25 de janeiro de 2018

CALENDÁRIO EM DIA, BELENENSES NA LIDERANÇA

Realizou-se ontem o último dos jogos em atraso com a vitória do Belenenses no Estádio Universitário sobre o CDUL por 14-3, e o calendário volta a estar em dia, com todas as partidas realizadas até à sétima jornada.

É possível agora ter uma visão mais acertada sobre o campeonato e sobre o que ainda falta disputar, e a verdade é que o apuramento está garantido para o Belenenses e quase, quase garantido para Agronomia, daí para baixo a conversa é outra.


Com 25 pontos na tabela, e com apenas três jornadas para disputar, os dois últimos da tabela, Direito e Académica, não têm como lá chegar e assim, mesmo se apenas conseguiu um ponto de bónus, o Belenenses tem a presença garantida no play-off final.
Com seis vitórias em sete jogos, os belenenses foram incontestavelmente até agora a melhor equipa em prova.
A Agronomia, que soma 22 pontos, também não tem que se preocupar, pois falta-lhe muito pouco para garantir a passagem, e sinceramente ninguém acredita que um dos dois últimos, miraculosamente, faça dos três encontros que faltam três vitórias com, pelo menos, dois pontos de bónus...

Mas a partir daqui a conversa muda de figura!

Começando por baixo, tanto Direito como Académica, com nove pontos na tabela, podem muito bem ultrapassar o CDUL, que tem 14 pontos, e encontrar um lugar no play-off.

Mas vamos ver o que falta jogar para vermos o "quadro" completo:


Advogados e pretos vão ter na próxima jornada um desafio decisivo para as aspirações de um deles - a derrota vai com certeza arrumar uns pares de botas...
Mas o que vencer ainda vai defrontar o CDUL e pode muito bem estragar os planos do actual campeão, deixando-o fora da luta final.

Quanto ao terceiro classificado, o Cascais, que segue com 19 pontos, ele corre não apenas o risco de ser ultrapassado pelo CDUL - e ter que defrontar o líder nas meias finais - como corre ainda o vago risco de se ver afastado do play-off.
O CDUL, com 14 pontos, está numa situação complicada, pois joga com o Belenenses no Restelo e defronta os dois últimos, um dos quais vai ter a possibilidade de lhe roubar o acesso ao play-off.

Mas na verdade tudo continua nas mãos dos universitário e dos cascalenses - se eles fizerem o seu trabalho, mesmo pelos mínimos, estarão garantidos nos jogos eliminatórios!


Sem comentários: