14 de janeiro de 2018

OS DA FRENTE VENCEM, LIDERANÇAS SEM ALTERAÇÃO

Na Divisão de Honra os três da frente jogando em casa venceram sem ponto de bónus e por isso a metade superior da tabela manteve a relação de forças entre Agronomia, Cascais e Belenenses, que derrotaram respectivamente o Direito (20-10), CDUL (22-15) e Académica (36-17).

Graças ao ponto de bónus defensivo, o CDUL ganhou um pequeno ponto classificativo ao Direito, e ocupa agora isolado a quarta posição da tabela, última a oferecer a participação no play-off final ao seu ocupante.


Com quatro jornadas para realizar, e mais o jogo em atraso entre CDUL e Belenenses - marcado para 24 de Janeiro - os três primeiros têm o bilhete para o play-off quase garantido, mas remanesce a dúvida quanto ao último participante na fase eliminatória da prova, já que um ponto apenas separa CDUL e Direito.
Quanto à Académica, embora não seja impossível, parece cada vez menos provável conseguir evitar ficar de fora da derradeira fase da prova.

Veja o que ainda falta disputar e faça as suas contas... E pode também ver os quadros com todos os resultados e a classificação actualizada aqui.


NO GRUPO B CDUP E BENFICA CONTINUAM NO TOPO
Vencendo a sexta partida em seis realizadas, o CDUP (venceu o Técnico em Lisboa por 19-9), mesmo tendo perdido um ponto classificativo para o Benfica (que foi a Évora vencer por 39-11), é líder isolado e tem a manutenção na Divisão de Honra praticamente assegurada, pois são oito pontos de vantagem para um máximo de 20 pontos a conquistar, com três dos quatro jogos em falta, a realizar em casa.

Já o Benfica está numa excelente segunda posição, mas só tem um ponto de vantagem sobre o terceiro e seu adversário direto nesta luta, o Técnico.
E será precisamente no confronto entre as duas equipas - depois do Carnaval, nas Olaias - que tudo se esclarecerá, e ficaremos a saber quem vai defrontar o vencedor da Primeirona pela última vaga na principal categoria do rugby nacional em 2018-2019.

Quanto ao Montemor e à Lousã (que se defrontaram em Montemor com vitória dos alentejanos por 31-20) embora os mouflons estejam apenas a um ponto do Técnico, o mais natural é que acompanhem o Évora na descida à Primeirona...

Quanto a esta questão, os clubes foram deixando as loucuras de alguns dirigentes determinarem o futuro do rugby nacional, sem que os clubes sequer tenham que ser ouvidos, e agora vão sofrer as consequências desse alheamento das decisões importantes.
Porque o problema não é de agora - ele nasce no momento em que as alterações aos modelos competitivos deixaram de carecer obrigatoriamente de aprovação dos clubes e passaram a depender dos apetites de quem ocupa o poder federativo, a menos que os clubes expressamente requeiram a sua apreciação em Assembleia Geral...
E o que os clubes fizeram quando isso aconteceu? Vénias, meus amigo, fizeram vénias...


Resultados e classificação actualizada no nosso hot-site dedicado à competição.

2 comentários:

Unknown disse...

não concordo que o Montemor esteja condenado , tem uma excelente equipa, muito jovem e joga um rugby muito interessante, já vi 4 jogos deles e estou convencido que podem ganhar a qualquer equipa
uma questão que talvez me saiba responder, Belenenses e CDUL têm um jogo em atraso, eles não deviam obrigatoriamente ter de jogar esses jogo antes da 7ª ou da 8ª jornada? será que vamos cair no ridiculo que jogarem o jogo da 2ª volta antes do jogarem o da 1ª volta? onde está a verdade desportiva disto?
será que é por serem clubes de Lisboa a quem tudo é permitido ?

Manuel Cabral disse...

No texto anuncia-se que o jogo em atraso será realizado no dia 24 de janeiro, portanto antes do jogo da segunda volta que pertence a oitava jornada.