7 de novembro de 2020

QUATRO JOGOS EM ATRASO PARA DEFINIR QUEM VAI À LUTA PELO TÍTULO

Jornada sem surpresas, em que todos os favoritos venceram com bónus de ataque, deixando algumas dúvidas, embora vagas, na decisão das primeiras posições nos grupo A, B e D. 
O grupo C está arrumado, com o Direito a seguir diretamente para a fase do Título e a Agronomia a ter que disputar o playoff com o CDUP ou a Académica.

Vamos ver a situação grupo a grupo, atendendo ao resultado dos jogos de hoje.
GRUPO A - Cascais *43-5 Benfica (6-1)
Faltando disputar o jogo Belenenses-Cascais, o Belém segue na frente com 15 pontos e o Cascais está na segunda posição com 10.
O Cascais para conseguir ultrapassar o Belenenses na classificação final do grupo não só precisa vencer com ponto de bónus - o que faria com que as duas equipas acumulassem 15 pontos na tabela - como precisaria vencer por mais de 94 pontos de jogo, já que o Belenenses tem um diferencial de pontos marcados/sofridos igual a 135, enquanto os cascalenses não passam dos 41...
Então, podemos dizer com confiança que o Belenenses vai passar à fase do título diretamente, enquanto o Cascais terá que disputar o playoff com o segundo classificado do grupo B.
O Benfica termina a fase de apuramento sem ter conseguido nenhum ponto, e segue diretamente para a disputa do grupo da manutenção.

GRUPO B - Montemor 16-43* CDUL (1-7)
Este foi o primeiro jogo do Montemor nesta fase da prova, e são com ele os dois jogos adiados que faltam disputar, contra o Técnico em Montemor e contra o CDUL em Lisboa.
O Técnico segue na frente com 10 pontos na tabela, com o CDUL na segunda posição com 9 pontos.
Se o Técnico vencer o jogo em atraso com bónus, fica automaticamente apurado para a fase do título, deixando o segundo lugar para o CDUL. Mas se os engenheiros não conseguirem o ponto de bónus a situação fica mais complicada, pois se o CDUL vencer o jogo em atraso com bónus, as duas equipas ficarão empatadas com 14 pontos na tabela e embora o Técnico tenha vantagem nas contas do desempate, pois acumula um diferencial de pontos marcados/sofridos igual a 51 contra apenas 21 do CDUL, a diferença de 30 pontos não é impossível de ser eliminada... Não é impossível, mas também não é fácil!
Tudo indica que apenas uma não vitória do Técnico em Montemor lhe tirará a primeira posição final do grupo.
Quanto ao Montemor, o resultado de hoje em casa, indica que deverá ser derrotado nos dois jogos que tem em atraso, ficando destinado diretamente ao grupo da manutenção.

GRUPO C - São Miguel 17-45* Agronomia (2-7)
Com todos os jogos realizados o Direito venceu o grupo totalizando 18 pontos, e a Agronomia ficou na segunda posição com 11 pontos. Os agrónomos irão discutir a presença no grupo do título com o segundo classificado do grupo D, o que à partida nos diz que não será nada fácil...
O São Miguel, que não obteve qualquer ponto na classificação, vai discutir diretamente a manutenção na Divisão de Honra.

GRUPO D - Arcos de Valdevez 0-24* Académica (0-4)
A vitória bonificada dos pretos no Minho deixou a equipa na segunda posição com 10 pontos, atrás do CDUP que segue na frente com 14 pontos.
Como o jogo em atraso é precisamente o Académica-CDUP, tudo pode acontecer, embora dada a vantagem do CDUP no diferencial de pontos marcados/sofridos (113-29), exista alguma vantagem dos portuenses.
Na verdade apenas uma vitória da Académica com direito a ponto de bónus fará alterar a ordem da tabela, o que não sendo impossível, também não é nada fácil! Em caso de igualdade pontual no final do grupo, a vantagem é claramente do CDUP, ficando para os conimbricenses a realização do playoff com Agronomia na luta por um dos dois últimos lugares na disputa do título.

Então, e resumindo, de acordo com o que escrevemos acima, provavelmente teremos:

GRUPO DO TÍTULO
Direito, Belenenses, Técnico e CDUP +2

PLAY OFF (vencedores seguem para o grupo do título, vencidos vão disputar o grupo da manutenção)
Cascais - CDUL
Agronomia - Académica

GRUPO DA MANUTENÇÃO
Benfica, Montemor, São Miguel e Arcos de Valdevez +2

Vejam os quadros atualizados das classificações, e todos os resultados e jogos em atraso no hot-site que reservamos para a prova.

Sem comentários: