29 de janeiro de 2019

2º TERÇO CHEGA AO FIM E PRIMEIRONA NÃO TEM MAIS EQUIPAS SEM DERROTAS

Vitória da Lousã sobre o Benfica (20-13) garante a liderança da prova aos beirões, e vitória do Montemor em Arcos de Valdevez (24-27) sem bónus de ataque mantém os mouflons a um ponto do primeiro lugar.
Quem mais beneficiou da vitória da Lousã, foi o Évora, que vencendo o São Miguel por 12-27, ultrapassou o Benfica na classificação, ocupando a terceira posição na tabela.


Mas o maior destaque da jornada vai para a primeira vitória do Guimarães na competição, batendo o Santarém por 31-24 e graças aos factores de desempate (no caso o melhor saldo de pontos marcados/sofridos) subiu à nona posição por troca com o Vila da Moita que teve uma jornada para esquecer e foi batido pelo Caldas por volumosos 92-6.

LOUSÃ 20-13 BENFICA (2-1)
Depois de terem sofrido a primeira derrota do campeonato no sábado anterior em Évora (28-3) este jogo apresentava-se muito importante para a reposição dos níveis de confiança dos beirões, mas era também uma oportunidade para o Benfica que venceu na jornada anterior em Santarém por 13-7, de tentar abrir o caminho para um dos dois primeiros lugares, que dão lugar à disputa das meias finais em casa..
Entrando com toda a força, a Lousã teve total domínio nos primeiros minutos de jogo, concretizando aos 10 minutos um bom ensaio que transformado colocou o resultado em 7-0. A partir daí o jogo foi-se repartindo pelos dois meios campos com uma nítida superioridade lousanense a nível de melés que eram constantemente arrastadas pelo forte conjunto dos seus avançados, e nos alinhamentos onde estes estiveram perfeitos, não perdendo um único em todo o encontro.
Aos 40 minutos os lousanenses aumentaram para 10-0 para logo na reposição de jogo os lisboetas reduzirem para 10-3, resultado com que chegou o intervalo.
No recomeço houve enorme pressão do Benfica que aproveitando uma falha de placagem empataram (10-10).
Esta fase do jogo ficou marcada por um vermelho direto a um jogador lousanense, que reduziu os beirões para 14 unidades, numa decisão do árbitro do encontro muito contestada pela equipa da casa. E foi a partir daqui, que, paradoxalmente, a equipa da Lousã melhorou os seus níveis de concentração e passou a dominar mais fortemente.
Aos 22 minutos empurraram uma mêlée para a área do Benfica e alcançaram o segundo ensaio (17-10).
Reduziu o Benfica (17-13) com nova penalidade, mas a diferença voltou a manter-se para a Lousã (20-13), com uma outra penalidade, definindo o resultado final.

CRAV 24-27 MONTEMOR (2-3)
As duas equipas vinham de vitórias folgadas na semana anterior, os arcuenses frente ao Guimarães (45-19), e os alentejanos frente ao Cladas (52-7) aguardando-se um jogo emotivo com as duas equipas bem motivadas.
Os minhotos entraram plenos de força, surpreendendo o o Montemor, um dos principais favoritos à vitória final na competição. 
No entanto todo o jogo foi muito equilibrado, com ambas as equipas a se equivalerem nas várias
fases do jogo. Os arcuenses pareceram sempre mais perigosos em jogo aberto e os alentejanos responderam com maior poderio nas formações ordenadas. 
A um ensaio inicial do Montemor fruto do trabalho de avançados, responderam os arcuenses com dois belos ensaios fruto de movimentações coletivas. 
Foi jogo sempre equilibrado e com várias mudanças na liderança do resultado, que ao intervalo se fixou em 18-17. 
Na segunda parte a tónica manteve-se, num jogo equilibrado e agradável de seguir, que terminou por imposição do arbitro após uma agressão do fiscal de linha indicado pelo Montemor, a um jogador dos Arcos de Valdevez, quando o resultado se encontrava em 24-27 e os arcuenses dispunham de uma penalidade em frente aos postes a cerca de 10 mt da linha de ensaio adversária.

2º TERÇO COMPLETO
Com este conjunto de resultados completou-se o segundo terço da prova e tal como fizemos quando o primeiro terço se completou, apresentamos o quadro da evolução da classificação durante estas seis últimas jornadas.
As variações foram menos, e quatro das equipas mantiveram a posição que traziam da sexta jornada (última do primeiro terço), sendo elas os dois primeiros (Lousã e Montemor), o quinto da tabela (São Miguel) e o CRAV, na oitava posição.

De resto acentua-se a luta entre terceiro e quarto (Évora e Benfica) que neste intervalo mudaram de posição por três vezes, o mesmo que aconteceu entre o sexto e o sétimo (Caldas e Santarém) que alternaram na tabela nas três últimas jornadas.

Como já referimos acima, o Guimarães conseguiu a sua primeira vitória e graças a isso e a um melhor goal-average trocaram de posição com o Vila da Moita, abandonando a lanterna vermelha pela primeira vez na temporada.



Foto de capa: João da Franca
Foto texto: FotoBeleza-Arcos

Sem comentários: