25 de março de 2019

MONTEMOR E BENFICA DISPUTAM FINAL DA PRIMEIRONA

Vencendo o Évora por 33-0, o Montemor garantiu a sua presença na final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, em que defrontará o Benfica que foi à Lousã vencer por 8-6, num jogo que infelizmente ficou marcado por grave incidente ocorrido depois do apito final do árbitro.

Num desafio com mais de um milhar de espectadores - número não muito habitual em Portugal - o terceiro classificado da fase de apuramento derrotou o segundo classificado por 6-8 num desafio de grande equilíbrio, em que houve o domínio das defesas sobre os ataques, e que chegou ao intervalo com um empate a três pontos.

O segundo tempo continuou com o mesmo equilíbrio e o Benfica marcou o único ensaio da partida ultrapassando os beirões no marcador que ficou em 6-8 e assegurando a presença na final que dará acesso à Divisão de Honra.

A propósito de Divisão de Honra fala-se que a constituição da divisão principal vai mais uma vez ser alterada, com o regresso ao formato de 6 + 6, que foi utilizado na segunda parte da prova na época 2017-2018.
Falaremos deste assunto em postagem separada.

Infelizmente o jogo da Lousã ficou marcado por um grave incidente que ocorreu no final do encontro, quando, depois do apito final e dos tradicionais cumprimentos entre as duas equipas, um espectador arremessou uma garrafa de cerveja na direção do árbitro, a quem atingiu na cabeça provocando uma lesão que obrigou à assistência ao atingido no Centro de Saúde da Lousã.
Do ocorrido foi apresentada queixa pelos dirigentes da Lousã no posto local da GNR, estando identificado o indivíduo que arremessou a garrafa.

Tudo isto é lamentável e mostra claramente que nunca se está ao abrigo de acontecimentos desta natureza, mas que os jogadores, os clubes, os dirigentes, a Federação como um todo, têm que assumir qual a postura que pretendem ver perdurar nos campos de rugby em Portugal, e impôr o reinado dos Valores e do Espírito como o conhecemos até à entrada na era profissional, com a predominância da Disciplina, do Respeito, da Integridade, da Paixão e da Solidariedade, sobre o vencer a todo o custo, a falta de respeito pelo adversário, a competição acima de tudo!

No meio disto tudo aguarda-se que haja bom senso na análise da situação e mão firme na punição do infrator, sem prejuízo acentuado do clube dono do campo, mas que acaba por não ser o direto responsável nos acontecimentos.
Quanto ao infrator, a punição deve decorrer do que seja disposto no Código Disciplinar da FPR, mas também numa atuação educadora por parte do tribunal que acabará por julgar o caso, já que o mesmo ultrapassa claramente o âmbito dos conflitos desportivos, e a decisão deve ser um exemplo para todos.

À hora em que escrevemos este artigo ainda não se conhece onde, em que dia e a que hora será disputada a final da competição, pelo que apresentamos o nosso quadro da fase final sem essa indicação.


Sem comentários: