17 de outubro de 2018

PRIMEIRONA ESTÁ DE VOLTA E TRAZ O PAÍS COM ELA!

Embora com algum atraso o Mão de Mestre está de volta à cobertura da mais nacional das competições de rugby em Portugal, numa época caracterizada pelo retorno de algumas das principais bandeiras do desporto, depois de uma aventura sem sentido que constituiu no aumento do número de equipas da Divisão de Honra (de 10 para 12) e na imediata redução da mesma (de 12 para 8) com a concentração de equipas nas três principais cidades do País.

A Primeirona sofreu com aquele aumento - foi necessário promover ao seu seio duas equipas que, eventualmente, ainda não estavam em condições de subir - e voltou a sofrer com aquela redução - que obrigou à descida à Segundona de quatro equipas (que só por acaso foram apenas três...) que tinham feito um esforço complementar para se integrarem num ritmo competitivo mais exigente.


Não sabemos se teria sido melhor aumentar a Primeirona para 12 equipas - talvez não... - mas o que sabemos é que o problema do rugby nacional não está na categoria de topo.
Bem pelo contrário, o que é urgente fazer no rugby português passa por uma revolução na Segundona e nos Emergentes, por forma a que seja possível o rugby nacional senior crescer e alargar-se a todos os cantos do País.

Mas deixemos esta análise para outros foruns - as discussões que o GD Direito provocou um pouco por todo o lado pode e deve ser um deles - e foquemos a nossa atenção naquela que é verdadeiramente uma competição nacional, em que se encontram representadas entre as 10 equipas que a compõem, nada menos que nove cidades ou Vilas de Portugal, faltando apenas a representação do Algarve para que a competição cobrisse o País do extremo norte, ao extremo sul!

CRAV e Guimarães representam o Norte na competição, enquanto a Lousã, Caldas e Santarém ficam como enviados do Centro, deixando para Évora, Montemor e Vila da Moita o estandarte do Sul, e apenas Lisboa (como é natural) tem dois representantes, no Benfica e no São Miguel!

Faço aqui um breve parêntesis para referir que pela primeira vez este ano a Segundona vai estar dividida em quatro zonas - Norte, Centro, Lisboa e Sul - o que pode ser um factor que contribua para o tal desenvolvimento regional que se espera ansiosamente...

Voltando à Primeirona, podemos juntar as equipas participantes em três grupos distintos, embora isso não signifique que as relações de qualidade se venham a manter durante a época.
No primeiro grupo temos as quatro equipas que desceram da Divisão de Honra - Montemor, Benfica, Lousã e Évora - e que deveriam ser aquelas com melhores condições de comandar a competição, para num segundo grupo termos as quatro finalistas da Primeirona do ano passado - CRAV, São Miguel, Caldas e Guimarães - que deveriam constituir um grupo de assalto aos quatro lugares dianteiros, e finalmente os quinto e sexto colocados na competição de 2017-18 - Santarém e Vila da Moita - onde o destaque vai naturalmente para os cavaleiros que terminaram a prova com os mesmos pontos do quarto classificado, ficando ausentes do play-off final em função dos factores de desempate.

Claro que a prova ainda está a aquecer os motores, mas Lousã, Montemor e Benfica confirmam para já a sua nomeação para o grupo principal, com o São Miguel, o Caldas e o CRAV a confirmarem a sua posição no play-off da temporada cessante, deixando apenas ao Évora uma certa fraqueza inicial, ficando a cauda do pelotão a cargo do Santarém, do Vila da Moita e do Guimarães - os três últimos apurados para a prova deste ano, embora por ordem diversa - que ainda não venceram este ano.
Mas atenção, estes comentários não pretendem dizer que esta será a ordem natural do decorrer da prova!
O que pensamos é que ainda estamos no início e muita coisa vai acontecer - por exemplo, o CRAV, que venceu a prova em 2017-18, não conseguiu pontuar em casa na primeira jornada contra o Caldas, e a Lousã na segunda jornada bateu pesadamente o seu colega de descida, o Évora...

O Mão de Mestre tentará oferecer aos seus leitores crónicas semanais sobre os jogos que se vão realizando, e manterá o quadro de resultados e a classificação actualizada no seu hot-site dedicado à competição aqui www.divisao1.maodemestre.com.

Sem comentários: