11 de outubro de 2020

RESULTADOS DESNIVELADOS EM JORNADA INCOMPLETA DA DIVISÃO DE HONRA

Com a terceira jornada realizada no fim de semana completou-se a primeira volta da Fase de Apuramento, com excepção do Grupo B que leva dois jogos de atraso, e os resultados confirmam o grande desnível existente, que deixa duas das equipas de cada grupo claramente distanciadas da terceira equipa, restando apenas saber quem vai ficar na primeira posição, o que deve acontecer já no próximo dia da competição.

Note-se que o primeiro classificado de cada grupo da Fase de Apuramento avança automaticamente para a disputa do título, enquanto os quatro segundos classificados disputarão um play-off que definirá as duas últimas equipas a integrar aquele grupo de disputa da Fase Final.

Os dois derrotados do play-off juntar-se-ão aos quatro últimos classificados de cada grupo da Fase de Apuramento, para disputarem a manutenção na Divisão de Honra.

Neste fim de semana o Grupo B esteve mais uma vez parado, em consequência do caso de Covid-19 que foi testado positivo no Rugby Clube de Montemor, e nos restantes desafios o grande desnível entre os participantes foi novamente o grande destaque.

GRUPO A
BENFICA 10-50* CASCAIS (2-8)
O Cascais derrotou o Benfica marcando nove ensaios e sofrendo apenas dois, depois de na primeira

jornada ter sido derrotado pelo Belenenses por margem elevada (10-47) deixando a indicação que o desnível entre as três equipas é bem acentuado.

Com os resultados registados o Belenenses segue como principal candidato ao apuramento automático, da mesma forma que o Benfica parece condenado a disputar o Grupo da Manutenção. Para o Cascais o destino deverá ser a disputa do play-off.
(Resultado corrigido de acordo com Boletim de Jogo FPR)

GRUPO C
AGRONOMIA *52-15 SÃO MIGUEL (8-2)
A Agronomia venceu o São Miguel apontando oito ensaios e sofrendo dois, e ao contrário do que acontece no Grupo A, neste Grupo não se pode dizer que haja um favorito à vitória no final da Fase de Apuramento, já que o resultado dos agrónomos na primeira jornada apesar da derrota que sofreram (10-15 em Monsanto) deixa tudo em aberto para o segundo jogo com a equipa de Direito, que vai acontecer na próxima jornada.

Quanto ao São Miguel o seu destino será com certeza a passagem direta ao Grupo da Manutenção, depois das duas pesadas derrotas que já sofreu na competição.

GRUPO D
ACADÉMICA *39-15 ARCOS DE VALDEVEZ (6-2)
A Académica parece recuperada da derrota sofrida no Porto (21-40) e derrotou o Arcos de Valdevez com a marcação de seis ensaios e sofrendo dois, deixando em aberto, tal como no Grupo C, a discussão
quanto ao primeiro lugar no Grupo, o que só ficará esclarecido na próxima jornada quando os pretos receberem o CDU Porto em Coimbra.

O Arcos de Valdevez que foi afetado pela ausência de alguns jogadores bastante influentes, está aparentemente condenado ao Grupo da Manutenção.

Quanto ao Grupo B a situação poderá também ficar parcialmente esclarecida na terceira jornada, quando o CDU Lisboa receber o Técnico no segundo jogo entre as partes, e depois de um resultado bem equilibrado na primeira jornada (14-16) que favoreceu os universitários, mas onde os engenheiros marcaram dois ensaios e só sofreram um...
Se o Técnico conseguir reverter o resultado, então tudo ficará dependendo dos resultados das duas equipas com o Montemor, mas se o CDU Lisboa vencer quase certo é que ficará com a vaga automática no Grupo do Título.
Isto, claro se o Montemor não representar uma enorme surpresa e conseguir suplantar os seus dois adversários...

Veja os quadros completos de resultados e classificações no hot-site que dedicamos à prova.


Sem comentários: