5 de julho de 2011

BOLAS CURTAS

AFONSO NOGUEIRA ESTEVE NOS SEVENS DE HEIDELBERG, segunda e última etapa da Divisão A da FIRA, que os alemães ganharam, conquistando o direito a subir à Divisão principal (Grand Prix Sevens) na próxima época.
O árbitro português apitou sete partidas, incluindo uma meia final e o jogo do terceiro lugar, e confirmou o bom momento da arbitragem portuguesa junto dos poderosos dirigentes da FIRA - recorde-se que Afonso Nogueira esteve na Geórgia, no Troféu de Juniores da IRB, em Maio passado.


A FRANÇA ACABA DE GANHAR O DIREITO DE ORGANIZAR duas importantes competições internacionais, que se disputarão em 2013 e 2014.
Em 2013 os franceses vão sediar a Junior World Cup, que foi este ano disputada em Itália e terá lugar na África do Sul no próximo ano, dando seguimento a uma política de organização de eventos de grande importância, que a federação Francesa prossegue desde o estrondoso êxito conseguido no Mundial de 2007.
Logo no ano seguinte a França será palco do Mundial feminino, disputado este ano na Inglaterra, e que será uma extraordinária oportunidade de divulgação do rugby feminino em França e, por tabela, em toda a Europa Continental.

A NOVA ZELÂNDIA CONQUISTA O QUARTO TÍTULO MUNDIAL JUNIOR, ao vencer a Inglaterra na final do Campeonato disputado em Itália, por 33-22.
A competição começou a ser disputada em 2008, e só conheceu um vencedor - os Baby Blacks - que soma o impressionante total de 20 vitórias em 20 jogos realizados...
A competição dos Sub-20 ganha mais importância em cada ano, e é um viveiro de futuros internacionais dos países participantes, mas para isso trabalhámos muito duro nos últimos seis meses - somos como irmãos e sair daqui com uma vitória no Mundial é extraordinário comentou Beauden Barrett, o marcador do ensaio da vitória da final.

A CONFEDERAÇÃO SUL AMERICANA DE RUGBY (CONSUR) estabeleceu já o calendário da competição do segundo escalão do rugby sul americano, que se disputará no mês de Agosto, em Lima, no Perú, com a participação das seleções nacionais da Venezuela, Colombia, Costa Rica e Perú.
Na jornada inaugural o Perú defronta a Costa Rica e a Venezuela joga com a Colombia, e em simultâneo com este torneio, disputa-se um outro, entre as seleções juniores dos mesmos países.
O pontapé de saída da prova será dado no dia 21, domingo, a segunda jornada terá lugar na quarta, 24 de Agosto, e a última etapa será disputada no sábado, 27.

NOS SEVENS FEMININOS DA EUROPA FALTA APENAS JOGAR O TOP 12, concluídos que estão os torneios das Divisões 3 e 2, realizados respectivamente em 4 e 5 de Junho em Zanka, na Hungria, e em 2 e 3 de Julho em Riga, na Letónia.
Na Divisão 3 a Polónia foi a vencedora, batendo na final a Dinamarca por 22-0 - num jogo que foi apitado pela nossa Filipa Jales - e ganhou o direito a participar na Divisão 2 da próxima época, já que segundo julgamos saber, na competição feminina aplica-se o princípio do sobe um, desce um.
À subida da Polónia corresponde a descida de Israel, última classificada na Divisão 2, que foi ganha pela Ucrânia que derrotou na final a Suiça por expressivos 41-0.
Falta apenas saber quem vai descer do Top 12 - onde Portugal estará presente - que se disputa em Bucareste no fim de semana de 16 e 17 de Julho.

A ÉPOCA É PROPÍCIA À APRESENTAÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS e agora foi a vez da Irlanda mostrar como se vai vestir no próximo Mundial, e como será a sua camisola alternativa que se estreará em 13 de Agosto, quando os irlandeses defrontarem a França em Bordéus.
Esta será a primeira vez que a Irlanda utiliza o equipamento branco em jogos contra equipas do Tier 1 da IRB, com excepção dos realizados contra a África do Sul, e a camisola principal, na tradicional cor de esmeralda, é inspirada nas utilizadas nos finais do século XIX, incluindo a imagem de uma carcela descentrada, tal como aparece numa foto original encontrada nos arquivos da IRFU.

O CAJASOL CIENCIAS VENCEU O NACIONAL DE SEVENS DE ESPANHA ao derrotar na final a Santboiana por 24-19, no último torneio das Séries espanholas, disputado no domingo em Villajoyosa.
A equipa da casa, o CR La Vila, ficou com a terceira posição ao vencer o Barcelona por 24-17, enquanto no Campeonato Feminino o CRAT da Corunha levou o troféu, depois de derrotar o CR Cisneros por 22-5, em torneio realizado em Madrid.
Para o terceiro lugar o INEF de Barcelona venceu a UMA de Málaga por 26-0.

Sem comentários: