22 de outubro de 2020

DIVISÃO DE HONRA E PRIMEIRONA SEGUEM EM FRENTE... MAS ATÉ QUANDO?

A jornada do passado final de semana deu algumas indicações importantes quanto aos apuramentos para a fase final, embora nada seja ainda definitivo.
Mas com a jornada deste fim de semana é natural que algumas coisas fiquem esclarecidas.

No Grupo A (Belenenses, Cascais e Benfica) sem jogos em atraso, o Belenenses tem (praticamente) garantida a primeira posição na tabela e o automático apuramento para o grupo do título, bastando-lhe não perder com o Cascais (mesmo perdendo, ao Cascais ainda será necessário recuperar os 132 pontos de diferencial marcados/sofridos que tem em atraso na comparação com o Belém). 
Mas, a considerar o que se passou no jogo da primeira volta, o mais natural é que a vitória em casa, no Parque de Rugby de Belém, seja para os donos da casa.
O Benfica está já destinado a disputar o grupo da manutenção.

Quanto ao outro grupo que tem todos os jogos previstos já realizados, o Grupo C (Direito, Agronomia e São Miguel) a vitória já não pode escapar aos advogados, que seguem com 7 pontos de vantagem sobre Agronomia, com apenas um jogo por realizar. Para isso foi determinante a vitória conseguida no final de semana passado frente aos agrónomos por 29-15, na Tapada.
Mas apesar dessa indiferença, o Direito irá com certeza vencer o jogo deste final de semana frente ao São Miguel, enquanto ao São Miguel ainda restam esperanças matemáticas de conseguir a segunda posição no grupo. Para isso seria preciso uma vitória dos buldogues em Monsanto e depois outra frente a Agronomia na jornada derradeira...

No Grupo B (Técnico, CDUL e Montemor) temos dois jogos de atraso (Montemor-Técnico e CDUL-Montemor) o que complica tudo, embora os engenheiros tenham o apuramento automático nas mãos depois de terem ido ao universitário bater os donos da casa por 24-16, desforrando-se da derrota nas Olaias frente ao mesmo adversário por um ponto apenas. Este é um caso esclarecedor da importância dos pontos de bónus, sejam de ataque, sejam defensivos. O bónus conseguido no primeiro jogo pode (tudo indica) vir a ser decisivo.
Quanto ao Montemor nada se sabe... Sem ter realizado qualquer encontro este ano, fica difícil saber por onde anda o seu nível relativo aos adversários...

Finalmente no Grupo D (CDUP, Académica e CRAV) a situação é ainda mais complicada, pois o jogo em atraso entre Académica e CDUP deve ser aquele que vai ditar quem se apura automaticamente para a luta pelo título.
Enquanto isso, aos candidatos ainda resta a obrigação de não perderem pontos nos jogos que irão disputar com o Arcos de Valdevez, que parece estar destinado a disputar o grupo da manutenção.

MAS QUANDO SE COMPLETARÁ A FASE DE APURAMENTO DA D.H.?
Foi hoje divulgada a determinação governamental que impede a circulação de pessoas para fora do concelho do seu domicílio no final de semana de 31 de Outubro e 1 de Novembro, pelo que os últimos jogos desta fase ficam para já adiados...
Resta aguardarmos o que se irá passar, depois do cancelamento de todos os jogos internacionais pela Europe Rugby, com a referida disposição governamental de hoje, com os jogos em atraso e com outros que eventualmente venham a ser adiados...

PRIMEIRONA TEM SUA SEGUNDA JORNADA
Entretanto vai-se disputar a segunda jornada da 1ª Divisão sabendo-se desde já que o jogo entre o Jaguar (ER Galiza) e o Vila da Moite não se realiza, ficando assim dois jogos em atraso (o outro é o Vila da Moita-Évora).
Da jornada deste final de semana  destaque para os jogos entre o Braga e o Guimarães, com favoritismo para os vimaranenses, mas o maior desejo dos bragantinos é derrotar os seus rivais regionais! Portanto, tudo em aberto para esta partida!
No outro jogo do Grupo Norte/Centro, o Bairrada vai às Caldas da Rainha fazer a sua estreia na competição e dizer o que se pode esperar dele na discussão do apuramento.

O Grupo Sul, como já dissemos, não verá a realização do Jaguar-Vila da Moita, mas em compensação terá um Évora-Santarém de que ninguém de bom senso se atreve a antecipar o resultado!
As duas equipas fazem a sua estreia na prova, depois do adiamento do Vila da Moita-Évora e da folga na primeira jornada do Santarém. 
Mesmo com o jogo treino com o Cascais que os cavaleiros realizaram, não se pode dizer como estão as equipas, embora os jogos entre os dois conjuntos reúnam todas as condições para serem decisivos no apuramento!


Sem comentários: