25 de agosto de 2015

RWC 2015 - MÃO DE MESTRE APRESENTA OS FINALISTAS - ARGENTINA *

* Paul Tait
Informações do País
Oficialmente a República Argentina, o país é o segundo maior da América do Sul em território e o terceiro em população. É o oitavo maior do planeta e o maior entre as nações de língua espanhola.

Com 41 milhões de habitantes está entre os maiores dos participantes no mundial de rugby e além de França é o único que não fala inglês que terá condições de jogar nos Quartos de Finais.
A importância da Argentina no rugby global é simplesmente enorme.



Com um time forte das Américas o mundial tem muito mais credibilidade do que teria sem ele. Infelizmente os governantes do desporto demoraram para perceber e a Argentina só entrou no Rugby Championship em 2014 e não em 2004 quando estava mais do que pronta.

No entanto a Argentina ainda não tem uma representação semelhante à da Escócia no World Rugby. Enquanto a Escócia tem dois votos no Council, a Argentina tem um. A Itália também não tem dois votos, mas o País de Gales tem sim.
A realidade mudou mas os votos não, por enquanto.

Argentina é um país do terceiro mundo mas é a terceira maior economia da América Latina, com uma alta qualidade de vida e um PIB elevado.

Pela primeira vez na sua história Argentina está entrando num mundial de rugby bem preparada.
Em mundiais anteriores a Argentina não teve jogos de preparação como o Rugby Championship. Com isso os Pumas entrarão no Campeonato do Mundo com uma equipa para ser respeitada mais do que nunca.

Os resultados no campo em 2014 e 2015 mostraram que o time tem condições de verdade.
As vitórias em Paris e Durban são exemplos concretos de uma equipa com condições até de vencer o titulo.

Ainda não conseguiu derrotar os All Blacks mas o grupo é favorável com as duas equipas no mesmo grupo, antes do play-offs.

Daniel Hourcade já definiu sua lista de 31 jogadores e ela foi recebida com surpresa. Eu mesmo vi a lista com algumas objecções.
Quatro que não mereceram ficar fora são Gonzalo Camacho, Benjamín Macome, Manuel Carizza, e Tomás Lezana

Camacho jogou muito bem contra os Wallabies no Rugby Championship mas está considerado um risco pelo fato que ainda não está 100%. Ele perdeu quase dois anos de rugby quando se lesionou contra os All Blacks em 2013.
Com ele em campo o resultado foi claro - Camacho é muito melhor no ataque do que Horacio Agulla.

A situação está muito complicada pelo fato que Manuel Montero não jogará no mundial.
Montero e Juan Imhoff são os melhores pontas, sem dúvida, que a Argentina tem.
Depois na lista vem Camacho, Santiago Cordero, Lucas González Amorosino e, no ultimo, lugar Agulla.
O ponta do Bath terá que ser centro ou estar fora dos planos, mas estará no mundial como ponta.

Macome não jogará pelo fato que Hourcade tem muitos opções na posição natural dele como nº 8. Ele também pode jogar como segunda linha mas Hourcada escolheu levar quatro especialistas e não houve lugar para Carizza, uma surpresa.
Ele ficou fora por motivos da união da equipa e não por causa do seu rugby.

Por fim Lezana perdeu a luta dele contra Javier Ortega Desio com a idade sendo um factor enorme na decisão. Lezana tem apenas 20 anos e será um Puma por muito tempo.

Além de Camacho e Montero os pilares Matías Díaz e Juan Figallo também não jogarão no Campeonato do Mundo.
Tudo estava pronto para Figallo jogar como titular e quando ele foi confirmado fora da equipa, Díaz entrou para ser a terceira opção de pilar direito.
Sem eles a oportunidade de Juan Pablo Orlandi chegou.

Entre os 31 jogadores 20 deles jogarão o Super Rugby no ano que vem pela franquia Argentina que é a primeira equipa profissional de rugby na história do país.
Entres os jogadores muitos tem anos de experiência nas ligas europeias. Esta combinação de juventude e experiência trouxe as vitórias no Rugby Championship.

A Previsão
Argentina terá um Grupo negociável. Isso é novo para a Argentina que sempre caiu um grupos complicados.
Desta vez enfrentará Tonga como o segundo maior adversário em vez da Escócia ou da Irlanda.

A Argentina começará contra os All Blacks, o favorito pelo titulo e uma vitória seria histórica. É possível, porém muito complicado.
De qualquer maneira os três outros jogos vão ser menos difíceis e a Argentina vencerá todos.

Assim os Pumas enfrentarão o vencedor do Grupo D nos Quartos de Finais, provavelmente a França. Isso é um jogo que Argentina deverá vencer e assim chegar às Meias Finais pela segunda vez na sua história.

Poderá ser contra várias equipas mas o mais provável é que seja a Inglaterra, um conjunto que a Argentina tem a qualidade de vencer, além da estratégia.


Sem comentários: