23 de janeiro de 2019

LOUSÃ TROPEÇA MAS NÃO CAI E MONTEMOR APROXIMA-SE DO TOPO

A derrota da Lousã em Évora por 28-3 é a nota dominante da 11ª jornada da Primeirona, deixando de haver qualquer equipa sem derrotas, e com um ponto apenas a separar os dois primeiros, depois da vitória com bónus por 52-7 do Montemor sobre o Caldas.

No mais importante encontro da jornada esteve bem o clube eborense, que foi superior e mereceu inteiramente a vitória, com destaque para a capacidade evidenciada no pack avançado e o aproveitamento dos buracos defensivos dos visitantes.
Frente ao Caldas o Montemor não sentiu dificuldades e venceu por larga margem, reduzindo a distância para o líder a um ponto apenas, e mantendo em aberto todas as possibilidades de conseguir atacar o primeiro lugar.

O Benfica, terceiro da tabela, recebeu o Santarém e sofreu para vencer por 13-7, e sem o bónus de ataque foi alcançado em número de pontos pelo Évora que conseguiu o ponto de bónus, embora mantendo a dianteira graças aos factores de desempate.
O Santarém por seu lado com o bónus defensivo igualou o Caldas em número de pontos, e com mais uma vitória no conjunto, ultrapassou os pelicanos na tabela classificativa.

Fora do grupo do play-off o São Miguel aumentou a vantagem sobre o Caldas e o Santarém ao derrotar o Vila da Moita por 24-7, enquanto o CRAV alargou a distância para os dois últimos ao bater o Guimarães por 45-19.

LOUSÃ RECEBE BENFICA 
Na 12ª jornada que se disputa já neste final de semana a Lousã vai ter um novo encontro de grande importância, recebendo no Estádio José Redondo o Benfica, que tem uma oportunidade de tentar o assalto (a prazo) a um dos primeiros lugares.
Na verdade se os encarnados forem bem sucedidos na viagem à terra dos beirões, vão reduzir a distância para o seu adversário do dia, de 8 pontos para apenas de 3 a 5, levantando a dúvida sobre quem serão as duas equipas a receber as meias finais da prova, em casa.

Os beirões - que tiveram em Évora uma exibição abaixo do que se poderia exigir, deixando que os chaparros fossem superiores em todos os aspectos do jogo, e um "comportamento" disciplinar com dois cartões amarelos e um vermelho direto - vão ter que se esforçar por mostrar que o jogo com o CR Évora não passou de um acidente, mas para isso terão que se comportar duma forma disciplinada e sem um vedetismo a que a liderança isolada pode ter conduzido.

O Montemor desloca-se aos Arcos de Valdevez e embora a distância na tabela seja grande, temos que nos lembrar que nas últimas partidas o CRAV tem subido de rendimento - não esqueçam que venceu a Lousã para a Taça de Portuga (ou seria já o anunciar duma baixa de forma dos beirões?) - e que em casa a equipa minhota é sempre um adversário poderoso.
Mas os mouflons parecem ter conseguido estabilizar a equipa e depois das duas derrotas na primeira volta, e provavelmente sairão de Arcos com mais uma vitória.

O Évora, último dos quatro primeiros, vai a Lisboa visitar o São Miguel e essa pode ser a última oportunidade para darem um passo em frente na tabela, embora estejam dependentes dos resultados dos outros três do grupo, e ainda da força de uns buldogs a poucos dias da inauguração oficial do seu novo complexo desportivo..
Note-se que em casa os miguelistas apenas cederam frente ao Montemor e à Lousã, e que na primeira volta, no Alentejo, o São Miguel derrotou o CR Évora por 24-19.
Ou seja, embora os chaparros venham de uma excelente vitória sobre a Lousã, não podem dormir à sombra desses louros se quiserem confirmar a sua posição no play-off.

O Guimarães recebe o Santarém na cidade-berço, e esta será uma das derradeiras oportunidades para os bravos conseguirem uma vitória, embora os cavaleiros tenham mostrado frente ao Benfica que sabem jogar e que são um adversário de peso, bem capaz de sair do Minho com a sua sexta vitória na prova.
Nas Caldas da Rainha os pelicanos recebem o Vila da Moita sendo a oportunidade para que seja esquecida a derrota frente ao Montemor e evitada a fuga do Santarém.


Sem comentários: