17 de janeiro de 2019

PRIMEIRONA REGRESSA EM FORÇA, DIVISÃO DE HONRA REGRESSA A 25%

Com a justificação dos compromissos internacionais da seleção nacional, a Divisão de Honra viu três dos seus quatro jogos adiados, enquanto a Primeirona teve o seu regresso em plano para festejar o Ano Novo, mantendo a Lousã a sua liderança sem alteração, com o Montemor à mesma distância, assim como o Évora e o Benfica, todos vencedores com direito a ponto de bónus.


No único encontro que não envolveu os quatro primeiros, o CR Arcos de Valdevez foi às Caldas da Rainha bater o clube de rugby da cidade das porcelanas, ganhando algum avanço em relação aos dois últimos que cada vez mais se afundam na classificação.

A vitória da Lousã era esperada e por si só não constitui notícia, mas as condições em que o jogo se realizou merecem toda a nossa atenção, já que mostram claramente qual deve ser a atitude de um clube de rugby face às dificuldades ou problemas do seu adversário.
Quando o autocarro do Vila da Moita quebrou, o Rugby Clube da Lousã fez aquilo que devia fazer: organizou o resgate da equipa ribatejana, e o jogo acabou por se realizar com meia hora de atraso.
O resultado de 84-10 favorável ao líder da prova nada interessa, a par da atitude do clube e dos seus dirigentes face ao infortúnio do Vila da Moita.

Nas Caldas o CRAV obteve uma vitória por 22-19 que talvez confirme a melhoria da equipa, que já tinha estado em evidência na última eliminatória da Taça ao bater a Lousã por 34-33, e embora as suas pretensões nesta época sejam limitadas, a verdade é que os arcuenses conseguiram amealhar mais alguns pontos que os afastam do fantasma da despromoção.

O São Miguel recebeu o Montemor que deu uma mostra do seu poder ao vencer a partida por 39-12, e garantiu que  a sua distância para o comandante se mantém sem alteração, enquanto o Benfica foi a Guimarães vencer por 36-17 e o Évora foi a Santarém vencer os cavaleiros por 34-16.
Todos estes vencedores somaram o ponto de bónus, o que se traduziu na manutenção das distâncias relativas entre os quatro primeiros.

RC LOUSÃ 84-10 VILA DA MOITA (13-1)
Uma viagem atribulada, com o autocarro do Rugby Vila da Moita a avariar depois do almoço - recusou-se a pegar - levou a que a equipa chegasse à Lousã bastante desgastada.
Valeu na circunstância a direção do RC Lousã ter conseguido em poucos minutos arranjar viaturas e deslocar-se a 30 Kms da Lousã para transportar os adversários.
Acertada a espera, o jogo começou, por acordo das 3 partes, com 45 minutos de atraso.
Mas o importante foi que se jogou, não se defraudando assim as muitas pessoas que pacientemente e sem criticas aguardaram o melhor que o rugby tem - os atletas a jogarem.
Face ao desgaste, e à atual diferença entre os dois conjuntos, não foi de estranhar que o jogo tivesse praticamente um só sentido.
No entanto nos primeiros 20 minutos o jogo foi muito agradável de seguir, com os visitantes a contrariarem com bastante qualidade o melhor jogo dos beirões.
Com 36-0 ao intervalo a segunda parte começou com o treinador lousanense a fazer entrar todos os restantes jogadores do banco, que aproveitando o desgaste dos alentejanos, foram aumentando o resultado para uns 84-10, fruto de 13 ensaios marcados e um ensaio sofrido.
De realçar que os visitantes nunca se deram por vencidos tendo inclusive alcançado aos 70 minutos o merecido ensaio de consolação.


Foto de João da Franca


2 comentários:

Manuel Picaró disse...

Alentejanos???
E também não são Ribatejanos...

Manuel Cabral disse...

Não se pretendeu tratar mal os ribatejanos! Foi apenas um lapso que (graças ao comentário!) já está corrigido!
E viva a Moita do Ribatejo!