11 de abril de 2018

ESTÃO AÍ AS MEIAS FINAIS DAS COMPETIÇÕES NACIONAIS - SEGUNDONA

É já neste fim de semana que arrancam os jogos das fases eliminatórias dos três campeonatos nacionais de seniores, com a 1ª mão das meias finais da Segundona a dar o pontapé de saída.

O jogo inaugural vai acontecer às 15,30 horas de sábado dia 14, e terá lugar na Sobreposta, Braga, onde o Braga Rugby vai receber a ER Galiza.

O outro jogo desta 1ª mão das meias finais acontece no Estádio Municipal de Elvas, onde o Rugby Clube local recebe a Agrária de Coimbra, no domingo às 15 horas, e é curioso verificar que o equilíbrio entre os participantes foi enorme, com os quatro semifinalistas a contarem por vitórias todos os jogos que disputaram, com excepção de um, contra a outra equipa apurada na sua zona!


Na zona Sul/Lisboa a ER Galiza e o CR Elvas terminaram com o mesmo número de pontos na tabela, e foi necessário recorrer aos factores de desempate para se saber quem ficou no topo da tabela, sendo a vantagem da Escolinha da Galiza, que teve um melhor saldo entre pontos marcados e sofridos, já que as duas equipas não apenas tiveram o mesmo número final de pontos classificativos, como também empataram no número de vitórias, primeiro factor a ser considerado.

Mesmo assim reparem que a diferença foi apenas de 17 pontos (o saldo da ER Galiza foi de 577 pontos, enquanto o Elvas teve um saldo de 560), e que também no que diz respeito a ensaios o equilíbrio foi grande, com a vantagem a pertencer à Escolinha com 94 ensaios de saldo contra 91 dos alentejanos.

Já na zona Norte/Centro não foi necessário recorrer aos factores de desempate, já que a Agrária conseguiu um ponto de bónus mais que o seu directo rival, terminado a fase de apuramento com 34 pontos classificativos contra os 33 do Braga, mas mesmo assim as duas equipas só perderam um dos jogos que fizeram contra a outra, tendo vencido todos os restantes.

Agora na 1ª mão das meias finais as equipas classificadas em segundo lugar de cada zona recebe em sua casa a equipa que terminou em primeiro lugar da outra zona, fazendo assim com que a Agrária jogue em Elvas e a Galiza vá até Braga.

Será interessante acompanhar estes jogos, que nos vão dizer se existe equilíbrio entre as duas zonas de disputa da prova, ou se uma delas prevalece sobre a outra.


Quadro completo dos resultados aqui

Sem comentários: