17 de fevereiro de 2019

LOBOS VENCEM POLÓNIA E JOGO ENTRA NA HISTÓRIA DAS MAIORES VITÓRIAS LUSITANAS

Portugal bate a Polónia por 65-5 estabelecendo novo máximo nos resultados entre as duas equipas, e excede as expectativas que exigiam uma vitória no encontro.

O resultado confirma aquilo que acontece desde que Portugal foi despromovido para o Europe Trophy (sem jogo de play-off), ou seja uma clara superioridade dos Lobos em relação ao conjunto das restantes equipas que disputam a prova, deixando, como aconteceu nos dois últimos anos, a decisão mais importante do ano - a subida ou não de escalão - a um artificial play-off criado para benefício das piores equipas do Europe Championship, mas que exercem clara influência nas decisões da Rugby Europe (Alemanha e Bélgica) ao contrário do que acontece com Portugal que nos últimos anos perdeu todo o peso que anteriormente tinha naquela confederação europeia.


Oito ensaios (de Jean Sousa, João Belo, Salvador Vassalo (2), Manuel Marta, Rodrigo Marta, Duarte Diniz e António Cortes), cinco penalidades e outras tantas transformações (de Jorge Abecasis) obrigam-nos a recuar até novembro de 2103 (contra o Brasil, em São Paulo) para encontrar um resultado tão expressivo e que denota um bom espírito de ataque, essencial para o sucesso no Jogo de Rugby.

Esta foi a 275ª partida realizada por Portugal, e simultaneamente a 111ª vitória dos Lobos, que passa a ser a terceira maior vitória de sempre da nossa equipa nacional, apenas atrás do já referido encontro contra o Brasil em São Paulo por 68-0, no dia 15 de novembro de 2013, e do jogo contra a Alemanha em 27 de fevereiro de 2010, quando vencemos por 69-0 em Heusenstamm.
Ao mesmo tempo o jogo de ontem passa ainda a ser a maior vitória de sempre conseguida em território nacional.

Veja o quadro das 10 maiores vitórias lusitanas atendendo a dois critérios diferentes. No primeiro quadro temos as 10 vitórias com mais pontos marcados e no segundo temos as 10 vitórias com maior diferencial de pontos marcados/sofridos, verificando-se que nos dois casos os seis primeiros lugares são os mesmos




Pode consultar a história da seleção nacional de XV no hot-site que lhe dedicamos.

Foto de Capa: Rugby Photos by Luis Cabelo

1 comentário:

Henri Carvalho disse...

Content de voir que des articles sur la selection nationale sont de nouveau publiés car os Lobos ont été sont et seront la seule vitrine du rugby au Portugal, si tant est que l'on souhaite voir son développement.

Bravo à l'équipe pour son très bon match face à la Pologne et Bravo en particulier à Jean Sousa et Tomas Appleton pour leur excellent match !