8 de outubro de 2020

PRIMEIRA DIVISÃO ARRANCA NO SÁBADO, E LOUSÃ É DESTAQUE

Já tínhamos o artigo de abertura do Nacional da 1ª Divisão pronto, com natural destaque para aquele jogo que deveria ser o primeiro da competição, quando recebemos a informação que o jogo Rugby Vila da Moita - Clube de Rugby de Évora tinha sido adiado.

Infelizmente não foi o único a sofrer adiamento, já que o jogo da Divisão de Honra entre o CDUL e o Montemor teve igual destino.
Parece que vamos ter uma época marcada pelos adiamentos...

Nestas circunstâncias damos a primazia e a abertura da cobertura da prova ao jogo entra o Rugby Club da Lousã e o Braga, que se realiza no sábado às 15 horas no Estádio José Redondo.

E se a Lousã arranca como grande favorita ao apuramento para a disputa do título, mesmo tendo em consideração a sua voluntária presença na Primeirona em função de uma prevista renovação da equipa principal com utilização de prata da casa, a verdade é que logo ali estão mais três candidatos aos três lugares do apuramento, pelo que se pode imaginar que não vai haver espaço para distrações...
Quem não der tudo o que pode arrisca-se a estar fora da Fase do Título e a ter que lutar pela manutenção no escalão.

De acordo com o RC Lousã a quem agradecemos o comentário, o primeiro desafio era não parar o rugby, sob risco de perder muitos atletas para outras modalidades com menores exigências sanitárias, e se o modelo de competição nesta Fase - que foi aprovado pelos 10 clubes participantes - não é o que os clubes ambicionavam, com poucas jornadas e jogos de 15 em 15 dias, a verdade é que a Fase Final será bem competitiva, com as seis equipas mais organizadas a lutar pelo título realizando 10 jogos e depois meias finais e final, e as outras quatro também de verdadeira competição na luta pela manutenção.

Com a mesma ambição dos beirões teremos as equipas do Caldas, da Bairrada e de Guimarães, prometendo incerteza e luta dura até ao fim da Fase de Apuramento!
Apenas o Braga parece não ter (ainda) força para desafiar qualquer daqueles quatro fortes candidatos, mas é apenas uma questão de tempo: conhecendo o excelente trabalho que se tem desenvolvido na mais antiga cidade de Portugal, não temos dúvida que Braga se transformará em breve num grande centro de rugby no Norte de Portugal.
De qualquer maneira atendendo aos resultados conseguidos pelo Braga em casa no ano passado, não é de desconsiderar a possibilidade de qualquer um dos candidatos tropeçar na juventude bracarense, o que poderá determinar quem não é apurado para a disputa do título...

Na Estádio José Redondo, no sábado às 15 h, a equipa da Lousã recebe o Braga, enquanto às 15,30 h, na Pista Gémeos Castro, o Guimarães defronta o Caldas, primeiro braço de ferro entre candidatos ao apuramento!

O jogo entre o Rugby Vila da Moita e o Clube de Rugby de Évora foi adiado para o dia 17 de Outubro, pelo que o primeiro dia de competição no Grupo Sul contará apenas com a realização do encontro entre o Elvas e os Jaguares (ER Galiza), no Municipal de Évora, no sábado às 15 h.

O Évora é um tradicional candidato aos lugares cimeiros da Primeirona, a que se junta o Santarém, esta época reforçado com o regresso como treinador do internacional Bernardo Duarte, depois de uma longa participação na Confederação Brasileira de Rugby, e os Jaguares da Galiza que tiveram no ano passado uma estreia bem meritória no escalão, dando a impressão que o apuramento no Grupo Sul será dividido entre estes três candidatos.

Quanto ao Elvas e ao Vila da Moita a época apresenta-se como uma oportunidade de reforço da sua estrutura para futuras participações com outras ambições nas competições nacionais, mas não podemos deixar de exaltar o que os dois clubes têm feito na divulgação e desenvolvimento do rugby nacional!

DETALHES DO APURAMENTO
A Fase de Apuramento disputa-se em dois grupos de cinco equipas cada, apurando as três primeiras para a Fase do Título que será disputado pelas seis equipas a duas voltas, para finalmente os quatro primeiros disputarem o título em meias finais e final.

Por sua vez as duas últimas equipas de cada grupo disputarão também a duas voltas os últimos quatro lugares da classificação, cabendo ao último classificado defrontar num play-off o vencedor da Segundona, pela manutenção na 1ª Divisão ou descida à 2ª Divisão.

Entretanto tome nota deste link, onde poderá acompanhar todos os resultados e classificações da prova.




Sem comentários: