15 de novembro de 2014

CDUL ISOLA-SE NA FRENTE E CASCAIS SOBE AO SEGUNDO LUGAR

O CDUL vence Direito e isola-se na liderança, enquanto o Cascais aproveita o deslize dos advogados, bate Agronomia e está agora, com inteira justiça, na segunda posição.

Para os que duvidavam do que os cascalenses seriam capazes de fazer com a parceria estabelecida com a GroundLink, à sétima jornada começa a desenhar-se uma sólida resposta...

Em Coimbra a Académica deu uma aliviada na pressão, que aumentou em Belém com a vitória dos pretos, e embora não tenha conseguido sair do grupo dos últimos, ocupa o sétimo lugar com menos um ponto que o CDUP, o sexto, e está agora mais distante dos três últimos.


A fechar a tabela, um ponto apenas separa o trio do fundo da tabela entre si, com o Montemor na lanterna com oito pontos, o CRAV na nona posição com nove e o Belenenses com 10 pontos no oitavo lugar.

CDUL 21-3 DIREITO, (2-0)
Começou melhor o CDUL, aproveitando as dificuldades do Direito na recepção dos pontapés tácticos de FPM, e criando situaçõe scomplicadas para a defesa dos advogados, que logo 4 minutos foi surpreendida com um gruber para trás da linha de defesa e para dentro da área de validação, onde Tomás Appleton não teve dificuldade em registar a abertura do marcador. Com a transformação falhada de Tiago Girão, o CDUL passou para a frente com 5-0, e continuou a dominar o jogo, aproveitando os diversos erros na recepção da bola por parte do Direito, que transformou quase sempre em tentativas de jogar à mão, de circular a bola.
Valeu nesta fase a valentia do jogo corpo a corpo da equipa de Monsanto, que evitou por duas vezes – aos 15 e aos 18 minutos – que, com a bola dentro da sua área de validação, o CDUL conseguisse dilatar o resultado, o que apenas veio a conseguir na transformação de uma penalidade aos 23
Foto: António Simões dos Santos/Rugby Photo Store
minutos, que castigava mais uma falta num ruck, por parte dos homens de Direito.
Mas a partir daí a situação foi mudando, e uma saída de terceira linha de Vasco Fragoso Mendes numa melée nos seus 22, marcou o início de um periodo em que o Direito reagiu bem e poderia ter marcado, mas o melhor que conseguiu foi a transformação de uma penalidade por Pedro Leal, que reduziu o marcador para 8-3 e recompensou aqueles minutos finais dos advogados.
Mas o CDUL recuperou o domínio do jogo, e mesmo no finalzinho da primeira parte, uma penalidade a punir uma falta na placagem, com a apresentação do correspondente amarelo, voltou a repor a diferença e o intervalo chegou com o CDUL na frente por 11-3.
No segundo tempo aguardava-se a reação do Direito, e com o sol que entretanto deu um ar da sua graça no Estádio Universitário, também Direito quis brilhar, mas como o sol que foi de pouca dura, também os advogados apenas resistiram seis minutos, que foi o tempo que o CDUL levou para corrigir a situação, quando Tomás Appleton deu seguimento a um contra ataque e marcou o seu segundo ensaio, aumentando a distância para os visitantes.
Com o resultado em 18-3 – Tiago Girão além de transformar o segundo ensaio tinha já conseguido duas penalidades – os Universitários limitaram-se a gerir o resultado e ainda voltaram a marcar, de novo uma penalidade conseguida por Girão, estabelecendo os finais 21-3.
Vitória justa da melhor equipa em campo, que assume o comando isolado da tabela classificativa, enquanto o Direito desce à terceira posição.

CASCAIS 18-8 AGRONOMIA (3-1)
Importante vitória do Cascais sobre uma das equipas que à partida era uma das principais candidatas ao título, confirmando o que já tinha feito contra o Técnico e assumindo claramente uma posição de destaque na tabela classificativa.
Recorde-se que os engenheiros - sejam agrónomos ou técnicos - faziam parte do grupo dos cinco melhores no início da época, e foram 4º e 3º respectivamente na classificação da fase de apuramento de 2013-14, e foram já despachados pelo Cascais.
Claro que a equipa da Linha vai ter que defrontar ainda o CDUL e o Direito, mas a verdade é que já jogaram seis vezes e registaram outras tantas vitórias.
Agronomia também ainda não defrontou o CDUL, e está agora a 11 pontos do Cascais, e o Técnico está a 13 pontos do mesmo Cascais, mas já defrontou o Direito e o CDUL, isto quando faltam três jornadas para o final da primeira volta.
Hoje, na Guia, Agronomia começou melhor e criou muitos problemas ao Cascais, com o resultado ao intervalo (10-8) a refletir o equilíbrio entre os dois quinzes.
No segundo tempo o Cascais impôs um ritmo mais adequado ao seu jogo e acabou por se superiorizar à equipa da Tapada, acabando por marcar mais um ensaio e uma penalidade, que deram ao marcador a sua expressão final.
Vitória justa da equipa de João Bettencourt, que deixou de ser uma surpresa, para passar à categoria de candidato sério ao sucesso neste campeonato.

CDUP *42-12 CRAV (0-0)
O CDUP venceu o CRAV por 42-12, e subiu à sexta posição, com mais um ponto que a Académica e está para já, livre do grupo da descida...
Entrou melhor a equipa do Porto, dado o mote logo desde o início, impondo um ritmo alto e jogando no meio campo do adversário. 
Apesar da boa réplica no plano defensivo dado pelos Arcuenses, o CDUP abriu o marcador com uma penalidade e quase de seguida um ensaio convertido. 
Seguiu se mais uma penalidade obtida pelo CDUP e a resposta do CRAV veio de um ensaio de intercepção Coast to Coast do ponta arcuense quando o CDUP desperdiçou uma situação de 4 para 1 a escassos metros da linha de ensaio do CRAV. 
O CDUP respondeu com mais dois ensaios até ao intervalo, estabelecendo o resultado de 25-7.
Na segunda parte assistiu se a um jogo mais equilibrado enquanto houve pernas por parte dos homens de Arcos de Valdevez.
Com algumas picardias à mistura, resultando num vermelho e dois amarelos para o CRAV e um amarelo para o CDUP. 
Os homens do Porto aproveitaram bem a vantagem numérica e garantiram o ponto de bónus com mais três toques de meta, acabando o jogo com um ensaio do CRAV após jogada de insistência que ia sendo travada por constantes faltas pelos homens do CDUP.

ACADÉMICA 15-10* BELENENSES (2-2)
Os pretos conseguiram a sua segunda vitória, e decolaram do grupo dos últimos com esta vitória sobre o Belenenses, apesar de não terem conseguido chegar ao grupo do play off, pois o CDUP não só venceu como somou o bónus atacante.
Mas a verdade é que este resultado vai dar um ânimo novo à equipa de Jorge Sérgio Franco que tem pela frente três encontros bem importantes (Montemor, CDUP e Agronomia...)
O Belenenses continua a desiludir e está numa posição muito complicada, muito próximo dos dois últimos...
Quanto ao desafio, as condições climatéricas influenciaram a qualidade do jogo produzido pela duas equipas. Chuva durante largos períodos e um relvado muito pesado dificultaram as ações de jogo à mão. 
Melhor o Belenenses no jogo ao pé, com o seu médio de abertura (Maxi) a conquistar terreno com pontapés bem dirigidos para as costas da defesa de Coimbra.
Melhor a Académica na formação ordenada, dominando claramente o adversário. 
A eficácia aos postes de Rui Rodrigues que marcou dois dos três pontapés que tentou, acabaria por fazer a diferença. 
A perder por 15-5, a 18 minutos do fim, o Belenenses teve uma forte reação, impulsionado pela entrada em jogo do seu treinador, acabando por reduzir com um merecido ensaio a 8 minutos do fim.
A equipa de Belém corrigiu o alinhamento, em relação à semana passada, conquistando praticamente a totalidade das suas bolas.
Dois ensaios para cada lado traduzem o equilíbrio verificado.


Foto de capa: António Simões dos Santos/Rugby Photo Store

15 comentários:

Anónimo disse...

Jornada sem supresas talvez apenas o desnivel do resultado do Cdul/Direito, cascais no lugar que merece, tem feito por isso, cdup a subir de produção quanto a mim a equipa que vai ficar com o 6 lugar, Academica na luta pelos play off, Belenenses uma desilusão sem qualquer rumo, a afundar-se de jornada a jornada e ainda o caricato de de jogar com os treinadores como se fossem os salvadores da Patria algo vai muito mal para o lado dos pasteis

Anónimo disse...

Vitória justa do Cdul. Quanto ao Direito, não se percebe o que é que o treinador quis fazer ao alterar, por completo a linha de 3/4 relativamente aos dois últimos jogos. Os 3/4 já estavam a ganhar rotinas e automatismos muito interessantes ( Técnico e AAC )e , de repente muda tudo! Incompreensível..Ou serão castgosinhos. É bom não esquecer que é tudo amador...

O que vale é que estamos no princípio do campeonato e que no primeiro jogo a doer, a Super-Taça foi para Monsanto :)

Anónimo disse...

Neste momento existem três equipas capazes , com a assunção do Cascais , mas esta ascensão tem mérito próprio mas também muito demérito da oposição , uma equipa que no ano transato na beira dos últimos lugares agora nos primeiros , o mesmo se passou com o Técnico , o que demonstra que uma equipa que tenha um maior número de jogadores consegue equilibrar e ser candidata . Está à vista um campeonato paupérrimo de qualidade muito baixa e que tem vindo a cair de ano para ano , não sei se tudo isto terá um final feliz .

Anónimo disse...

Foi a segunda vitória da Académica!

Manuel Cabral disse...

Claro que foi, como aliás se pode ver na classificação... Do lapso, as nossas desculpas.
Vou corrigir.

Anónimo disse...

O cascais ganhou muito por mérito da qualidade dos seus jogadores. Durante a primeira parte fez uma péssima exibição. Foi completamente desorganizado e não perdeu porque a Agronomia conseguiu ser ainda pior. O cascais precisa urgentemente de rever os seus métodos de treino ou mudar a equipa técnica para que possa ter um dia ambições de disputar o campeonato. Ter bons jogadores não chega.

Anónimo disse...

E pronto!!!....chegados aqui e já que o Cascais ainda não perdeu, já que o projecto com a Groundlink não colapsou, já que aquilo que alguns diziam sobre o Cascais no início de época não aconteceu, urge começar a desestabilizar e nada melhor que começar a questionar a equipe técnica.

...Os cães ladram e a caravana passa...

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 19:31
Tens toda a razão! A inveja e o despeito grassam no rugby nacional. É uma lástima e o nível médio dos comentários que nos chegam é uma verdadeira miséria...
Um dia talvez publique os comentários que agora vou cortando, uns porque são meros exercícios provocatórios, outros porque mentem descaradamente sob a capa de um "especial" conhecimento...
Mas a verdade é que já desafiei por diversas vezes os que querem comentar expressando os seus pensamentos, as suas ideias ou as suas interpretações dos factos, sem que se escondam atrás do anonimato, mas as pessoas não querem...
Enfim, uma tristeza...

Anónimo disse...

E o meu Belenenses desiludiu-me mais uma vez. Não serviu de nada o incentivo da Gala. Se bem que nem os azuis nem os pretos estejam perto daquilo que já vi em dias passados. Na equipa da Académica gostei dum jogador que já tinha visto brilhar no jogo com o Cascais e que é pena não esteja na seleção, o 8. Excelente jogador. espero que o meu Belenenses anime de facto e saia deste marasmo em que anda metido.

Anónimo disse...

Um resultado que se ajusta ao que se passou durante os 80 minutos.

O CDUL foi sempre a melhor equipa, quer a defender, quer a atacar e, sobretudo a explorar bem os erros adversários.

Sobretudo ao nível dos centros do GDD, que pareceram perdidos em campo e um deles (Vareta) a que se recomenda que jogue mais e deixe de passar o tempo com os braços no ar, a protestar por tudo e por nada.

Esperava-se mais, muito mais, do Direito.

Há muito tempo que não se via esta equipa a ser empurrada em maul dinâmico uns bons 10-15 metros para dentro da sua área de validação.

Agora, com o Cascais à perna, pode ser que as coisas aninem um pouquinho para o segundo lugar, já que o CDUL pode ir tranquilamente gerindo o banco.

Aguardemos.



Anónimo disse...

Só agora vi a convocatoriia para a seleçãode XV , porque é que o Vasco fragoso mendes não está convocado quando é sem dúvida o melhor 3 linha a jogar em Portugal?!!!?!

Anónimo disse...

Respondendo aos dois comentários sobre a convocatória para a selecção. 1- o numero 8 da académica, toze, tem estado incluído nos treinos desde do inicio do ano. 2- o Vasco nao foi convocado porque esta incluído nos trabalhos da selecção de sevens! E este ano a prioridade é dada aos sevens porque eeste ano será importante para o apuramento para os jogos olímpicos.

Anónimo disse...

porque está nos sevens!

Anónimo disse...

Espero bem que a FPR se concentre nos sevens, pois é aquilo que (ainda) nos resta no cenário internacional.

Uma vez fora do circuito mundial de sevens, a travessia no deserto será longa, muito longa, para não dizer que será praticamente impossível voltar ao top mundial. Sobretudo agora que os Sevens são desporto olímpico.

Quanto ao XV, como diria o Paulo Bento, vamos com tranquilidade e esperemos para ver.

Apenas recordo que o novo seleccionador, quando iniciou funções, afirmou em entrevista ao P3 do público que iríamos ganhar os jogos contra uns quantos adversários, que agora não recordo.

No fim, faremos as contas...

Ze Maria Lacerda e Mello disse...

ENORME JOÃO BETTENCOURT. Um exemplo para todos de dedicação e trabalho. Abraço