16 de junho de 2014

GROUNDLINK E CALDAS DIVÓRCIO FOI CONSUMADO

Após uma época em que a parceria entre o Caldas e a Groundlink quebrou a apatia das relações entre clubes de rugby e patrocinadores em Portugal, abriu alguns caminhos para o futuro do nosso rugby e culminou com a vitória dos pelicanos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com a conquista do respectivo direito de subir à Divisão de Honra, acaba de ser anunciado que as duas entidades não prosseguirão juntas no futuro - pelo menos em termos do apoio à equipa principal do clube - terminando a sua associação com o termo da (ainda) presente época desportiva.

O Mão de Mestre contactou as duas entidades e reproduzimos abaixo as respostas que das mesmas recebemos, não sem deixarmos de lamentar que não tenha sido possível garantir a continuidade de um projecto com que desde a primeira hora simpatizámos, e que gostaríamos de ver mantido, desenvolvido e reproduzido.


GroundLink não renova protocolo com
o Caldas Rugby Clube
A GroundLink não renovou o protocolo com o Caldas Rugby Clube (CRC), encerrando a parceira que levou a equipa da Região Oeste à Divisão de Honra, a principal do râguebi português. Devido à indefinição, a atitudes tomadas durante a corrente época e à não colaboração por parte do CRC face aos novos desafios que se colocavam com a subida de escalão, o patrocinador, principal fornecedor de atletas do plantel e garante financeiro do projecto não teve outra solução senão a de terminar a parceria e procurar um novo caminho para o seu projecto empresarial-desportivo.
Organizado com metas bem claras a 10 anos, o projecto GroundLink Caldas superou a primeira na temporada inicial: a subida à Divisão de Honra. A cada fim de época estava definido a sua reavaliação pelos parceiros. A 6 de abril, a GroundLink teve a iniciativa de solicitar uma reunião para avaliar o presente e o futuro do protocolo, reunião que decorreu já em maio após a vitória no Campeonato Nacional da 1ª
Divisão. 
Os permanentes avanços e recuos na negociação por parte do CRC, a deficiente visão do que é competir na Divisão de Honra, e a atitude intransigente e pouco cooperante perante um parceiro que já tinha investido 140 mil euros em duas épocas, levaram a GroundLink a não ter outra solução senão a de não renovar o
acordo. A decisão foi tomada a 6 de junho em maioria pela direção, pelos atletas colaboradores e por outros elementos intervenientes no projecto.

GroundLink no râguebi, uma aposta a longo prazo

A GroundLink mantém a aposta na área desportiva. Está à procura de projectos viáveis e ambiciosos que se enquadrem na cultura da empresa.
A GroundLink tem nos seus quadros 10 colaboradores-atletas que se sagraram campeões pelo GroundLink Caldas Rugby. Além da projecção desportiva, a sua incorporação na empresa trouxe mais-valias que se traduziram no aumento de eficiência e de negócios. Assim, considera um sucesso a estratégia de contratação de jogadores com experiência de alta-competição. A aposta mantém-se e, actualmente, ascende a 16 o número de colaboradores que praticam a modalidade.
A GroundLink quer deixar claro que as carreiras profissionais dos atletas não estão minimamente comprometidas, existindo um compromisso para que, até final de junho, se definam os moldes desportivos da próxima época.

O futuro do programa “Rugby no Oeste”
A GroundLink mantém o interesse em continuar a apoiar o programa de Responsabilidade Social Empresarial “Rugby no Oeste”, que tem em parceria com o CRC e no qual já investiu 30 mil euros. Para a temporada 2014/2015, pretende a apresentação de melhores resultados, nomeadamente pelo aumento de pólos de desenvolvimento do Rugby na Região Oeste e pelo incremento do número de praticantes.

A POSIÇÃO DO CALDAS RUGBY CLUBE

Por não ter sido possível o entendimento e o consenso entre os dois parceiros, no processo de negociação dos novos termos do acordo a estabelecer para a época 2014/2015, o projecto Groundlink Caldas Rugby termina no final da presente época.

O Caldas Rugby Clube, lamentando este desfecho, vem reconhecidamente agradecer à Groundlink a Aposta, esforço, dedicação que prestou à equipa senior do clube e sem os quais não teria sido possível a conquista do título de Campeão Nacional da I Divisão.

Queremos também agradecer a todos os parceiros que, através da Groundlink, se associaram a este projecto – Ryanair, BPI, Mallaghan, Andaluga, Higimaia, Mabecan, Egeo, Crewlink, Dasic, Bunzl.

Queremos também, neste momento, dar publico reconhecimento aos jogadores que, através da Groundlink, integraram o plantel da equipa senior do Caldas Rugby Clube e que muito contribuíram para o resultado obtido, não esquecendo todos os jogadores formados no clube e que muito evoluíram e cresceram através deste projecto.

90 comentários:

Anónimo disse...

Dá deus nozes...

Anónimo disse...

Nas proximas 48 horas será apresentado o novo projeto do Caldas RC para a proxima temporada.
EMIRATES Caldas Rugby, a empresa Fly Emirates vai assim ser parceira do clube do Oeste na proxima temporada. Dentro de 48 horas preparem se para saber tudo sobre este novo projeto.

Anónimo disse...

E assim já sabemos quem desce na próxima época depois daquilo que será sem dúvida uma época extremamente penosa para o clube...

Anónimo disse...

Grande Bomba!!!
Então mas e agora o Caldas vai para a Divisão de Honra com que equipa?

O que vai acontecer aos jogadores da GroundLinkd?

Fala-se que podem abarcar outro projecto, tipo São Miguel.... Será verdade?

E ainda por cima já se ouve dizer que há jogadores já contratados, em especial do CDUL´e Belenenses. Confirma-se?

cpt,
André Matos

Anónimo disse...

Voltarão os cabazes de 100 às Caldas...

Anónimo disse...

E agora deviam ser obrigado a passar a época na divisão de honra, adivinho que vão desistir de subir...

Anónimo disse...

Cheira me a sangue na agua para os tubaroes da Honra que so em sonhos conseguiriam um pacote tao bom como o da Groundlink

Anónimo disse...

Já foste!!!! E onde estão os profetas do êxito da união??? Será que um os arautos desta ex-aliança, não perceberam, que uns queriam emprego, outros títulos e outros projeção??? Como se do lado dos "vencidos" não houvesse gente capaz do mesmo, ou com meios iguais ou melhores?? Ah, mas? E o futuro? Esse é que é e deve ser a principal aposta. E só os "GRANDES" de visão conseguem alcançar tal desiderato!!!!

Anónimo disse...


CALDAS PREPARA FUTURO E CONTRATA PARA PRÓXIMA ÉPOCA






Ainda não esfriaram os festejos do título nacional da 1ª Divisão, conquistado no sábado, e já o novo campeão está a preparar a nova época.




Para desespero de alguns, que infectam a internet com demonstrações de inveja quanto ao sucesso do clube das Caldas da Rainha, e das soluções encontradas pelo seu parceiro e principal patrocinador, a Groundlink, o Projecto Rugby no Oeste está vivo e recomenda-se, e procede desde já à contratação de dois treinadores de clube responsáveis ainda pelo desenvolvimento do rugby nas escolas do concelho.





Como habitualmente o Mão de Mestre transmite a oportunidade, sabendo que dessa forma contribui para que mais técnicos ligados à modalidade possam encontrar o seu caminho.




Aqui fica o comunicado do clube:




O Caldas Rugby Clube pretende seleccionar 2 candidatos com, preferencialmente, formação superior em Educação Física, para desempenhar funções de treinador do clube e desenvolvimento do rugby nas escolas do concelho (Projecto Rugby no Oeste).


Anónimo disse...
Parabéns Caldas , com iniciativas assim esta o rugby em Portugal vai crescer e evoluir .

Anónimo disse...

Como adepto de rugby tenho pena de não terem chegado a acordo(?) quanto á continuação da parceria...

A minha duvida é e agora o Caldas tem capacidade sem o grande apoio?

O que vai acontecer ao caldas?

Anónimo disse...

e agora CRC????
como é que vão conseguir fazer uma época na divisão de honra sem os 16 jogadores da Ground Link? será que a Câmara Municipal se chega a frente com o dinheiro para irem buscar jogadores???

Anónimo disse...

Então e o despedimento de Frederico Sousa e toda a sua equipa? Ninguem fala?
Que desculpa vai dar desta vez o Presidente?

Great_duke disse...

Estou estupefacto...

Anónimo disse...

Também estupefacto...dá Deus nozes a quem não tem dentes.

Existem clubes que não nasceram para serem grandes, o Caldas foi pequenino durante anos, agigantou-se durante dois anos...depois a sua natureza falou mais alto e preferiu voltar a ser pequenino.

A Groundlink se conseguir passar nos "testes de seriedade" dos clubes da DH, será vista como uma "miúda boazona" e terá muitos clubes a lutarem por ela.

Anónimo disse...

Era areia a mais para a camionete do Caldas.
Empresas destas devem ser aproveitadas pelos GRANDES do Rugby ou pela própria FPR e não pelos pequeninos.

Anónimo disse...

E se calhar o Caldas ainda perde alguns jogadores da sua formação com a brincadeira. Toda a história é um bocado estranha,ainda há três semanas tava tudo em lua de mel.

Apesar de não gostar do Caldas a situação não me dá qq gozo. Olhando para os dois comunicados acho que o do Caldas é mais educado.

Anónimo disse...

Também acho estranho que as coisas tivessem acabado assim e que não tivesse existido capacidade de resolver o problema.
Não confundo e mais educação com "politicamente correcto" , se calhar se o Caldas tivesse sido mais educado na questão do jantar a seguir a final (reparem no que diz o comunicado da empresa "atitudes tomadas durante a corrente época"), talvez o desfecho não fosse este.
Penso que o Caldas perdeu a sua grande oportunidade e espero que isto não seja o princípio do fim do clube. Para a Groundlink que entrou com ESTRONDO no rugby, isto e um duro revés na sua credibilidade e para quem queria usar o Rugby para ter "boa imagem"!!! Espero que também não seja o fim da empresa no rugby.
Penso que o futuro do Caldas será um futuro irrelevante para o rugby nacional, o futuro da Groundlink será mais relevante se conseguir encontrar um clube importante a quem se associar, caso contrário não passará de um episódio bonito no rugby.

António Ferreira Marques disse...

Antes de tudo, uma declaração:
Sou "supporter" do Caldas Rugby Club; é o meu club em termos rugbystas.
O projecto que decorreu nos últimos dois anos, na sua vertente da equipa sénior, teve os seus méritos e resultados. Como julgo que aceite pela esmagadora maioria do "mundo" do Rugby português foi uma experiência rico e que abriu soluções,caminhos e novas perspectivas não só a esta modalidade desportiva mas tb a outras.
Não interessará, agora, "pesar" quem ganhou mais, quem contribui menos, quem ... os resultados são sempre COLECTIVOS, a menos das obras de divindades, que julgo que já não abundam se é que alguma vez existiram ...
Importa sim salientar a notável - não é um termo excessivo, para a realidade portuguesa, coragem da aposta empresarial da Groundlink, mas tb, o contributo, humilde mas honesto de um Club da província, num concelho com não mais de 50 000 habitantes, na orbita da grande Capital e com uma oferta desportiva acima da média nacional - Voleibol na 1ª Divisão, Ténis campeão Nacional por equipas - tranpolim 8grande Prof. Stelio)com campeões nacionais e vários internacionais, atletismo - vários recordistas nacionais dos escalões jovens, natação - internacionais por portugal,desportos náuticos, etc. etc. e já não falo no futebol e futsal ...
Neste contexto, o Caldas Rugby Club não é, certamente um Club "pequenino", e no que depender dos Caldenses continuará a ser um Club com a dimensão adequada à realidade geográfica e humana, social e desportiva da região.
Como todos os projectos "humanos", os "feitios" dos Homens são muitas vezes decisivos ... talvez tenha sido esta a característica essencial desta História. Mas os Homens "aprendem", e regressam a pontos de partida para lutar por novos objectivos nas suas vidas ... e tb e essencialmente nas vidas desportivas.
Uma última palavra para os Jogadores, Equipa Técnica e outros elementos do apoio - todos os elementos deste projecto - uma coisa nada nem ninguém jamais apagará - VENCERAM E VENCERAM JUNTOS.
Vão seguir caminhos separados mas terão sempre a experiência da VITÓRIA para outras conquistas.

VIVA O CALDAS RUGBY CLUB !

Anónimo disse...

Já por várias vezes e em varios sitios aparece referido um jantar a seguir à final, que correu mal.
Ao que ouvi falar, parece que a Direcção do clube 3 dias antes da final ofereceu um jantar nas Caldas, para toda a equipa e que o director executivo da equipa recusou.
E ainda ouvi dizer que foi marcado por esse director executivo da equipa esse tal de jantar no U-try e ninguém se lembrou de convidar a direcção do clube, que tomou conhecimento do mesmo pelos responsáveis daquele espaço momentos antes do jogo.......

Anónimo disse...

Groundlink Técnico Rugby!!! 2014-2015!!!

Anónimo disse...

O António Ferreira Marques, pessoa de quem não sou amigo mas que tenho o privilégio de conhecer habitou-nos através das suas crónicas e da sua postura no estádio a ser um adepto, ou um "supporter" como ele gosta de dizer, muito especial.
O rugby precisa de mais entusiastas como ele e que bom seria para o rugby se ele com toda a sua inteligência, com a sua experiência, com a sua forma de estar na vida e no desporto, saísse da sua zona de conforto e deixasse de ser apenas um "supporter".

Até um destes dias e espero continuar a ler as suas excelentes crónicas aqui no MdM.


FB

Anónimo disse...

Mas afinal qual foram as divergências ?

Os comunicados não são esclarecedores.

Anónimo disse...

Venceram algumas batalhas, mas não será que perderam a guerra. Só o futuro o dirá, mas pessoalmente nunca acreditei neste projecto montado da forma como foi montado. Misturar tantos atletas da DH com atletas totalmente amadores que passaram a vida a sofrer, é o mesmo que misturar agua com azeite. Foi pena e o Presidente Vidigal não merecia isto. Mas ganhou experiência que lhe pode vir a ser útil no futuro. A Groundlink óptima como empresa, na parte desportiva talvez não tenho calcu lado bem os riscos desta aventura. Espero que continuem ligados ao rugby.

Anónimo disse...

Venceram sim com a ajuda de determinados mercenários.
Já parece o Toulon, onde cada vez mais tapam o caminho aos jovens franceses, não olhando o argelino a meios para atingir os fins com que sonhou (entretanto já os conquistou).
O srº da Groundlink como sempre foi adepto de rugby e nunca jogou, resolveu apostar com a sua politica de contratações desportivas/laborais, a qual tem a sua estratégia.
Mas agora digam-me, o que contribuiu para o desenvolvimento do rugby no Caldas, já para não falar no desenvolvimento ao nivel da formação? Se de hoje para amanhã abala tudo, o que fica?

Se tiveres coragem, expõe os verdadeiros motivos da discórdia entre a Groudlink e a direcção do Caldas!
Pessoalmente, apesar de me ser indiferente, julgo que o presidente do Caldas tem toda a razão (Sei do que falo, pois conheço a história).

Anónimo disse...

Isso está tudo muito certo mas há comboios que só passam uma vez...

Anónimo disse...

JANTAR DEPOIS DA FINAL??? lol epa nao falem do que nao sabem, pensa antes de falar meu menino. O CALDAS rugby clube foi campeao, e os festejos sao para ser feitos nas CALDAS sitio de onde e o clube e nao em lisboa! A groundlink pode ser de lisboa mas o clube nao e de lisboa e o clube nao era a groundlink, talvez sera esse o motivo do divorcio e desentendimento, porque quem estava a frente da groundlink devia pensar que comprou o clube e se queria apoderar dele. Gracas a deus que existe o Antonio Vidigal e Patricio para nao deixarem isso a acontecer. o clube tinha de ir festejar com os seus adeptos e na sua cidade e nao ter de ficar em lisboa e ainda cada atleta e quem quisesse ir pagar 20 euros depois de ser campeao, nao faz qq tipo de sentido. Agora, acham que o caldas perdeu alguma coisa? nao perdeu nada simplesmente volta a estar no sitio dele, e se por acaso perdermos jogadores da formaçao que tem muito talento e tudo por causa desta empresa que so quer projeçao e so ve o que lhe convem. que credibilidade e que a groundlink tem depis de nao conseguir dar continuidade a um projeto? nenhuma.
agora, deveram assinar com o tecnico visto que o boss da groundlink e todo do tecnico, o mister president of the world, vao ver que esse projeto so dura mais um aninho e que o caldas nao é o mau da fita, mas sim a pessoa que so pensa em si e na sua empresa.O caldas tinha as infra estruturas que ele queria, mas tbm nao tinha o dinheiro que secalhar ele queria para tbm dar continuidade ao projeto, e como agora e so tubaroes atras da sardinha, porque ficar com o caldas se tem equipas mais fortes?? e por causa desta brincdeira deste senhor pode ter acabado com uma equipa senior. obrigado senhor groundlink!! acabaste com o sonho de muitos jovens jogadres de jogar na liga de honra.
é por causa destas merdas que o rugby em portugal nunca vai passar disto, so os clubes de lisboa e que sao bons e é so neles que querem investir e so eles e que merecem estar la em cima. quando esta ideia nao acabar o rugby em portugal vai ser merdoso e nunca vamos evoluir. Por mim ate proibiam de ser jogado rugby em 'provincias' e jogavasse so em lisboa e fazia se uma divisao so com os cluebes de lisboa... ERA LINDO PESSOAL

aquele abraço forte
NINJA DAS CALDAS

Anónimo disse...

Então boa sorte na segundona!!!

Anónimo disse...

Eu não sei nada sobre este assunto, leio apenas os comentários que aqui são escritos.

Mas uma coisa parece-me óbvia: claro que um patrocinador quer visibilidade.

Zé Piriquito disse...

O Caldas continuará no seu caminho porque não tem ambição e as pessoas da região não se envolvem (ou a direção não as sabe envolver). Teve um orçamento brutal (superior a algumas das de DH), condições especiais como estágios e jogadores. À boa maneira portuguesa, não soube aproveitar o que lhe deram e ainda pediu mais sem gerar retorno e sem ter uma ideia de como é hoje em dia o rugby na DH.


O Caldas manter-se-á como é. A pedir, a exigir, a colaborar q.b. e a encolher os ombros. Valorizando coisas que são somenos, como o de celebrar nas Caldas. Houve diversas celebrações ao longo do ano a que os diversos jogadores de Lisboa (da empresa e das Caldas) estiveram presentes na cidade, há um fecho de época tb feito nela. A vitória poderia ter sido assinalada após o jogo perto do campo da vitória, após dias de estágio com tudo pago em que unificou cada vez mais o espírito de grupo. Foi uma questão política em que a direção impôs a divisão.

Anónimo disse...

apenas umas perguntas, se o Caldas não precisa da Groundlink, se o Caldas tem um treinador tão bom ,se o Caldas tem um presidente excelente e bons jogadores, então porque não vai para a DH?
O preço das inscrições são os mesmos e em viagens o Caldas paga menos jogando na DH, que tem muitos jogos em Lisboa, do que na Primeira.

Existem muitas verdades, cada um tem a sua verdade e mais grave cada um conta a sua verdade e distorce a verdade como quer mas não me parece que uma empresa que invetiu mais de 100.000€ no Caldas esteja muito contente com o que se passou e para deitar fora este investimento é porque deve ter algumas razões.

Espero que outros clubes aproveitem a Groundlink porque os patrocínios no rugby não abundam e se por causa do Caldas o rugby perdesse esta empresa seria mau.

Quanto ao resto concordo com o que os adeptos e membros da direcção do CRC anonimamente aqui escreveram, este projecto parece ter sido um grande equivoco.

Anónimo disse...

isso é verdade o rugby não existe só em lisboa..... Como já se viu um clube da divisão de Honra o belenenses.... como tinha de sair de lisboa fez uma falta de comparencia e não foi jogar a Vila Real.......

assim vai o rugby no nosso pais

Anónimo disse...

Ao que sei, o que a Groudlink pretende é ter um clube para o gerir à sua maneira, jogadores, local dos jogos, dos treinos, etc. Se conseguir encontrar algum disposto a isso, é certo e seguro que se tiver continuação esse clube será absorvido pela Groundlink. Relativamente ao Técnico não acredito que o Pedro Lucas autorize alguém a mandar lá dentro!
Quanto à dispersão dos clubes de rugby pelo território continental, ele existe e evolui onde há mais jogadores, como qualquer outro desporto! O que querem? Proibir que se jogue?

Anónimo disse...

Comentário das "17:45"...

É isso mesmo!!!
"Ao que sei, o que a Groudlink pretende é ter um clube para o gerir à sua maneira, jogadores, local dos jogos, dos treinos, etc.

Que ninguém duvide que o Pedro Lucas ou mesmo os restantes da Direcção deixem qq patrocinador/usurpador meter o bedelho no clube.

Anónimo disse...

Estes comentários só me dão vontade de rir.
O caldas já existia antes da groundlink e esta continuará a existir depois de não renovar o patrocínio.
Duas entidades que não chegaram a caordo de renovação. Qual é o problema?
Agora estes comentários parecem de novela sul americana trágico-cómica de casais desavindos!

O rugby não precisa disto, nem este portal deve ser máquina de lavar roupa suja.

Não acretido que nenhum dos intervenientes venha para aqui postar ferido com a ruptura e se vier convenhamos que não revela nível.
Penso que os intervenientes não se clocaram nessa posição.

Será que é do rugby a incendiar?
Em caso afirmativo revelam falta de espírito que este desporto tanto proclama ter.

O que é um facto é que a muída boazona anda a dar volta à cabeça a muita galã!

Anónimo disse...

Estes comentários só me dão vontade de rir.
O caldas já existia antes da groundlink e esta continuará a existir depois de não renovar o patrocínio.
Duas entidades que não chegaram a caordo de renovação. Qual é o problema?
Agora estes comentários parecem de novela sul americana trágico-cómica de casais desavindos!

O rugby não precisa disto, nem este portal deve ser máquina de lavar roupa suja.

Não acretido que nenhum dos intervenientes venha para aqui postar ferido com a ruptura e se vier convenhamos que não revela nível.
Penso que os intervenientes não se clocaram nessa posição.

Será que é do rugby a incendiar?
Em caso afirmativo revelam falta de espírito que este desporto tanto proclama ter.

O que é um facto é que a muída boazona anda a dar volta à cabeça a muita galã!

Anónimo disse...

Groundlink Benfica Rugby

Anónimo disse...

Não há duas sem três. Primeiro foi o Técnico que recebeu 100.000 contos (500.000 euros) do Metro e dois anos depois estava tesa e na segunda divisão. Depois veio o Caldas e em ano e meio.... foi-se o projecto. Já se pensa no terceiro. Nunca mais se ganha juízo. Para já não falar nos CDULES nos Agronomias, Setubais, Caparicas, etc. que já passaram por situações idênticas.

Anónimo disse...

nao posso deixar de estranhar que sendo o manuel cabral um dos grandes defensores e impulsionadores dos 7s em portugal não tenha escrito nenhuma nota sobre o CN que agora terminou...

Anónimo disse...

quando se sabe a convocatoria para os sevens da fira? quando o pedro leal colocar no seu facebook?
quando se sabe quem é o novo selecionador nacional? quando o tomas morais escrever nos seu facebook?

Anónimo disse...

quem irá arriscar jogar a roleta russa?

1. Lousã
2. Évora
3. Benfica
4. Vitória
5. Sporting
6. Loulé
7. Santarém
8. São Miguel
9. Montemor

António Silveira disse...

o manuel cabral pode ser um grande defensor dos 7's mas ele está no Brasil e só sabe do que lhe dizem e o que vem nos blogues e facebooks. como não há nada dos 7's, ele também não sabe. É o jornalista remoto!

Anónimo disse...

quando se sabe quem é o novo presidente do conselho de arbitragem ? quando o Jorge Mendes Silva , escrever no seu facebook?

Manuel Cabral disse...

Oh António Silveira, parece que sabes muito da minha vida...
Mas não passas de um tolo a mandar palpites...

Anónimo disse...

e Pumba! os meninos das caldas com medo da divisão de honra sem o pápá groundlink desistem da honra e vão ser candidatos a descer para o ano !

É assim que estas coisas são feitas ! e agora !?! fica o montemor ? (que também foi destruído pela sua passagem pela honra) ou sobe a lousã ? a minha aposta é que a lousã prescinde de subir e ainda o benfica volta à honra com o apoio da groundlink !

VIVA O RUGBY EM PORTUGAL ! VIVA A FPR !

Anónimo disse...

O Lousã já informou a Federação que não aceita subir pela secretaria. Os tipos sabem bem as linhas com que se cosem. Haviam de ver a Gala dos 40 Anos. Como disse o Presidente a sua filosofia é que numa terra de 15 habitantes (todo o concelho) mais importante que os títulos é a sustentabilidade do clube. E a Gala demonstrou isso mesmo. Uma qualidade, uma força, uma dinâmica e um orgulho daquelas quase 200 pessoas no Palácio da Lousã que devia servir de exemplo para todos nós no rugby. Foi digno de se ver e espero lá voltar para o ano que vem mesmo que não seja convidado.

Anónimo disse...

Num curto espaço de tempo, 2 equipas prescindem de subir de divisão.

Há 2 épocas, foi a agrária que não quis subir à 1ª divisão, agora é o Caldas que não quer subir à Honra (e pelos visto a Lousã, finalista vencida da 1ª divisão, tb não aceita subir). Isto é uma fantochada.

Primeiro há que analisar o porquê de isto suceder: em ambos os casos, as equipas, depois de vencerem o respetivo campeonato acharam que não tinham equipa para competir na divisão para que tinham sido promovidas.

Será que o fosso competitivo entre as divisões é assim tão grande? Embora toda a gente diga que os últimas das divisões superiores estarão perfeitamente ao nível dos primeiros das divisões inferiores, a decisão destas equipas parece contradizê-lo. Mais complicado se torna entender tudo isto, quando recentemente se procedeu ao alargamento das divisões para onde estas equipas se negaram a ser promovidas.

Daqui se pode tirar uma conclusão:
1ª conclusão: O esquema competitivo nacional não está adaptado ao panorama das equipas nacionais.

Será que temos equipas a mais na Honra? Será que devemos reduzir o nº de equipas em cada divisão? Perante estes comportamentos tudo diriamos que sim, mas ouvindo uma grande parte dos clubes eles dizem que não a isto. Assim,
2ª Conclusão: Não sabemos o queremos para o rugby nacional.

Se calhar é por isso que nos últimos anos os quadros competitivos sofreram alterações quase todos anos. Logo:
3ª Conclusão: Não há qualquer estratégia para o desenvolvimento a curto/médio/prazo para o rugby nacional (navegamos á vista e sempre com o olho posto no nosso umbigo/o da nossa equipa)
Assim e

Anónimo disse...

Agora é que arranjaram a bonita.

Já agora e de um ponto de vista imparcial, o montemor foi destruido na divisão de honra? Se formos por aí pelo menos mais 2 ou 3 equipas que ainda por cá ficaram também foram destruidas, seja la o que isso for.

António Ferreira Marques disse...

O tema da organização das competições de seniores, tem vindo a ser recorrente no MdM, e será tb motivo de opinião em outros forums do Rugby, mais formais ou informais.
Independentem/ de uma avaliação sobre a ausência ou não de estratégia, que é a questão central, uma constatação pode ser concluída:
- não existe dimensão, na actualidade, para divisões com 10 clubes.
As razões para equipas prescindirem de competir em escalões superiores têm fundamentação diversa e, na minha opinião, não estão directamente ligadas à constatação acima.
A "dimensão" resulta de múltiplos factores - alguns exógenos ao Rugby, p.e. a "crise" económica, a perda mto rápida e acentuada de espírito associativo - o cimento-cola dos clubes, a base em Portugal para qualquer desporto, o império do "individualismo", etc. etc.. Mas resulta tb da falta de "visão" e "estratégia"-
Já por diversas vezes se falou na necessidade de um Forum, Congresso, Encontro, ... o que se queira do Rugby português: A cada maneira todos os que opinam, no fim "amam" este desporto ... e este deve ser o primeiro pontinho de início de procura de soluções.
No mundo actual, contudo, não chega "amar", "gostar", é preciso tb "saber", "conhecer", etc.
Já referi em tempos a necessidade absoluta de estruturar/planificar um verdadeiro Programa de Desenvolvimento do Rugby português; para isso são necessários "experts", técnicos do fenómeno desportivo em todas as suas vertentes, principalmente de gestão e planeamento - o que andam a fazer as nossas Universidades? Não será possível mobilizar essa área de conhecimento para integrar um tal Programa de Desenvolvimento? Não será possível aparecer uma "visão", mesmo que resultante de contributos diversos?
Sonhos de uma noite de ... quase ... Verão
VIVA O RUGBY

Anónimo disse...

viu o montemor no final da época passada ? está a ver o montemor agora ? que é que o montemor ganhou na divisa ode honra ?

Ai está a definição de destruição de uma equipa, que é o mesmo que acontece com este caldas sem a sua parte groundlink.

E já aconteceu com várias equipas ao longo dos anos, porque este modelo competitivo só dá para isso, uma mudança de maré constante na maioria das equipas entre bons períodos e períodos maus.

Anónimo disse...

complentado, quererá o montemor ficaR ?!?!?!!?

Anónimo disse...

Podem dizer que é Fantochada o que se está a passar , em relação ás equipas que não querem subir á divisão de honra , mas cada clube sabe de si e neste aspecto ( não sendo praticante nem vivendo na Lousã ) , mas com muita gente conhecida nesta vila , o Rugby Club da Lousã , sabe muito bem o que está a fazer.

Estive presente na sua magnífica gala dos 40 anos e o projecto desta direção é levar a equipa a subir á honra em dois anos e não em um ano .
Se o Caldas não teve Arcaboiço para a subida ( quando se é Subsidiodependente é o que acontece ) , não vai ser a Lousã a dar um passo maior que a perna.....

A Lousã tem feito um grande trabalho , neste últimos anos a nível de camadas jovens e este ano , vão ser lançados na equipa senior 8 sub 18 , todos eles com grande qualidade e se a Lousã subisse este ano para a Honra ( e como se pode ver é tão fácil ), todo este trabalho iria por água abaixo.

Não se preocupem com o Rugby Clube da Lousã .

Tratem dos vossos clubes.

O Rugby Clube da Lousã, não vai para onde os outros o querem levar, é um Clube adulto , tem objectivos muito bem definidos e pensa pela sua cabeça.

Anónimo disse...

Os 4 ou 5 últimos da DH têm nivel semelhante aos 4/5 da primeira. O errado e continuamos a malharia nisso é quererem os tais 4/5 clubes da primeira a terem de jogar com os melhores da DH. Afinal não foi só o Calfas que não quis subir. A Lousã, Évora, Benfica e por aí abaixo, pois todos os outros vão ser contactados, não aceitaram subir sem mérito. Um clube vencedor duma divisão tem de sentir que ao subir estará pelo menos nesse primeiro ano ao nivel médio da divisão acima. Doutro modo, sobe por subir e depois desce e acaba de ficar pior que no ano anterior. Vejam o exemplo do Montemor. Desceu e nem aos Sevens foi. Todos sabemos que temos 6 clubes num patamar superior. Depois uns 10 num patamar muito igual. E isto acontece à alguns anos, pelo que uma fórmula que os envolva separadamente, será sempre bem-vinda. Será assim tão difícil?

Anónimo disse...

Para informação de todos o Montemor quando se apercebeu dos problemas do Caldas, manifestou imediatamente à FPR o seu interesse em manter-se na Divisão de Honra. Infelizmente os advogados iluminados da Federação consideram que primeiro têm de ser convidados todos os clubes que participaram no campeonato da Primeira Divisão e só se estes recusarem é que o Montemor é convidado. Mais uma brilhante decisão da nossa FPR.

O Montemor teve uma participação digna no passado Campeonato da DH e para manter a sua evolução quer continuar a competir com os melhores. Quanto ao anónimo que fala em destruição é porque não conhece a realidade do RCM.

Se nos for dada a oportunidade de disputar o principal campeonato de Rugby tenho a certeza que no próximo ano não seremos nós a descer de divisão.

Só espero a que FPR resolva esta trapalhada o mais rápido possível e se decide pelo Montemor que é a seguir ao Caldas a equipa com mais direito a participar no campeonato da DH.

Anónimo disse...

Os 4 ou 5 últimos da DH têm nivel semelhante aos 4/5 da primeira. O errado e continuamos a malharia nisso é quererem os tais 4/5 clubes da primeira a terem de jogar com os melhores da DH. Afinal não foi só o Calfas que não quis subir. A Lousã, Évora, Benfica e por aí abaixo, pois todos os outros vão ser contactados, não aceitaram subir sem mérito. Um clube vencedor duma divisão tem de sentir que ao subir estará pelo menos nesse primeiro ano ao nivel médio da divisão acima. Doutro modo, sobe por subir e depois desce e acaba de ficar pior que no ano anterior. Vejam o exemplo do Montemor. Desceu e nem aos Sevens foi. Todos sabemos que temos 6 clubes num patamar superior. Depois uns 10 num patamar muito igual. E isto acontece à alguns anos, pelo que uma fórmula que os envolva separadamente, será sempre bem-vinda. Será assim tão difícil?

Anónimo disse...

Mais do que subir todos os patamares desportivos (Doivisão de Honra, Tacas ou Campeonatos Ibéricos, Campeonatos Europeus, etc) o objectivo principal do RC Lousã é prestar um serviço à sociedade lousanense, dignificar o nome da Lousã e criar em todos os envolvidos no Clube o melhor espirito associativo possível. Se se juntar a tudo isto qualquer título, em qualquer escalão, tanto melhor.
José Redondo

Tuga emigrado disse...

