28 de novembro de 2019

DEFINIDOS GRUPOS DA D.H., TAÇA DE PORTUGAL E AGORA?

Concluída a 5ª jornada da fase inicial estão definidos os dois grupos da fase final, que vão disputar o título (os dois primeiros classificados de cada um dos três grupos da fase inicial) e a fuga à despromoção (as outras equipas que disputaram a fase inicial), embora ainda possa haver alterações na ordem de classificação entre os dois primeiros e os dois últimos de cada grupo, embora isso não tenha qualquer interesse em termos da sequência da prova.
Aliás, talvez fosse melhor nem disputarem a última jornada... não vai servir para nada... e a Lousã e a Académica sempre poupavam uma viagem a Lisboa, e o CDUP escusava de ir aos Arcos...

No único jogo aguardado com expectativa nesta 5ª jornada, o Técnico desforrou-se da derrota sofrida na primeira volta e bateu o Benfica por expressivos 48-11.

Note-se apenas para fim de análise, que apenas equipas da zona de Lisboa estarão na discussão do título, o que não abona nada de bom para o futuro do rugby nacional...

Vejam o quadro das classificações e os últimos resultados depois da 5ª jornada:


Verifiquei com certa surpresa diversas vozes que se levantaram agora contra o formato desta competição, mas que na altura própria ou o apoiaram, ou ficaram indiferentes à sua escolha, numa atitude que tenho que lamentar.
Existe um momento para cada coisa, e o Mão de Mestre não podia ter sido mais claro nas múltiplas críticas que fez ao dito formato, mas agora é aguentar meus filhos! 
Vocês - os clubes com assento na AG e com voz ativa nas últimas direções federativas - ficaram a ver e querem agora mostrar que foi contra a vossa vontade??!!

As últimas direções federativas (pelo menos nos últimos 10 anos) andaram a brincar com tudo isto, e agora é altura de começarem a receber os juros de tanta asneira e incompetência. Não vale a pena virem para a praça pública bater com as mãos no peito - melhor será começarem todos a pensar o que fazer e como fazer para endireitar o (muito) que está torto.

Agora vamos olhar para o que resta das competições nacionais e notar que na Divisão de Honra vamos ter no Grupo do Título as seguintes equipas: Agronomia, Belenenses, Cascais, CDUL, Direito e Técnico, com os respetivos jogos a começarem no final de semana de 7 e 8 de Dezembro.
Neste fase final vai existir uma grande paragem, sem jogos entre 19 de Janeiro e 4 de Abril, quer no grupo que disputa o título, quer no grupo da fuga à despromoção.
Embora se compreenda o motivo desta interrupção - a época internacional com os jogos da seleção nacional - custa a aceitar a decisão, que vai quebrar completamente o rugby nacional. Quando chegarmos a Abril, vai haver jogadores a perguntarem estes jogos são para quê???

E se a paragem pode beneficiar a seleção nacional - o que sinceramente duvido - com certeza elas não vão beneficiar em nada os clubes e os jogadores (não incluídos nos trabalhos dos Lobos) que devem aproveitar para ir de férias, fazer surf ou montanhismo... Talvez metade deles regresse ao rugby, mas cada vez mais encarando o nosso desporto como umas peladinhas que vamos fazendo...

Quanto ao Grupo da Despromoção, ele será disputado pela Académica, Arcos de Valdevez, Benfica, Cdup, Lousã e Montemor.
O último classificado deste grupo desce automaticamente à Primeirona, e o penúltimo classificado disputará com o 2º classificado da Primeirona a permanência na Divisão de Honra ou a despromoção à Primeirona, de acordo com o Regulamento da DH.

Consulte o quadro dos jogos com todos os resultados na página que dedicamos à prova. onde também se encontram as tabelas dos jogos da fase final dos dois grupos que a vão disputar.

TAÇA DE PORTUGAL, 1ª ELIMINATÓRIA DISPUTADA, E AGORA??
Mais uma vez nos encontramos numa situação estranha no rugby nacional.
Procurei nos sites da FPR, procurei nos Boletins Informativos e nada encontrei que me ajudasse a tomar conhecimento do que se passa com a Taça de Portugal.

Quanto ao site da FPR creio que é tempo para alguém que tenha um mínimo de bom senso e de ideias formadas no que refere ao tipo de informação e à forma como ela é dispensada, de tomar conta daquilo.
Aquilo, neste momento é um pedaço de lixo que nada nos diz. Informação atrasada, informação desconexa, e muito pouco que possa ser utilizado por quem queira fazer divulgação do rugby.
Visite o site, procure alguma coisa, e depois imagine um jornalista desportivo de qualquer grande meio de comunicação social português procurando alguma coisa.

Como por exemplo pelos Boletins Informativos, que nele não constam - para encontrar tem que ir ao antigo site da FPR, que está fora de uso há anos, pois no atual site, nada consta!
(Por favor não cortem o acesso ao site antigo antes de reformarem o atual!!!_)

Você abre o site da FPR, clica na etiqueta INSTITUCIONAL, e depois escolhe COMUNICADOS e o que lá encontra? Um comunicado da atual direção sobre uma fake news que anunciava a contratação de um tal  Jack Kendall pela FPR, e depois... Bem depois só dá para sorrir...


Claro que quem queira saber o que se passa em 2019, vai ter grandes dificuldades...

Por exemplo no que respeita à classificação da Taça Europcar Challenge, o site federativo mostra-nos um quadro que parece obedecer aos regulamentos como os conhecemos (tantos pontos por vitória, outros tantos por empate, pontos de bónus, etc.) mas quando você vai ver o Boletim Oficial da FPR, tudo muda de figura e a classificação surge em forma de ranking com variáveis desconhecidas e não previstas em qualquer regulamento desportivo divulgado pela FPR.

Acrescente-se ainda que na classificação do site constam 10 equipas, e neste tal ranking só estão 9. Um dos dois está errado...

E nunca se esqueçam que o Artigo 4º do atual Regulamento Geral de Competições diz:


Já que estamos a falar de coisas esquisitas, permitam-me comentar a proposta de alteração dos Estatutos da FPR - a AG respetiva deve ter acontecido no dia 23, mas ainda não temos conhecimento dos seus resultados - em que se faz expressa menção a Rugby Social e Rugby Inclusivo.
Fiquei surpreendido e fui procurar o que definiria esses termos. Mais uma vez nada encontrei, ficando por saber o que cada um desses termos quer realmente dizer e qual deverá ser o âmbito da sua aplicação...



Claro que existem muito mais coisas incompreensíveis, mas neste momento e como estamos a falar da Taça de Portugal, apenas gostaria de saber onde está o sorteio da mesma??? Não consta em lado nenhum, a primeira notícia que vi sobre a mesma foi o anúncio dos jogos da semana passada. Não encontrámos a divulgação do sorteio, não sabemos quem se junta aos 7 vencedores da 1ª eliminatória - temos 12 equipas na Divisão de Honra, o que faz 19 equipas - nem sabemos como se vai fazer para chegar, por exemplo aos oitavos de final onde jogam 16 equipas, ou aos quartos de final onde jogam 8 equipas...
Nos anos anteriores esse acerto era feito antes dos oitavos de final, onde apenas estariam 16 equipas.
Como vai ser agora?

Entretanto fiquem com os resultados da 1ª eliminatória





Sem comentários: