13 de agosto de 2015

RWC 2015 - MÃO DE MESTRE APRESENTA OS FINALISTAS - ÁFRICA DO SUL *

* Paul Tait
Informações do País
Oficialmente República da África do Sul, é um país localizado no extremo sul da África, entre os oceanos Atlântico e Indico. É um grande país, aproximadamente do tamanho da França e Espanha juntas.

Com onze idiomas oficiais é um país diversificado que ainda está tentando fortalecer sua identidade. 
O rugby tem um papel importantíssimo nessa tarefa. 
O desporto era historicamente dos brancos mas foi utilizado pelo governo do Nelson Mandela para mudar seu país e conseguiu como foi detalhado no seu livro e no filme de Hollywood, Invictus.


Mudanças aconteceram, aliás o governo quer muito mais. De facto a selecção ainda está dominada pelos brancos com poucos negros ou coloreds conseguindo espaço na equipa. 
A proporção da população branco é cerca de 9% enquanto de negro é 80% mas no campo parece que é o contrário. Para mudar isso há uma politica em que 7 dos 23 jogadores tem que ser não-brancos para todos os jogos no Campeonato do Mundo.

Entre os titulares os pontas Cornal Hendricks e Bryan Habana, o centro Damian de Allende e o pilar Tendai Mtawarira não são brancos. Assim jogadores como JP Pietersen, Trevor Nyakane, Oupa Mohojé deveriam estar nas reservas. Também poderia ser a oportunidade para jogadores como Rudy Paige, Elton Jantjies e Scarra Ntubeni.

O rugby no país é profissional com uma liga doméstica - o Currie Cup - e cinco franquias no Super Rugby. 
O número aumentará para seis no ano que vem. 
Como a África do Sul está abrangida pela Lei de Kolpak os sul africanos podem jogam nas ligas europeia da mesma forma que um nacional da união europeu. Consequentemente há muitos sul africanos no velho continente.

A selecção para o mundial deveria contar com titulares que jogam em países incluindo França e Inglaterra e até podem contar com jogadores que jogam no Japão e Irlanda do Norte.

A África do Sul é um país em desenvolvimento e é um membro do BRICS. As cidades de Port Elizabeth, Durban, Grande Johannesburgo e a Cidade do Cabo são as mais desenvolvidas. 
Em todos, a pobreza ainda é prevalecente, apesar dos esforços do governo. 
Em consequência a grande maioria dos sul africanos são pobres. O desemprego é extremamente alto, e a desigualdade de renda é aproximadamente igual à do Brasil.

A PrevisãoOs Springboks terão um grupo tranquilo e conseguirão ganhar todos os seus quatro jogos com pelo menos três pontos de bonificação. 
Sua campanha começará contra Japão no segundo dia do campeonato. Um fato incrível é que será o primeiro jogo na história entre os países.

Eles nunca se cruzaram em mundiais antes e nunca jogaram entre si. A situação é, francamente, uma vergonha porém é a realidade - as mesmas equipas se enfrentam com frequência. 
Samoa é diferente porque os Springboks já tiveram oito jogos contra Samoa e caiu no mesmo grupo em quatro dos cinco mundiais desde que a África do Sul abandonou o apartheid.

Os Springboks tem uma história forte com oito vitórias e nenhuma derrota contra os Samoanos. 
O jogo mais recente foi em 2013 com os Africanos vencendo por 56-23 na cidade de Pretória. 
Ou seja, os Springboks deverão ter duas vitórias fortes para estarem na liderança do grupo com 10 pontos quando viajarem para Newcastle para o terceiro jogo.

Contra a Escócia não é fácil para ninguém. Seu estilo de jogo é limitado no ataque mas extremamente bem organizado. 
Para vencer na chuva é complicado e, de fato, a África do Sul perdeu cinco vezes contra a Escócia na sua história. 
O jogo mais recente foi uma massacre de 55-6, porém a Escócia venceu por 21-17 em Murrayfield em 2010.

Newcastle é a cidade mais ao norte que receberá jogos no mundial e é perto da divisão com a Escócia. 
Realmente não foi escolhida por acaso. Se tiver chuva e vento os europeus terão uma óptima chance de vencer. 
Mas, na verdade, é um jogo que os Springboks deverão vencer por 15 pontos pelo menos.

Os Boks terminarão contra os EUA Eagles na cidade de Londres quatro dias depois. 
Já saberá se é campeão do grupo ou não. Só terá três dias de descanso e, assim, os Africanos jogarão com suas reservas. 
A estratégia também ajudará a preparar os quartos de final, o difícil jogo contra o segundo colocado do grupo A, o grupo do morte.

Mesmo assim, os Springboks são jogadores totalmente profissionais e ganharão com ou sem seus titulares. 
No quartos pode enfrentar qualquer membro do grupo A menos o Uruguai, mas o mais provável é que seja a Austrália. Os Africanos são superiores e deverão vencer o jogo.

Nas Meias Finais jogarão contra o vencedor do Quarto de Final que provavelmente oporá Nova Zelândia a Irlanda. Sendo assim será a primeira Meia Final entre os Springboks e os All Blacks na história do Campeonato do Mundo. Já se enfrentaram na final do mundial de 1995, na decisão do Bronze de 1999 e nos Quartos de Final de 2003. 
Os Africanos venceram duas vezes e os All Blacks uma.

Se realmente for uma Meia Final entre os dois melhores colocados no ranking mundial, hoje acredito que a África do Sul vencerá e disputará a final e também vencerá.


Sem comentários: