9 de fevereiro de 2019

JORNADA INCOMPLETA ISOLA MAIS LOUSÃ E MONTEMOR NA FRENTE

A vitória da Lousã em Guimarães (13-53) e do Montemor frente ao Vila da Moita (106-0) ambas com ponto de bónus, isolam mais os dois primeiros na tabela, graças às derrotas do Évora em Arcos de Valdevez (10-11) e do Benfica nas Caldas (29-30).

Com o São Miguel-Santarém adiado para a próxima sexta feira, o Caldas assume a cabeça do grupo de perseguição, a 14 pontos do quarto lugar onde se encontra o Benfica, primeira das quatro equipas que deverão disputar o play-off.


E dizemos "deverão" porque embora matematicamente seja ainda possível ver o quarto lugar ocupado pelos Caldas ou pelo São Miguel (ou mesmo pelo CRAV!), os 14 pontos de vantagem do Benfica sobre o Caldas (ou os 17, 13 ou 12! de vantagem sobre o São Miguel) dificilmente serão absorvidos nas quatro jornadas que ainda falta serem realizadas.
E se dizemos isto em relação ao Benfica, com mais razão o dizemos em relação ao Évora, que tem mais quatro pontos que os encarnados na tabela classificativa.

Dos resultados do fim de semana o destaque vai para a vitória dos pelicanos sobre o Benfica, que confirmam assim a sua posição no segundo terço da classificação, depois de nos jogos em casa terem conseguido quatro das suas seis vitórias (frente ao São Miguel, Vila da Moita, Guimarães e Benfica) além de um empate com o Évora.
Nos quatro jogos que ainda lhe falta realizar, o Caldas apenas jogará mais um em casa (Lousã na 16ª jornada), tendo que se deslocar a Santarém, Lisboa (São Miguel) e Arcos de Valdevez.

Quanto ao São Miguel que vai defrontar o Santarém a contar para a jornada 14 apenas na próxima sexta feira à noite, note-se que contou na primeira volta com cinco vitórias e quatro derrotas, mas o seu rendimento baixou um pouco e nos quatro jogos que realizou até agora na segunda volta, apenas conseguiu uma vitória - frente ao Vila da Moita.
Das cinco vitórias da primeira volta, o São Miguel venceu o Évora e o Benfica, equipas com quem já perdeu na segunda volta, mas perdeu com o seu (agora) adversário direto, o Caldas, com quem ainda terá de medir forças na penúltima jornada.

Outra nota de referência tem sido o comportamento do CRAV, que depois de registar sete derrotas nos nove encontros da primeira volta, nos cinco que disputou na segunda volta somou quatro vitórias.

Uma última nota para referir que muito dificilmente os dois primeiros - Lousã e Montemor - serão desalojados e perderão o privilégio de disputar a meia final da competição em casa, embora possa haver uma troca de posição entre os dois, sem reflexo direto nas referidas meias finais.


Sem comentários: