14 de dezembro de 2019

DIREITO SURPREENDE NA DIVISÃO DE HONRA, ÉVORA CONSOLIDA LIDERANÇA NA PRIMEIRONA

Direito surpreende na jornada inaugural da fase final do grupo do título, ao bater o CDUL por 44-16 e lidera a tabela com 5 pontos, enquanto Agronomia e Técnico partilham a segunda posição (com vantagem para os agrónomos nos fatores de desempate) depois de terem batido respectivamente o Cascais (17-11) e o Belenenses (33-30), com os vencidos a conseguirem o bónus defensivo.

O CDUL saiu da primeira jornada isolado na ultima posição, pois não conseguiu o tal pontito extra, e avança agora para a segunda jornada com a obrigação de ir vencer a Cascais, sob risco de se deixar atrasar de forma muito perigosa...
O problema é que o Cascais teve um bom comportamento frente a Agronomia e vai com certeza fazer tudo para conseguir vencer no seu primeiro jogo em casa.
Cascais-CDUL
Jogo no Campo da Guia, sábado às 14,30h.

O Belenenses que esteve perto de conseguir um resultado positivo (se não considerarmos o ponto de bónus conseguido) frente ao Técnico nas Olaias, vai receber no Restelo (porque não no Parque de Rugby do Belém??) a Agronomia que conseguiu uma difícil vitória em Cascais.
Jogo de grandes emoções, com aparente vantagem para os donos da casa...
Belenenses-Agronomia
Jogo no Estádio do Restelo, domingo, às 15h.

A terminar a segunda jornada o Direito volta a Monsanto depois de ter ido ao universitário derrotar de forma algo inesperada o CDUL por larga margem e marcando 6 ensaios - o que (não contando com as duas vitórias sobre a Lousã na fase de apuramento) não acontecia desde o passado mês de Maio quando os advogados venceram o mesmo CDUL por semelhantes 42-19.
Mas a história com o Técnico é bem diferente e em 2018-19, a equipa de Monsanto não conseguiu sobrepor-se à das Olaias, perdendo os dois encontros, por 12-27 na casa do Técnico e 26-20 no seu próprio terreno...
Então, de barriga cheia, o Direito tem pela frente um grande desafio, que nos irá esclarecer se o que aconteceu no fim de semana passado foi um acidente, ou significa que a equipa dos advogados pretende mesmo discutir as posições cimeiras da classificação...
Direito-Técnico
Jogo em Monsanto, domingo, às 12h.

NO GRUPO DA (FUGA À) DESPROMOÇÃO DESTAQUE PARA A VITÓRIA DO CDUP
O CDUP conseguiu o resultado de maior destaque da jornada ao vencer o Benfica em Lisboa por 29-28 e terá este final de semana um importante encontro ao receber no Porto a Académica de Coimbra que derrotou em casa a Lousã por 38-3.
CDUP-Académica
Jogo no Parque Desportivo de Ramalde, sábado, 19,30h.

O Montemor derrotou a equipa de Arcos de Valdevez por 40-6 e os arcuenses vão receber em casa o Benfica numa partida em que os encarnados são favoritos, mas em que o fator casa pode ser determinante.
Arcos de Valdevez-Benfica
Jogo no Municipal de Arcos de Valdevez, sábado, às 15h.

O terceiro encontro da jornada vai colocar frente a frente dois velhos rivais - Lousã e Montemor - com uma história de grandes desafios disputados na Primeirona, mas que agora se encontram na divisão principal, embora no grupo da fuga à despromoção.
Embora a vantagem seja dos alentejanos, os beirões podem aproveitar o fato do jogo se disputar em (campo perto de) casa para conseguirem os seus primeiros pontos da temporada.
Lousã-Montemor
Jogo em Miranda do Corvo, sábado, 15h.

Fiquem com a classificação atual dos dois grupos, os resultados da primeira jornada e os jogos do fim de semana



PRIMEIRONA COM ÉVORA MAIS DESTACADO NA LIDERANÇA
Uma vitória por 20-3 sobre o São Miguel que seguia na segunda posição apenas a 1 ponto do líder, aumentou a folga do Évora para 4 pontos sobre o... Caldas, que antes da jornada seguia na terceira posição.
Numa jornada sem pontos de bónus para as equipas vencedoras, os pelicanos foram a Santarém vencer por 22-9, e subiram isolados à segunda posição, encerrado o grupo da frente que parece ter o lugar nas meias finais em vias de se concretizar.

No grupo que luta pela quarta posição, o Guimarães derrotou o Braga numa partida em que se marcaram 90 pontos e 13 ensaios (49-41 com 7-6 em ensaios) e subiu à tão desejada posição, embora empatado em pontos com os Jaguares, que foram (inesperadamente!) perder a Elvas.

A vitória do Elvas por 13-12 sobre a ER Galiza, na primeira partida que disputou no Estádio Municipal, é um dos destaques da jornada e tirou os alentejanos da última posição graças aos factores de desempate.

A classificação indicada pela FPR não está correta, pois o primeiro fator de desempate são as vitórias obtidas, e tanto no desempate entre Elvas e Vila da Moita como no desempate entre o Guimarães e a ER Galiza esse fator favorece os alentejanos e os minhotos.

No último encontro da jornada o Vila da Moita e o Bairrada empataram a 28 pontos e estas duas equipas, com o Elvas e o Braga, são aquelas que, neste momento, lutam para evitar a despromoção...

Este fim de semana o destaque vai para o encontro entre os dois primeiros - Caldas-Évora - em jogo que se disputa no Municipal das Caldas da Rainha  no sábado (como todos os outros jogos da Primeirona) às 16h.
Mas é bom ter um olho no encontro entre o terceiro e o quarto classificados - São Miguel-Guimarães - que se disputa no Complexo de São João de Brito, às 15 horas (como todos os restantes encontros da divisão), embora os lisboetas partam com uma boa vantagem para o encontro.

No Campo da Caseta o Braga vai receber a ER Galiza e embora derrotada na semana passada a Galiza é favorita, enquanto na Moita da Anadia a Bairrada recebe o Santarém sem que haja um favorito antes do encontro começar...

Deixámos para o fim o encontro entre os dois últimos que se vai disputar no Campo do Gaio entre o Vila da Moita e o Elvas, e que será provavelmente decisivo quanto ao futuro das equipas...

Fiquem com o quadro da classificação e dos resultados da sétima jornada e os encontros deste final de semana.



Sem comentários: