19 de setembro de 2014

EQUIPAS AGITAM-SE COM CAMPEONATOS À VISTA

Com o início das competições oficiais à vista, o rugby nacional agita-se e as principais equipas preparam-se para mais uns meses de campeonato e taça, depois da Tapada Cup, que foi o pontapé de saída mais visível desta pré época.

Com a participação de nove das 10 equipas inscritas no calendário oficial da Divisão de Honra - faltou apenas o CRAV de que não se conhece ainda a posição final quanto à sua participação na prova - a 3ª edição da Tapada Cup decorreu de forma bastante satisfatória, e, embora não tenha sido isso o mais significativo do que aconteceu no sábado passado, registe-se a vitória do Direito.

Embora tenhamos apenas assistido a uma parte do que se passou na Tapada, dois aspectos nos chamaram a atenção, e não querendo ser injustos com as outras equipas, salientamos a disposição que vimos na Académica, agora com Jorge Sérgio Franco à sua frente, depois de ter vencido o nacional de sub-18 na época passada, com a bola a circular e uma alegria que não se via por Coimbra há muito tempo, e o pack avançado do Cascais, onde os reforços que chegaram da GroundLink parecem ter dado uma nova consistência ao conjunto, o que aliado à juventude de grande parte do plantel, podem levar a equipa liderada por João Bettencourt a tornar-se um caso sério na prova.

Esta noite, no Estádio Universitário de Lisboa a partir das 20 horas, Direito, CDUL e Sporting disputam o 2º Lisboa XV, e se é clara a intenção dos leões em enfrentarem equipas de maior gabarito, depois de já terem jogado frente a Agronomia, para surgirem no nacional da 1ª Divisão com um andamento superior, ainda é cedo para tirar conclusões sobre os principais candidatos ao título, habituados a disputar semana a semana a Divisão de Honra, e que por enquanto estão apenas a por os motores a trabalhar...

Sem termos a pretensão de dar uma informação completa - pedimos aliás aos diversos clubes que aproveitem a nossa caixa de comentários para divulgar aquilo que andam a fazer - vamos divulgar alguns dos encontros do fim de semana, aqueles de que tivemos conhecimento.

Amanhã vai haver muita gente em actividade, de norte a sul do país, começando no Minho onde teremos a partir das 15 horas a disputa o Torneio Senhora da Porta, entre o CRAV e o Guimarães, no Municipal de Arcos.

Na Estádio José Redondo na Lousã haverá uma tarde cheia de rugby, com destaque para o Lousã-CDUP que tem o pontapé de saída marcado para as 15 horas, e que tem como ponto de maior interesse saber-se como os lousanenses vão enfrentar o nacional da 1ª Divisão depois de terem sido batidos na final do ano passado pelo Caldas, e como se apresentará o Universitário do Porto num jogo de 80 minutos, depois de na Tapada ter mostrado o seu dinamismo e habitual postura competitiva.

Nas Caldas, os campeões nacionais da 1ª Divisão recebem o C.R. do Técnico, no primeiro jogo que
realizam na era pós-GroundLink, e é grande a expectativa para se saber qual será o valor relativo da equipa neste início de época.

Mais a sul, em Évora, no Inferno dos Canaviais às 17 horas, um grande jogo que já é um clássico do rugby português, com o Clube de Rugby de Évora a receber os rivais do Clube de Rugby de Montemor, duas equipas que embora disputem competições diferentes, entram em campo para não dar tréguas nem facilidades, já que está em jogo a liderança da modalidade no Alentejo.
Aproveitamos a oportunidade para desejar as rápidas e completas melhoras a Francisco Maria Borges que atravessa um momento difícil da sua vida, mas que mostrou em todo o processo a sua garra e a sua personalidade.

Finalmente, dentro daquilo que temos conhecimento, na Guia, em Cascais, o Dramático de Cascais
faz a apresentação oficial da sua equipa, este ano com o apoio da GroundLink, ás 19 horas, frente a Agronomia, num encontro recheado de interesse com duas equipas remodeladas, e em que destacamos, do lado da equipa da Linha a chegada de um lote de reforços muito significativa, e do lado da equipa da Tapada o regresso do seu director Nuno Salvador, depois de uma incursão pelo mundo da bola redonda.

A todas estas equipas e às outras de que não pudemos divulgar a sua actividade do fim de semana por desconhecimento, desejamos uma época com muito e bom rugby!
Nós cá estaremos para fazer a divulgação possível do que se for passando, aproveitando a ocasião para solicitar a todos os clubes que nos contactem através do e-mail mrrcabral@maodemestre.com, para estabelecermos as melhores formas de nos mantermos em contacto para a presente época desportiva.

6 comentários:

Anónimo disse...

Campo de Rugby da Moita, Anadia, 17h
20/09/2014
MRC Bairrada x Associação Académica de Coimbra (Seniores)

Anónimo disse...

GDD- Belenenses amanhã às 13:00 em Monsanto

Anónimo disse...

no sabado passado SLB 42-12 Setubal

AFM disse...

Em 13 Setembro: Caldas Rugby Clube - 68 / MRC Bairrada - 7
Em 20 Setembro: Caldas Rugby Clube - 33 / CR Tecnico - 26

Anónimo disse...

De esclarecer que esta equipa do CR Técnico que defrontou o Caldas é a Equipa B (é com este nome que vai disputar o CN II Divisão, já que a primeira equipa está no Divisão de Honra desde sempre com o nome AEIST):

Anónimo disse...

Significa que o campeão nacional da Primeirona anda a fazer a preparação de pre-época com equipas da segundona?!!! Depois queixam-se dos resultados da Selecção Nacional....
A isto chama-se nivelar por baixo, chama-se ter medo de perder e depois queixam-se que rugby nacional não evolui!!! Mas como pode evoluir se e está a mentalidade?!!!