19 de outubro de 2018

BENFICA RECEBE LOUSÃ E AQUECE A PRIMEIRONA

Disputa-se este sábado a terceira jornada da Primeirona, onde apenas três equipas se mantém só com vitórias, o que vai deixar de acontecer já que duas delas se defrontam às 16 horas no Estádio 1º de Maio em Lisboa. São elas o Benfica e a Lousã.

Duas das quatro equipas despromovidas da Divisão de Honra, mas que graças ao convívio com os melhores conjuntos portugueses, se apresentam na Primeirona como primeiros favoritos aos lugares cimeiros da prova.

A Lousã vem a Lisboa com o espírito todo lá em cima, depois de ter batido na semana passada o Évora por expressivos 84-0, recordando-se que os alentejanos também vieram da Divisão de Honra, e aquele resultado deve para já ser olhado como um acidente de percurso...
Acresce a este facto que o jogo se realizou na Lousã, e a equipa beirã tem fama de ter um melhor comportamento nos jogos em casa do que quando viaja.
Este encontro com o Benfica pode servir para acabar com essa ideia - de que a Lousã viaja mal... - e que a equipa está decidida a lutar pelas posições cimeiras, quer nos jogos em casa, quer nas suas deslocações.
Com 119 pontos marcados e apenas sete sofridos, além dos 19 ensaios que marcou, a Lousã é neste momento o líder da prova, e a viagem ao terreno do Benfica pode constituir uma importante prova da sua capacidade.
O Benfica soma igualmente duas vitórias, mas apenas um ponto de bónus, já que na deslocação a Santarém e apesar da vitória não conseguiu melhor do que marcar dois ensaios.
Mas o Benfica tem ambições na prova, e vencer as partidas em casa é uma obrigação, sob risco de se ver atrasar na classificação.

Na outra partida, o Montemor, a outra despromovida e que é a ultima equipa que até agora só venceu, vai receber o CRAV, o campeão da Primeirona na época transacta, que começou a prova da pior maneira perdendo em casa com o Caldas mas que recuperou na segunda jornada derrotando em casa (por troca de jornada) o vizinho Guimarães.
Não vai ser um jogo fácil para o Montemor, embora seja favorito à partida, já que tem o factor casa a ajudar e mostrou nas duas primeiras jornadas que está disposto a lutar pelos lugares cimeiros desde já.
E também aqui cabe referir que aqueles que querem andar nos lugares do topo não podem perder pontos em casa.

Lambendo as feridas da pesada derrota sofrida na Lousã, o Évora recebe o São Miguel, com absoluta necessidade de esquecer o que se passou na segunda jornada e de mostrar que aquilo foi apenas um acidente.
Mas o São Miguel vem duma vitória reconfortante e pode aproveitar eventuais problemas dos chaparros para conseguir pontuar.

O Caldas que começou a prova da melhor maneira, roubando os pontos da vitória e um bónus ao CRAV, no jogo que disputaram em Arcos, perdeu em casa frente ao Montemor - nada de estranho nisso - e vai à Vila da Moita do Ribatejo tentar recuperar os pontos que deixou fugis na semana passada.
Note-se que o Caldas entende que "No que ao Caldas RC diz respeito, a continuidade da Equipa Sénior com base na manutenção da estrutura das duas épocas anteriores - totalmente proveniente da formação Pelicana, eventualmente reforçada com alguns jogadores experimentados, e que possam garantir o treino dos escalões de formação, será o objetivo principal, lutando, num quadro de competição muito mais exigente, pela manutenção nesta Divisão."
O Vila da Moita soma duas derrotas e nenhum ponto de bónus, e se quer lutar pela permanência tem que começar a somar resultados positivos, em especial nos jogos em casa.

Finalmente em Santarém os cavaleiros recebem o Guimarães, numa altura em que as duas equipas somam por derrotas os jogos realizados, com uma ligeira vantagem para os escalabitanos que conseguiram o ponto de bónus frente ao Benfica na passada semana.
O Guimarães ainda não pontuou e vai jogar fora pela terceira vez, num encontro em que o favoritismo fica com o Santarém a jogar em casa.

Foto de João da Franca

Sem comentários: