16 de setembro de 2014

CANADÁ-NAMÍBIA NO PAÍS DE GALES *

* Paul Tait
Durante o mundial de 2015 o Canadá jogará nas cidades inglesas de Leeds, Milton Keynes e Leicester e Namíbia jogará em Exeter, Leicester e Londres.

Sim, Canadá e Namíbia vão enfrentar-se no Reino Unido no próximo mês de Novembro, mas em vez de utilizar a oportunidade para preparação do Campeonato do Mundo, a partida não será realizada numa cidade que receberá jogos no Mundial. 

Em vez de utilizar um dos estádios médios como Exeter, Milton Keynes ou Leicester o local do encontro é a pequena cidade de Colwyn Bay.
A cidade fica situada no noroeste do país e conta com uma população de apenas 30,000 habitantes. Além disso o rugby não o desporto mais popular da cidade ou região e não tem uma população de canadenses ou namibianos.

O jogo será numa sexta-feira, o que complica a possibilidade dos fãs chegarem a tempo de assistir.
Sem um aeroporto ou comboio de Londres, a única opção é viajar de automóvel.
Noutras palavras, a decisão de jogar em Colwyn Bay só pode ser do agrado da população local.

Com uma capacidade de 6,000 pessoas o Eirias Park não receberá jogos do Mundial e também não deveria pelo facto de ser no País de Gales e não na Inglaterra.
A decisão é baseado em dinheiro.
Com a intenção de reduzir os custos, a IRB decidiu organizar o jogo em Colwyn Bay.
O problema que a IRB enfrenta é que os jogos de Novembro são considerados "a janela europeia" mesmo que as equipas participantes sejam da América do Norte ou da África

No caso do Canadá-Namíbia a IRB, junto com a WRU conseguiram acesso ao Eirias Park porque o rugby não tem o mesmo perfil no norte e no sul do país e, consequentemente, o jogo entre um país norte americano e um africano é um jeito de promover o desporto no norte do país.
É uma continuação do que se viu em 2012 e 2013, incluindo EUA-Rússia, Canadá-Samoa, EUA-Tonga, Canadá-Rússia e Japão-Rússia.

A partida entre Canadá e Namíbia será apenas o segundo jogo internacional entre estas equipas.
O outro jogo foi parte do Campeonato do Mundo de 1999, um torneio conhecido como País de Gales 1999.
O Canadá venceu por 72-11 naquela que foi até hoje a maior vitória canadense na história do Mundial.
Mas apesar de ser o Campeonato de Gales, o jogo foi realizado em Toulouse e o Canadá não jogou no País de Gales.

Dezasseis anos depois o Mundial de rugby volta a ter encontros realizados fora do país sede.
País de Gales será a sede de oito jogos do mundial mesmo tendo a IRB deixado claro que queria que a Inglaterra recebesse todos os jogos.
A extensão da controvérsia é tal que o País de Gales receberá jogos pela quarta vez, depois de fazer parte dos mundiais de 1991, 1999 e 2007.
O Canadá abrirá a sua campanha com uma partida contra a Irlanda, em Cardiff, no dia 19 de Setembro de 2015.

A continuação de ter Campeonatos do Mundo desorganizados na Europa a cada oito anos pode chegar ao fim no ano 2023 com Argentina organizando o torneio.
No caso das Américas receberem o direito pela primeira vez, a Argentina teria condições de organizar o torneio sozinho.
O país não tem problemas com os locais porque existem grandes cidades com estádios adequados em vários partes do país.
Este ano os seis jogos da Argentina em casa foram em Córdoba, La Plata, Mendoza, Resistencia, Salta e Tucumán.

1 comentário:

Luís Canongia Costa disse...

Algumas notas que podem ajudar a explicar porquê Colwyn Bay.

No Parc Eirias (que inclui o Eirias Stadium) está localizado o centro de desenvolvimento da WRU para o Norte do País de Gales.

No Eirias Stadium jogam a habitualmente os Gogs (O Rygbi Gogledd Cymru 1404 - a equipa de desenvolvimento da WRU para o Norte) e a seleção sub-20 do País de Gales (jogos do 6 nações).

O Parc Eirias é uma das melhores infraestruturas desportivas que conheço para estágios de râguebi, incluindo um campo indoor, e tudo o que é necessário para a alta competição.

A WRU foi um dos financiadores da conversão na zona desportiva do Parc Eirias numa estrutura de excelência. Alguns videos indoor que vemos de treinos do País de Gales foram lá filmados.

A Rússia gostou muito da experiência em 2012 (Internacional Rugby Series) e por isso voltou a estagiar em Colwyn Bay em 2013, jogando ai com o Japão.

Quanto ao acesso, o acesso de avião não se faz a partir de Londres. Do aeroporto de Liverpool a Colwyn Bay, demorei menos de uma hora, no regresso, para o aeroporto internacional de Manchester, demorei talvez uma hora e um quarto. São trajetos realizados principalmente em autoestrada. Ou seja viagens simples e rápidas.

Já agora Colwyn Bay faz parte do condado de Conwy, uma pequena cidade que também merece a pena ver visitada.