24 de setembro de 2014

CALDAS RUGBY CLUBE - O REGRESSO ÀS ORIGENS

Campeão nacional da 1ª Divisão na última época, tendo conquistado o direito a disputar a Divisão de Honra, o Caldas separou-se daquele que foi o seu principal patrocinador da campanha vitoriosa, a GroundLink, e abdicou da subida de divisão, preferindo manter-se na Primeirona.

Em função do termo da parceria que tinha com a GroundLink, e que lhe permitiu dispor de um plantel alargado e com diversos internacionais e outros jogadores de nível superior durante a época que terminou, a decisão do clube das Caldas da Rainha foi adequada à sua realidade e apressou um regresso às origens que alguns dos seus dirigentes já manifestavam o desejo de concretizar.


Com esta decisão o Caldas viu agregarem-se ao clube uma série de interessados que lhe vão permitir manter o desenvolvimento das camadas mais jovens e a criação de núcleos em diversas áreas da Região Oeste, continuando um trabalho que teve início graças à parceria com a GroundLink, e que agora vai ter um técnico coordenador exclusivo para o sector, enquanto a área da competição viu consolidar-se a estrutura de cada escalão.

Comum às duas áreas é a aposta na consolidação dos escalões, tendo como objectivo prioritário o crescimento do número de atletas em cada um deles.

Com o crescimento da estrutura do clube - mais atletas, mais técnicos, mais directores, mais pais, mais actividade - foi sentida a necessidade de se iniciar um processo de reorganização interna, com a criação de diversos departamentos, directamente ligados aos membros da direcção do clube e responsáveis ela implementação dos diferentes planos sectoriais que se pretendem por de pé.

No primeiro ano desta nova dinâmica, destaca-se o relançamento do projecto Caldas com Rugby, destinado aos alunos do 1º ciclo, em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, e eventualmente com a Associação de Rugby do Sul, enquanto se pretende renovar o enquadramento do projecto Rugby no Oeste, destinado aos alunos do 2º/3º ciclos e secundário.

Em simultâneo o Caldas criou um departamento de Imagem e Comunicação que visa a promoção do rugby e do clube, com o objectivo de dar a conhecer e aproximar o clube da sociedade, o que, a médio prazo permitirá recolher mais apoios, mais financiamentos, mais atletas e mais adeptos.

Desportivamente o Caldas Rugby Clube tem objectivos comedidos para esta época, que passam por uma classificação a meio da tabela, sem risco de despromoção, mas também sem ambições em relação à conquista do título.

Ainda em termos da divulgação e comunicação, note-se que se pretende reforçar a imagem do pelicano
associada ao clube, estando neste momento a decorrer um "concurso" para atribuição de um nome à mascote.

Em conclusão pode-se dizer que depois da bem sucedida parceira com a GroundLink - o clube venceu o campeonato que disputou - o Caldas vai continuar o seu caminho a solo, retirando da experiência o que ela lhe trouxe de bom, e recuperando e aumentando a colaboração de muitos dos seus sócios e apoiantes para tarefas que vão da gestão à divulgação, da área técnica às áreas de apoio à competição e à área social.

O Mão de Mestre vai continuar a acompanhar a evolução do clube e das suas equipas representativas, e faz votos para que seja possível alcançar os objectivos agora traçados.

Fique a conhecer as equipas técnicas e de apoio de cada uma das equipas de competição do clube:

SENIOR
Treinador: Patrício Lamboglia
Preparador físico: Jonathan Nolan
Manager: António Marques e Luis Barreto
Fisioterapeuta: Rodrigo Santos

SUB-18
Treinador: Jonathan Nolan e Patrício Lamboglia
Fisioterapeuta: Rodrigo Santos

SUB-16
Treinador: António Jardim e Patrício Lamboglia
Manager: Adelino Jacinto
Fisioterapeuta: Rodrigo Santos

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom clube, boas instalações, adeptos motivados, pais motivados e intervenientes, dirigentes a darem o seu melhor.
Pena é a estrutura técnica não conseguir acompanhar todo o resto do clube.