18 de fevereiro de 2018

CDUP A UM PASSO DA MANUTENÇÃO, TÉCNICO E MONTEMOR EM LUTA POR PLAY-OFF

O CDUP continua líder isolado do Grupo B da Divisão de Honra, depois de derrotar em casa a Lousã por 54-22, e está a um pequeno passo de assegurar a permanência na principal competição nacional com nove pontos de vantagem sobre o segundo classificado, quando faltam duas jornadas para o final da competição.

O Técnico continua na segunda posição - que dá acesso a um play-off com o vencedor da 1ª Divisão, que decidirá quem ocupa a última vaga da Divisão de Honra - depois de ter derrotado o Benfica por 44-17, mas os engenheiros guardam apenas uma vantagem de três pontos sobre o Montemor, que derrotou o Évora por 48-7, com a particularidade das duas equipas se encontrarem no Alentejo, na próxima jornada da prova.


Essa partida será decisiva se o Técnico vencer, mas caso a vitória seja do Montemor teremos que aguardar pela derradeira jornada, quando os mouflons se deslocam ao Porto para defrontar o invicto líder, para saber quem vai defrontar o vencedor da Primeirona, que será encontrado em eliminatórias de meias finais e final a disputar entre os quatro primeiros classificados da fase de apuramento da Divisão.

Ainda em relação à manutenção ou descida de divisão no Grupo B da Divisão de Honra, Lousã e Évora têm o destino traçado (o regresso à 1ª Divisão) o mesmo se podendo dizer do Benfica, embora matematicamente os encarnados ainda possam chegar ao play-off - o que é muito pouco provável, quando precisariam de recuperar nove pontos dos 10 que estão ainda a separar a equipa desse desejado encontro.

Desejado, ou talvez não, pois a forma como o processo de reorganização dos escalões foi elaborado pode mesmo desincentivar os clubes de verem as suas principais equipas incluídas no nível máximo do rugby nacional.

PRIMEIRONA AINDA PODE TRAZER SURPRESAS
O CRAV foi à Vila da Moita obter uma importante vitória sobre os ribatejanos por 31-12, e mantém a liderança com quatro pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Caldas, que foi às Olaias vencer o CR Técnico por 21-20, e com sete pontos de vantagem sobre o São Miguel, terceiro da tabela, que foi ao Algarve derrotar o Loulé por 45-5.

No Minho o Guimarães venceu o Santarém por 39-37, e graças à vitória, e à derrota do Vila da Moita, entrou no grupo que disputará as meias finais, embora com o mesmo número de pontos do Santarém e apenas dois de vantagem sobre o Vila da Moita.

Com a descida praticamente garantida à 2ª Divisão estão o Bairada e o Loulé, que muito dificilmente recuperarão em quatro jornadas (20 pontos em disputa) os 17 ou mesmo 20 (respectivamente) que os separam do sexto lugar, enquanto a situação do CR Técnico é muito delicada também (com nove pontos para recuperar), e o mais provável é que siga o mesmo caminho da despromoção.

Guimarães, Santarém e Vila da Moita prometem lutar até ao fim pelas quarta (garante a permanência e disputa as meias finais), quinta (garante a permanência e vai de férias) e sexta posições (disputa um play-off pela permanência com o vencedor da Segundona), embora os cavaleiros tenham uma desvantagem à partida, já que das quatro jornadas folgam numa (jogo com o Vitória de Setúbal) e apenas vão disputar três.

Em resumo, tudo indica que CRAV, Caldas e São Miguel estão garantidos nas meias finais, e o último dos semifinalistas sairá com certeza dos três candidatos já mencionados.

Fiquem com as classificações e resultados do fim de semana, e para acederem aos quadros completos de cada Divisão, por favor cliquem na imagem da classificação respectiva.



1 comentário:

Leonardo disse...

Olá,
Jogo amanhã entre Portugal e Suíça em Setúbal.
O será transmitido como sempre no portal da Europa Rugby.