17 de março de 2018

CRAV (QUASE) GARANTE LIDERANÇA FINAL, E SANTARÉM (QUASE) GARANTE PRESENÇA NAS MEIAS FINAIS

A vitória do Vila da Moita no Algarve, frente ao Loulé por 18-0, encerrou a penúltima jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão (agora CN 2) e conjugada com a derrota do CR Técnico em Santarém por 45-5 encerrou definitivamente a questão de quem desce à Segundona e quem vai defrontar o vencedor do 3º escalão nacional, por uma vaga na Primeirona da próxima época.

O CRAV, líder da classificação, recebeu e bateu a Bairrada por 24-10, enquanto o Caldas que segue na segunda posição derrotou o Guimarães por 38-7, e ambas conseguiram o ponto de bónus, pelo que naturalmente a liderança da prova não sofreu alteração.

Condenadas ao rebaixamento - a menos que haja uma derradeiro golpe de rins federativos e se altere o formato previsto para as competições em 2018/2019 - estão as equipas do CR Técnico, Bairrada e Loulé, juntamente com o desaparecido Vitória de Setúbal que se desconhece se voltará a surgir nas competições nacionais.

O Vila da Moita tem já garantida a presença no playoff acima referido, enquanto uma vitória do Guimarães sobre os moitenses na derradeira jornada com ponto de bónus, lhe permitirá entrar no grupo dos semifinalistas da competição.

Então vai depender do resultado do Guimarães quem será a quarta equipa nas meias finais, juntamente com CRAV, Caldas e São Miguel, que deixaram para o último dia a decisão sobre as suas posições relativas na tabela classificativa.

Aqui mais uma vez apenas uma vitória do Caldas sobre os arcoenses com bónus de ataque lhes dará a primeira posição (e se o CRAV não fizer o bónus defensivo...), e no que diz respeito ao segundo lugar, existe também a possibilidade do São Miguel ultrapassar o Caldas, para o que os buldogues deverão vencer na Moita da Anadia e o Caldas perder em casa frente à equipa de Arcos de Valdevez - se o Caldas perder mas fizer o bónus defensivo, o São Miguel terá também que fazer o bónus de ataque para lhe roubar a posição, já que em caso de igualdade pontual na tabela, a vantagem será dos lisboetas - as duas equipas ficariam com o mesmo número de vitórias, e o diferencial de pontos marcados/sofridos favorece o São Miguel.

(Este comentário foi modificado pois as considerações feitas anteriormente não estavam corretas em função dos factores de desempate.
Na verdade em caso de igualdade de pontos na tabela classificativa, o primeiro factor a ser tomado em consideração é o número total de vitórias na prova. Agradeço ao Nuno Vaz a chamada de atenção
.)


2 comentários:

Inacio Martins disse...

Boa Noite
Em caso de empate pontual, o primeiro critério de desempate,não é o nº de vitórias?
Abraço

Manuel Cabral disse...

É sim... O comentário já foi corrigido...