3 de agosto de 2015

RWC 2015 - MÃO DE MESTRE APRESENTA OS FINALISTAS - IRLANDA *

* Paul Tait
Informações do País
A Irlanda é um dos países mais tradicionais do mundo do rugby e actualmente está considerado entre os melhores. Apesar disso nunca conseguiu ir mais longe do que os quartos de final.

Teve óptimas oportunidades, apresentando grandes equipas nos mundiais de 1991, 2003, 2007 e 2011 porém a sorte dos irlandeses manteve-se sem alteração.


A selecção não representa um país mas sim uma ilha.
Dentro da ilha existem a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, mas joga rugby como se fosse parte da República. 
Assim o rugby é totalmente diferente de futebol porque a FIFA considera as duas Irlandas como entidades diferentes mas o World Rugby não. 
Realmente Irlanda é um caso curioso e não há exemplos iguais.


O capital da República da Irlanda, Dublin é onde a sede do World Rugby está localizada e as duas Irlandas querem organizar o mundial de 2023, que seria o quinto campeonato com jogos no Reino Unido. 
Os quatro membros do Reino Unido são forças do rugby mundial e suas federações são conhecidas como as 'Home Unions', um grupo que tem mais poder do que merecer ter no World Rugby.

A República da Irlanda é uma república constitucional e é considerado como um país desenvolvido. O estado foi fundado em 1921 como o Estado Livre Irlandês. 
Mesmo que com a mudança política, a selecção de rugby da Irlanda não foi modificado e continua igual até hoje.

Dentro da ilha são quatro províncias - Connacht, Leinster, Munster e Ulster. 
As quatro têm uma equipa profissional cada, e jogam no Pro 12 junto com equipas da Escócia, Itália e País de Gales. Leinster, Munster e Ulster já foram campeões europeus.

Praticamente todos os jogadores da selecção jogam na Irlanda mas poucos pelo Connacht. 
A Irlanda tem uma política que não permite ter mais de um jogador não-irlandês ou não elegível por posição nas três províncias mais fortes. 
Para ser elegível, um jogador precisa de três anos de residência ou ser filho ou neto de um irlandês.

Assim, há estrangeiros como Michael Bent, Issac Boss, Rob Herring, Jared Payne, Richardt Strauss e Dan Tuohy na selecção. 
Actualmente só o capitão, Paul O'Connell não joga na ilha. Ele jogará pelo Toulon depois do mundial e Jonathan Sexton voltará para Leinster, depois de ter jogado no Racing 92.

A previsão
A Irlanda terá jogos em apenas duas cidades no mundial e são cidades familiares para jogadores. Começará no Millennium Stadium de Cardiff contra o Canadá e terminará no mesmo estádio contra a França.
Deverá vencer o primeiro e poderá vencer o segundo, porém é mais provável que a França ganhe.

A Irlanda conseguiu bons resultados contra a França nos anos recentes, porém não marcaram muitos ensaios e a França nunca jogou bem.
Em mundiais anteriores, a França sempre conseguiu ser melhor e este ano não será diferente.

Os cinco pontos que deverá conquistar contra o Canadá serão acumulados com mais cinco contra Roménia e quatro contra Itália. Ambos europeus, serão rivais complicados, porém não têm tanto talento quanto a Irlanda espalhado pelo campo.

Contra seus rivais no Mundial, a Irlanda tem histórias fortes contra todos.
Ganhou cinco vezes e empatou uma vez contra o Canadá, tem 31 vitórias, 55 derrotas e sete empates contra a França, 20 vitórias e quatro derrotas contra a Itália e venceu todos os oito jogos contra a Roménia.

A previsão é que a Irlanda será o segundo colocado no Grupo D e avançará para quartos de final onde enfrentará a Nova Zelândia e será eliminada.


5 comentários:

EnGdoPau disse...

Pelo que já li sobre os países analisados há 3 que vão cair nas meias finais. A Inglaterra, nova zelandia e a França. Mas só dois podem ser eliminados. Não terá havido erro?

Claudio disse...

Peço desculpa por este comentário não ter a ver com o post, mas jogou a semana passada com a camisola do Carcassonne um jovem dos espoirs aparentemente lusodescendente. Chama-se Bryan de Carvalho e é talonador. Jogo do Carcassonne contra o Aurillac onde o Zé Lima marcou um ensaio. Parabéns !

Duarte disse...

Em que posição jogou?

Claudio disse...

Pedro Bettencourt titular amanhá contra o Toulon, que bom !!!!

Claudio disse...

http://www.dailymotion.com/video/x2zuhj0_live-rct-asm_sport