatas ao título – defrontam-se amanhã naquele que será o segundo duelo da época após a Supertaça ganha por Direito e que, obviamente, constitui o jogo de maior cartaz da 7.ª jornada da DH, que engloba novamente duelos entre equipas do mesmo grupo, cabendo desta vez a Técnico (grupo A) e RC Montemor (grupo B) gozarem o seu fim-de-semana de folga.

Mas neste segundo fim-de-semana da janela internacional de novembro – e desta feita não se podem queixar, pois a Sport TV transmitirá 6-jogos-6 entre sexta à tarde (o antecipado Itália-Argentina) e domingo (Irlanda contra a ‘nossa’ Geórgia) – a jornada terá só partidas interessantes e equilibradas e que, apesar de surgirem tão cedo, poderão lá mais para frente servir como vital fator de desempate:


Cascais contra Agronomia, a discutirem uma posição que lhes permita jogar em casa os play-offs; Académica frente ao Belenenses lutando pela presença na fase decisiva do título; e um CDUP-CRAV com consequências diretas sobre a equipa que descerá de divisão.    

Eis o programa completo desta 7.ª ronda.                    

ACADÉMICA-BELENENSES (EU Coimbra, 13.30 h)
Confronto entre dois históricos emblemas que tantas e tantas vezes se defrontaram com vista ao título nacional e que, agora, face às vicissitudes que ambos atravessam, vão jogar para conseguirem, cada qual, o segundo triunfo da temporada.
É bem pouco, sabemos, mas é o que se consegue arranjar…
Na época passada os pretos venceram por 24-19 (empate a 3 em ensaios) e dada a melhoria que ambos denotam nas últimas semanas – em especial os azuis, que surgirão motivados pela Gala desta semana e que sábado estiveram a esta distância de surpreender o Técnico… –, a partida promete ser equilibrada, entretida… e sem favorito declarado.     

CDUL-DIREITO (EU Lisboa, 15.00 h)
Se as coisas correrem de acordo com a normalidade, CDUL e Direito irão encontrar-se umas cinco vezes ao longo da época.
O triunfo na Supertaça já não foge aos advogados, havendo ainda os dois jogos da fase regular da DH mais a final (alguém, corajoso, aposta noutra parelha para o jogo decisivo do campeonato?) e
eventualmente um duelo na Taça de Portugal, seja ou não na final, o que depende dos caprichos do sorteio.
E de todos estes encontros, o menos interessante será mesmo o de amanhã, pois não só não significa a conquista de um troféu, como ainda, e tão longe do final da prova, não servirá para escalonar em definitivo as duas equipas na tabela, pois ainda poderão vir aí umas quantas escorregadelas. 
Já o jogo da 2.ª volta será certamente mais picante…
Na época passada, cada equipa cumpriu a sua obrigação e ganhou o seu jogo em casa – apertadinho, mas ganhou (10-3 no EU Lisboa e 20-16 em Monsanto). Ora num duelo deste jaez e entre duas equipas que se conhecem como os dedos da minha mão, os números pouco interessarão.
Mas registe-se que nas anteriores cinco jornadas, em ensaios marcados, a vantagem é do CDUL (36-31). Já quanto a sofridos estão iguais (7 cada).
Sabemos que os advogados continuarão sem Gonçalo Malheiro – que tantos estragos tem causado ao rivais em jogos a doer – e que o CDUL já terá Francisco Pinto de Magalhães (idem, idem), mas nem isso nos levará a arriscar um prognóstico.
Favorito? Aquele que se importar mais de ficar um passo atrás na classificação quando ainda tudo está por decidir. Ainda por cima, estou sem os meus tentáculos de polvo, que foram a desengordurar da última vez que os fiz à lagareiro….                           

CASCAIS-AGRONOMIA (Guia, 15.00 h)
A Guia vai assistir ao duelo ente 3.º e 4.º classificados, mas mesmo assim separados por 7 pontos com vantagem da equipa da Linha, que folgou no passado fim-de-semana.
A Agronomia também parece que folgou na viagem a Arcos de Valdevez, mas como tinha entretanto 80 minutos de râguebi para disputar, regressou a casa com uma inesperada derrota e, do mal o menos, um pontinho de bónus.
Ou seja, serão agrónomos feridos no seu orgulho que o invicto Cascais vai receber. E se os homens de João Bettencourt já estariam avisados para as dificuldades, então agora terão que redobrar os cuidados, naquele que vai constituir o primeiro teste a sério da equipa-surpresa da DH (a deslocação às Olaias surgiu logo na ronda inaugural, ainda estava tudo a espreguiçar-se e a abrir a boca…) perante um rival que vai querer fazer tudo para esquecer o passeio ao Minho de sábado passado.
E mostrar aos seus adeptos que tudo não passou de uma noite mal dormida.
Mas caso o Dramático vença, então meus senhores poderemos dizer que, a 13 jornadas do fim e caso não surja um cataclismo, está encontrada uma das equipas que jogará em casa os play-offs do título... 

CDUP-CRAV (Leça da Palmeira, 18.00 h)
Depois do triunfo por 30-0 na ronda anterior – o seu primeiro da temporada – o CDUP volta a receber em casa um adversário com quem luta diretamente pela manutenção entre os grandes.
Mas não é um rival qualquer, é o quinze que, há oito dias, causou a maior (única?) surpresa da prova até aqui.
Ou seja, será o encontro entre duas equipas felizes e que vêm de resultados gratificantes, pelo que uma segunda vitória de afilada servirá de importante trampolim anímico para o que vem aí pela frente.
Se os portuenses evitarem a arrogância que tramou o adversário dos minhotos no sábado e conseguirem tirar a bola das molhadas e abrir jogo, será mais de meio caminho andado para o triunfo. Mas é mais fácil de escrever do que será de executar…        

6 comentários:

Anónimo disse...

António Henriques esqueça lá os 5 confrontos... CDUL-Direito nos 1/8's da Taça de Portugal. É mau a taça ficar logo sem uma das duas melhores equipas em Portugal.

Anónimo disse...

Vitória do Direito sem ponto Bónus
Vitória do cASCAIS
vITÓRIA FÁCIL DO cDUP
Vitória da Académica com ponto Bónus do belenenses

Anónimo disse...

A primeira mão das várias mãos da final de um monótono e de baixa qualidade CH Divisão de Honra joga-se hoje no EUL.

Até agora apenas abalado pela gracinha do CRAV frente a Agronomia, para nos acordar deste tédio.

Pena que o jogo se realize em horário coincidente com o Inglaterra x África do Sul, o que deixa a malta indecisa em sair de casa, com tempo chuvoso...

Tem razão o articulista na análise que faz.

Mas é de lamentar que o seu artigo no Diário de Notícias seja apenas um "perdoa-me" onde o presidente da FPR e outros vêm pedir desculpas da falta de dinheiro, da oportunidade perdida, do fraco desenvolvimento do rugby, da falta de estruturas.

Então o que estiveram a fazer na FPR desde 2007? A receber o ordenado? Não há dinheiro, os apoios do Estado baixaram para metade... Então porque aumentou para mais do dobro as despesas com salários? Enfim....

Não há uma opinião crítica, um comentário pessoal, uma graça mordaz, uma apreciação objetiva, ao jeito que o articulista nos habituou aqui no MdM.

Se o artigo era só para dar a conhecer as lamúrias do costume então "está perdoado" !

Anónimo disse...

Caro António Henriques

Não gosto de vencedores antecipados, nem de finais antecipadas. Podem existir equipas favoritas mas são só isso, favoritas, nada mais.

Encaro esta estória de insistir em finais antecipadas e em equipas para quem o campeonato é um longo bocejo até á final como a antítese daquilo que deve der o desporto e de como o devemos encarar. Para além disso devemos respeito ás outras equipas e aos seus jogadores.

Por isso faço-lhe um desafio, aposto consigo em como o resultado de um jogos das meias finais não irá ter uma diferença superior a 10 pontos.
Faço um segundo desfio aposto consigo em como uma das equipas da final não irá uma das que afirma com todas as certezas.

Gosto de pensar que ambos somos cavalheiros pelo que o desafio da primeira aposta vale uma cerveja no bar de um dos semifinalistas que não seja o CDUL ou Direito.
O meu segundo desafio vale um almoço regrado, sem direito a contas elevadas e a vinhos caros na Pateira.

Aceita o desafio? caso aceite depois dou-lhe os meus contactos.

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 20:20
O António Henriques aceita o seu desafio.
Agradeço que nos contacte por esta via, fornecendo os seus dados pessoais de contacto.

Anónimo disse...

Mas será que ainda não perceberam que estes campeonato da DH é mesmo um longo bocejo para duas ou três equipas. Até na primeirona isso acontece. Dá cá um gozo meter 7,8 10 ou mais ensaios que nem queiram saber. Sai tudo satisfeito dos relvados. Continuem com este sistema e vão ver o tombo que vamos dar, se é que já não o demos.