15 de dezembro de 2015

LOUSÃ RECEBE CRAV EM JOGO QUENTE DE DESPEDIDA DE 2015

Não sendo o único motivo de interesse da última jornada de rugby de 2015, o Lousã-CRAV é sem sombra de dúvida aquele que desperta mais curiosidade, já que pode definir com alguma clareza quem será a equipa a despromover no final da época.

Isto, claro, partindo do princípio que não haverá alteração no número de equipas participantes na Divisão de Honra em 2016-17, pois se das actuais 10 equipas houver uma redução para oito - como é possível que aconteça, de acordo com a entrevista de Cassiano Neves à Bola TV - então não desce apenas uma equipa mas podem mesmo descer três!

E se assim for, além do CRAV e da Lousã, que parecem destinadas a não conseguir escapar às duas últimas posições, mais alguém irá parar à Primeirona... E se excluirmos o Direito e o CDUL, e talvez o Cascais, uma entre Académica, Agronomia, Belenenses, CDUP e Técnico vai ser premiada com a descida...

Mas voltemos à 11ª jornada da Divisão de Honra, e ao Lousã-CRAV, as equipas que ocupam as duas últimas posições na tabela, separadas por seis pontos - vantagem dos beirões - já que, no caso de uma vitória da equipa da casa, que já venceu em Arcos de Valdevez na primeira volta por 25-9 (sem direito a bónus), essa vantagem aumentará para 10 pontos (não contando com eventuais bónus).
Se isso vier a acontecer a situação dos arcuenses fica muito complicada, pois apesar de estarmos neste momento exactamente a meio da prova (nove jogos realizados em 18), não há indicação nenhuma que prenuncie uma melhoria significativa na equipa do CRAV, que lhe permita recuperar essa diferença.

Pelo contrário a Lousã, que além da vantagem de duas vitórias sobre o CRAV (caso vença o jogo de sábado...) conseguiu dois pontos de bónus defensivos, pode ainda obter mais alguns pontos, especialmente considerando os jogos no Estádio José Redondo...

Se no entanto o CRAV conseguir a vitória na Lousã, então tudo fica mais complicado, e esse resultado poderá ter efeitos morais inesperados, que levem o Arcos de Valdevez a subir, e os lousanenses a descer...

Nas outras três partidas da Divisão de Honra existe algum equilíbrio entre as equipas que estarão frente a frente, com o Cascais a receber o Direito, Agronomia a receber o Técnico, e o Belenenses a receber a Académica. As equipas universitárias de Lisboa e do Porto folgarão nesta véspera de Natal...

E se na Guia o Direito pode tirar partido do andamento que o recente jogo em Itália lhe deve ter dado, embora o repouso dos cascalenses possa equilibrar essa hipotética vantagem, já no que respeita  ao jogo da Tapada onde o 5º recebe o 4º, com um ponto a separar as equipas na tabela favorecendo os engenheiros, e quanto ao jogo do Restelo (com o 6º a receber o 7º, com o mesmo número de pontos na tabela), os prognósticos ficam ainda mais difíceis.
Próprios para serem feitos apenas no final dos jogos...

SEGUNDO RECUPERA UM JOGO EM ATRASO DA ZONA NORTE/CENTRO
A jornada dos campeonatos nacionais completa-se com um jogo em atraso da Segundona Norte/Centro, e realizar na Pista Gémeos Castro, onde o Guimarães recebe a Bairrada.
O jogo corresponde à terceira jornada da competição, e a vitória é essencial para qualquer das equipas.
Se a Bairrada vencer vai-se colar ao líder da prova, a Agrária, enquanto o Guimarães ficará mais longe da dupla finalista.
Mas se o Guimarães vencer encurtará a sua distância para o duo da frente, embora ainda fique a depender do resultado do seu outro jogo em atraso (contra o NR Lousã) para confirmar a subida na tabela classificativa.

Veja o quadro dos jogos do fim de semana, aqui.

Sem comentários: