6 de julho de 2012

ÚLTIMA ETAPA DAS GPS 2012 EM ODENSE

Afastada da renovação do título europeu, a equipa portuguesa de sevens vai a Odense para recuperar a segunda posição, perdida em Moscovo.

Numa prova com 16 equipas, contrariamente ao usual nos torneios da FIRA, os Linces jogarão no sábado contra a Roménia, Holanda e Espanha, sendo obrigação a passagem aos quartos de final.

Na verdade não existe alternativa para os portugueses, se querem mostrar que o que aconteceu em Moscovo não passou de um lamentável acidente.

Nos oito jogos já disputados contra a Holanda, Portugal venceu todos, mas contra a Roménia, em que vencemos cinco dos seis já disputados, perdemos precisamente no ano passado em Bucareste por 21-19.

Já contra a Espanha a história é outra, e apesar das 26 vitória em 32 jogos, o adversário é de respeito e todos os cuidados são poucos.

De qualquer forma as vitórias contra holandeses e romenos serão provavelmente suficientes para garantir o apuramento, e enfrentar nos quartos de final um dos dois primeiros do grupo C de que fazem parte a Rússia, a Ucrânia, a Bélgica e a Geórgia.

A Inglaterra tem praticamente assegurada a vitória no Europeu 2012, já que lhe basta terminar entre os quatro primeiros para não poder ser alcançada por nenhuma das outras equipas.

No entanto, só para ficar registado, para conseguir isso a equipa da rosa tem que ficar num dos dois primeiros lugares do Grupo A (em que joga com Alemanha, Escócia e Dinamarca) e depois ainda tem que ganhar o jogo dos quartos de final contra um dos dois primeiros do grupo B, constituído por França, Itália, País de Gales e Lituânia...

Com uma clareza de espírito que é de aplaudir, Pedro Leal disse na sua página do Facebook a propósito do resultado de Moscovo que "Apesar da Taça Plate, foi um torneio negativo para Portugal. Para actuais Campeões da Europa um 5º lugar não é positivo."


É bom que todos os envolvidos assim o pensem, e que pensem sobretudo que não é por chegar ao intervalo de um jogo com uma vantagem de 12 pontos "que o borrego está esfolado"! 


Como os portugueses muito bem sabem, em sevens cada segundo conta e em escassos minutos é possível reverter resultados bem mais desnivelados!


Para este sábado, o quadro dos jogos é o seguinte, tendo em atenção que os jogos de Portugal serão transmitidos ao vivo em streaming posto à disposição pela FIRA-AER, às 10,22 h (Roménia), 13,28 h (Holanda) e 17,28 h (Espanha):

13 comentários:

Anónimo disse...

não se pode ver estes jogos em nenhum site?

Luís Costa disse...

Portugal entrou mal, mas conseguiu bater a Roménia no último minuto (14-10). Para ver ao vivo: http://kanalsport.dk/. No Dailymotion não está a funcionar.

Anónimo disse...

O Dailymotion já esta a funcionar

Luís Costa disse...

Um primeiro dia positivo. Jogo fraco com a Roménia, mais ou menos com a Holanda, razoável com a Espanha (boa entrega). Em crescendo pois. Amanhã teremos uma Géorgia muito débil nos quartos-de-final (10:20), devendo depois ter que defrontar a Inglaterra nas meias (13:58).

Anónimo disse...

Se fosse para dizer mal provavelmente haveria mais comentarios...ganharam a poule , e se assim continuarem há boas hipóteses de jogarmos a final. Fartamo nos de defender e bem contra a Espanha. Parabens para a SN.

Great_duke disse...

No aspecto da placagem estamos muito mais eficazes do que das últimas vezes que vi a equipa.

Com a vitória da França sobre a Inglaterra, ainda podemos sonhar com a renovação do título. Bora lá, malta...

Unknown disse...

excelente prestação da selecção no jogo contra o País de Gales e segundo lugar garantido - parabéns desde já aos atletas e a equipa técnica. Agora a final contra a equipa demolidora da França. Para ganharmos teremos de ultrapassar tudo que foi feito até aqui no torneio!
abraço David

Unknown disse...

grande prestação contra o País de Gales, agora falta o final contra a equipa demolidora da França. Teremos de ultrapassar tudo que fizemos até aqui no torneio. Boa sorte e parabéns, desde já, aos atletas e a equipa técnica, o segundo lugar no Torneio Europeu está assegurado.
abraço David

Great_duke disse...

Adeus ao título visto os russos terem pedido com os ingleses...

Mas ainda podemos ganhar o torneio (final com a França) e terminar como vice-campeões.

Em todo o caso, alguns sinais positivos da equipa no que respeita à placagem e entrega ao jogo. Sem esquecer que esta equipa é jovem, tem futuro e pode ser "separada" dos XV visto a maior parte dos jogadores não serem primeira escolha nos XV, as excepções óbvias são o Pipoca e o Fred.

Luís Costa disse...

Parabéns aos vice-campeões europeus. Não era fácil para uma equipa em construção. Um título (vice) que no futuro será difícil. A Inglaterra já algum tempo que tem uma equipa especializada (e a que joga o Europeu é a segunda equipa). A França apresentou neste Europeu, como já aqui dei conta, a sua equipa proveta para os Jogos Olímpicos. Um grupo profissional, que está concentrado em Marcoussis - ou seja a provavelmente já na próxima época equipa A de França em sevens.

A equipa tem melhorado, se bem que na final, estiveram uns furos abaixo do que nos restantes jogos do dia (menor empenho, mais erros defensivos). Mas no global muito positivo.

Melhorámos na placagem, melhorámos na cobertura defensiva, melhorámos no empenho (com alguns curto-circuitos, mas em menor escala).

Continuamos muito mal no contacto e apoio ofensivo, péssimos nos alinhamentos (ai a introdução da bola), falhamos demasiadas decisões e momentos chave. Mas é uma equipa jovem, que com mais quinze dias de treino com vista ao Algarve Sevens, vai continuar a melhorar.

Não sei qual será o nosso plano de treinos até lá. Os franceses, depois do período de descanso e recuperação voltam aos dias completos de treino. Não admira a impressionante evolução torneio a torneio.

Anónimo disse...

Na época passada, a equipa inglesa que jogou o Grand Prix europeu era uma mistura de jogadores da equipa principal (a que joga nas WSS da IRB)e de jogadores menos experientes.

Anónimo disse...

Realmente há quem só se sinta bem a dizer mal. Ao contrario do que alguem disse Portugal não estava afastado do titulo. Este ano só não teve a sorte do ano passado porque se a russia tivesse ganho á inglaterra mesmo perdendo com a frança teria sido campeão. Foi por um ensaio decdiferença.Mas não nos podemos esquecervque a inglaterra, tal como todos os outroscapresentaram as suas melhores equipas enquanto portugal se apresentou com uma equipa de gaiatos· Só o David e o Pipoca são mais velhos. Portugal jogou de forma muito consistente· Parabens e cintinuem a trabalhar porque os resultados aparecem· Ser Vice Campeão da Europa é sempre fantástico tem muito mais valor que a maioria dos campeonatos ganhos·Parece evidente·Agora é preciso preparar o Algarve

Luís Costa disse...

Este ano a equipa Inglesa também era uma mistura. Referi B, porque desta vez era maioritariamente constituída por jogadores com contrato profissional de sevens, ou seja, mais forte que a do ano passado.