22 de julho de 2012

PORTUGAL VENCE ALGARVE SEVENS


Com uma vitória sobre a Espanha na final, Portugal sagrou-se vencedor do Algarve Sevens e, simultaneamente ganhou o direito a estar presente no Mundial de 2013, em Junho do ano que vem em Moscovo.

Depois de ter deixado ontem os nervos à flor da pele a quem se deslocou ao Estádio Algarve para acompanhar a equipa nacional, os Linces apresentaram-se muito melhor hoje e logo no jogo inaugural conquistaram aquilo que, em primeiro lugar, tinham vindo buscar – a qualificação para o Mundial de 2013.

Ao baterem a Itália por 28-7 – com quem tinham empatado na véspera – os portugueses puderam relaxar e jogar sem grandes pressões os jogos que se seguiram.

Claro que defrontar a Espanha numa final, frente ao seu público, é sempre motivo de grande tensão, mas os Linces souberam ter paciência quando tinham a bola nas mãos, e segurança quando eram os espanhóis a controlar o ataque, e assim deliciaram o público que acorreu em força ao Estádio partilhado pelos municípios de Loulé e Faro, com a tão esperada vitória.

O resultado foi equilibrado, e no fim das contas o que fez a diferença foi o pé afinado de Pedro Leal – esteve assim em toda a prova, recebendo inúmeras salvas de palmas mais que justificadas, em transformações de grande dificuldade.

Outros destaques se poderiam fazer, mas preferimos fazer uma referência colectiva para as melhorias que a equipa apresentou, e se nem tudo esteve perfeito é óbvio que a equipa está a render bastante mais.

Merece aqui uma palavra Frederico de Sousa, elevado este ano a treinador principal da equipa, e que tem, ele também, melhorado de forma bastante sensível – resta agora saber se vai continuar a acumular a função com a de treinador adjunto dos Lobos, com todos os problemas que isso iria acarretar.

Já o dissemos anteriormente e repetimos – o treinador dos Linces tem que se dedicar de alma e coração à tarefa, e a ocupação de dois cargos vai, objectivamente, prejudicar uma das duas equipas.

Aliás com o calendário carregado que os Linces terão no próximo ano – 10 etapas do Circuito Mundial, três (?) do GPS e o Mundial em Moscovo – não ter um treinador e um grupo de trabalho dedicado será absoluta loucura.

Esta separação das equipas, que defendemos há muito tempo – e que não pode ser absolutamente estanque, admitindo o recurso a alguns jogadores do grupo de trabalho dos Lobos, mas que tem que ter um núcleo duro próprio – se vier a verificar-se só peca por tardia.

Contrariamente ao que comentava certo elemento federativo algumas semanas atrás – que um dos males do Mão de Mestre era ter razão antes de tempo – nós poderíamos dizer que um dos males da Federação é não reconhecer, em tempo útil, a razão que existe no que outras pessoas dizem…

(Para os comentadores de serviço fica desde já o esclarecimento que não nos referimos em exclusivo ao Mão de Mestre – outros tem dado contributos de grande valor, que quase sempre acabam no lixo.)

Voltando ao Torneio do Algarve, e a quem mais foi apurado para o Mundial, destaque para a Geórgia que conseguiu o objectivo ao vencer nos quartos de final frente à Ucrânia, para a Espanha que derrotou a Alemanha e para a França, vencedora da Escócia.

A Escócia acabou por segurar a qualificação ao bater a Itália na final da Plate, fechando assim o lote das cinco equipas europeias apuradas neste Torneio.

Além delas, como já foi referido, também Inglaterra e País de Gales, por terem terminado o Mundial de 2009 entre os oito primeiros – Gales é mesmo o campeão em título – e a Rússia por ser o país organizador, estarão representados em Moscovo.

Fique com todos os resultados do Algarve Sevens e deste "fim de semana feliz!"

Foto: António Simões dos Santos

17 comentários:

Luís Costa disse...

Parabéns à equipa que tem continuado a crescer ao longo da época. Pena as lesões do Gonçalo Foro, logo no primeiro jogo, e do Frederico Oliveira, no penúltimo, que obviamente fizeram muita falta. O Fred foi um grande capitão. O Manuel Cabral tem toda a razão, o Pico deveria ficar apenas com os sevens!

Anónimo disse...

Parabéns!

Talvez os únicos jogadores q devessem ficar tanto nos XV como nos 7s fosse G. Foro, Frederico e Pipoca (este para jogar a defesa nos XV).

Devido à relativa falta de centros, o Murray e o Appleton talvez devessem ficar só nos XV.

Tb concordo com equipas técnicas total/ separadas.

Anónimo disse...

A lesão do Foro não é azar, e fruto da teimosia de alguém que sendo um bom treinador tem a mania que todos são burros e que ele é que sabe, o Foro esteve parado mais de um mês fez uma recuperação à pressa para ver se jogava este torneio, estamos a falar de alta competição que não se compadece com estas teimosias, o responsável é o Pico.

Anónimo disse...

tu deves ser burro de certeza , porque o Pico não o escolheu se este não estivesse bom e com o ok do médico , mas de certeza tu sabes melhor de altas competição , talvez nunca tenhas feito nada mas percebe-se que percebes muito , diz quem és que o Pico gostarias de certeza de ter os teus concelhos e o teu vasto conhecimento de alta competição .

LA

Anónimo disse...

nao digas disparates que estás a falar sem saberes...

Anónimo disse...

o Aderito também jogou lesionado, não foi por isso que deixou de ser o melhor jogador do torneio.

Luís Costa disse...

É uma pena que se critique na capa do anonimato. Era bom que, especialmente quando se critica, se deixasse essa cobertura. Mas cada um sabe de si.

Importa dizer que gostava mais de como a equipa jogava com o Pedro Netto, do que agora com o Pico, mas não deixo de a este reconhecer competência, e verificar que a equipa tem evoluído.

O Pico tem passado e resultados, e da mesma forma que já escrevi algures por aqui que precisamos de um novo treinador de backs para a seleção nacional (alguém que possa ter o impacto que o Daniel Hourcade teve, porque a forma como jogamos não tem evoluído devidamente), me parece que deve ser garantida a continuidade e especialização do Pico em Sevens. Desta forma é reforçada a autoridade do treinador e do projecto.

A equipa ainda tem muito espaço de evolução, mas é óbvio, por exemplo, que não foi o Pico que disse ao Hugo Valente que num três para um ir em frente ao contacto em vez de abrir para um ensaio fácil. Só para dar um exemplo evidente dos muitos erros de decisão que houve no Algarve. Erros dos jogadores em situações básicas, onde até um sub-12 tem que decidir bem. Aliás o que se ouviu e viu na transmissão de Moscovo, deu para perceber que os apontamentos do Pico para os jogadores eram correctos.

A questão Gonçalo Foro. O "M" esteve parado mas sentia-se em condições e queria jogar(disse-o a "A Bola"). O médico deve ter dado o OK, da mesma forma que não deu a outros. Obviamente pode ter ido para o torneio, como se diz em gíria, com um ligeiro toque. Mas era um risco a correr. Não foi teimosia, nem não é nada que não ocorra regulamente na alta competição. O Pico correu o risco da mesma forma que o Graham Henry correu o risco de por o Daniel Carter e o Richie McCaw a jogar o Mundial. O primeiro rompeu durante o torneio, o segundo aguentou, sendo operado imediatamente a seguir. O Pico é responsável pela lesão do "M" da mesma forma que o Henry é o responsável pela do Carter. Não vi ninguém criticar colocar em causa a decisão do Henry. Não é correcto colocar-se em causa da decisão do Pico e do "M". Porque é sempre uma decisão do treinador e do jogador. Umas vezes corre bem, outras não. É inegável que o "M" é uma mais valia para a seleção de sevens (e de 15). Uma decisão para mim perfeitamente compreensível.

Analisando a época, com boas e más exibições, penso que fazer melhor era difícil: conseguimos o apuramento para o circuito mundial, fomos vice-campeões da Europa (bater os profissionais ingleses vai ser cada vez mais difícil), vencemos o Algarve Sevens garantindo da melhor maneira o apuramento para o Mundial. Uma época conseguida. Não há razão para mudar de treinador.

Uma nota para o Manuel Raposo: parece-me que temos ali reforço para a seleção de 15. Bom passe, boa visão, destemido a defender (só não conseguiu parar um muito maior que ele, permitindo um ensaio obtido por força do impulso e diferença de peso (e estatura) do adversário - mas não era ele quem devia estar ali naquele homem a homem). Um formação com futuro - bem precisamos de um.

Anónimo disse...

Caro Manuel,

temos algumas troca de lugares nas equipas técnicas das equipas "grandes", Ricardo Sequeira no Belenenses, Salvador Amaral no CDUL, Murray Cox na Agronomia, Eduardo Acosta no Direito, o que pensas destas alterações? de que forma vão melhorar o espectáculo?

abraço

Anónimo disse...

Fotos do torneio?

Anónimo disse...

Pena que não tenham sido selecionados os melhores jogadores de sevens portugueses. A equipa apresentou um bom 7 inicial mas quando tinha de fazer substituições era uma aflição. Aquele numero 9 quem era? coitadinho, varias placagens falhadas que deram ensaios. Nem vale a pena falar de outros suplentes. Ouvi um comentário de um responsável federativo " a política da FPR e de poupar o dinheiro com as viagens dos jogadores de fora de Lisboa". Faz todo o sentido e só assim se entende a falta de alguns jogadores neste e noutros torneios.

Manuel Cabral disse...

Muitas fotos de António Simões dos Santos em:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.464589746898953.104457.100000437966803&type=1

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.464875670203694.104549.100000437966803&type=1

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.464597763564818.104465.100000437966803&type=1

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.464649873559607.104478.100000437966803&type=1

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.464592196898708.104458.100000437966803&type=1

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.464844140206847.104533.100000437966803&type=1

Manuel Cabral disse...

E ainda do António Simões dos Santos
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.464846223539972.104535.100000437966803&type=1

Manuel Cabral disse...

E muitas fotos também do Miguel Rodrigues:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4253153097705.2171251.1552120748&type=1

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4252510561642.2171226.1552120748&type=1

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4243649660125.2171050.1552120748&type=1

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4252568323086.2171227.1552120748&type=1

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4244457000308.2171066.1552120748&type=1

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4244120791903.2171060.1552120748&type=1

Anónimo disse...

Já cá faltava um a mandar abaixo. Preso por ter e não ter cão. Foi porreiro ganhámos!!!

Diogo Real disse...

Se de facto os melhores não estiveram no Algarve e no circuito europeu, começo a ter esperanças de Portugal ganhar o mundial e uma medalha nos olímpicos, isto é se o seleccionador de 7 de Portugal for convocar esses jogadores melhores de que está a falar.

Abraços e não sejam negativistas.

Anónimo disse...

mais uma vez os que deixam palavras pelas entre linhas , quem são os melhores jogadores que ficaram de fora , gostaria-mos todos que nos ajudasses e ao treinador que nada percebe do assunto , poderias também te identificares para que a FPR te contactasse para ires dar uns treinos ou mesmo substituir o actual treinador .

Anónimo disse...

Concordo como Diogo Real. Se os melhores não estavam no Algarve, somos candidatos ao Mundial e a uma presença nos Jogos Olimpicos.Pena que quem tanto percebe disto não dê uma ajudinha ao treinador e demonstre por A mais B que realmente havia melhor. Esses melhores devem estar cá com um pneu que até assunta.