Carissimos iluminados, aqui em Inglaterra, neste suburbio da genialidade que e Portugal os ultimos da divisao de topo demarcadamente nao conseguem bater os primeiros 5/6 clubes e nao e por isso que querem diminuir o campeonato. O clube que subiu na ultima epoca desceu com apenas duas vitorias em 22 jogos e alguns com diferencas pontuais grandes! O proprio penultimo venceu apenas 3 jogos, um deles com o seu oponente com varios jogadores ao servico das seleccoes... Isso torna o campeonato ingles pouco competitivo?
Diminua-se entao...
DIMINUA-SE O 6 NACOES PORQUE ITALIA E ESCOCIA NUNCA LUTAM PELO TITULO!
Diferentes clubes diferentes realidades e ambicoes... Nem todos lutam para ganhar o titulo... Sera que e dificil entender isso? Mas no entanto se nao houver um grupo alargado exposto a niveis mais altos de competicao afunilamos a nossa possivel selecao para as estruturas nacionais.

Anónimo disse...

Segue excerto do Regulamento Geral de Competições 2013-2014:

"Artigo 28.º
(...)
7. Quando uma equipa, depois de inscrita e antes do sorteio, desistir de
participar na Competição para a que estava qualificada, optando pela
Divisão inferior ou cessando a actividade, a ocupação do seu lugar será
efectuada de acordo com o seguinte critério:
a) A equipa anteriormente despromovida;
b) Caso haja mais desistências: pela equipa melhor qualificado na divisão
inferior."

PGS

Anónimo disse...

Se estão a perguntar às equipas todas deve ser esquema para o São Miguel subir na secretaria outra vez !

FPR AO RUBRO !

Anónimo disse...

Sr. José Redondo,

Acho os objectivos que enunciou muito positivos.

Mas SE a equipa principal puder subir à DH, porque é que não está interessada?

P. S. Martins

Anónimo disse...

Sr. P.S. Martins
Se a Lousã estivesse sediada num local onde 80% dos adversários estivessem a poucos minutos uns dos outros, e sendo os atletas lousanenses todos amadores (salvo os 2 estrangeiros que todos os anos temos) seria interessante subir à DH. Perder por muitos pontos e logo de seguida chegar-se a casa, pouco ou nada afecta os atletas. Mas de 15 em 15 dias perder por muitos, e depois voltar para a Lousã, só quem passa por esse sacrifício sabe o que isso é. O exemplo dado atrás de em Inglaterra haver equipas do fundo a levarem dezenas de pontos e manterem-se em competição é totalmente verdade. Mas uma "pequenina" diferença marca os dois campeonatos. ELES SÃO TODOS PROFISSIONAIS. Dirigir uma equipa profissional é totalmente diferente de gerir uma amadora. Tivesse a Lousa a totalidade de profissionais, ou mesmo amadores com razoáveis subsídios fossem do clube ou da Federação e outro galo cantaria. Doutro modo deixe dizer-lhe que não me incomodo de arriscar na minha empresa. Se perder o problema é meu, mas num clube eu sou responsável perante os sócios, os adeptos e a comunidade e aí não só não gosto de arriscar, como tenho de ponderar muito as consequências. Quem me acompanha sabe que é assim que funciono. Acreditam nas minhas opções e eu não gosto de lhes fazer promessas que sei não poder cumprir.
Abraço. José Redondo

Anónimo disse...

RC Santarém vai disputar a Honra na próxima época

Anónimo disse...

Sr. José Redondo,

Muito obrigado pela sua elucidativa resposta.

Abraço,
Pedro S. Martins

Anónimo disse...

quem sobe e desce afinal ? Já não há dedos que contem o número de vezes que equipas descem, sobem e se mantém por causa de situações destas. Campeonato para que ? tiramos a sorte todos os anos para ver quem sobe e desce.

Anónimo disse...

Segundo os regulamentos, a partir do momento que o Caldas não quer subir para a DH, não é o Montemor o primeiro clube a ter o direito de opção de permanecer na DH?
Não percebo mas as notícias que tenho lido só falam nos clubes da 1 divisão convidados pela FPR que não querem subir, não falam no Montemor e no seu eventual direito a permanecer na DH.

Anónimo disse...

Ao que parece, o Montemor só será convidado a permanecer na liga de honra depois de todos os clubes da 1ª divisão serem convidados a subir. É, aparentemente, o que diz o regulamento, apesar de do ponto de vista desportivo não fazer qualquer sentido.

Anónimo disse...

Bem, isto está cada vez melhor, eu achava que estavam a gozar mas pelos vistos vão mesmo convidar todos os clubes, isto cheira é mesmo a esquema para fazer o favor a alguém que irá aceitar...

Depois de Lousa, Evóra e Benfica terem dito que não já o Vitória de Setubal foi convidado e agora é a vez do Sporting, meus amigos, chamem me má lingua mas o gajo que aceitas está de tacho feito com a FPR de certeza !

Não diz o regulamento que deveria ficar o Montemor ? para que esta palhaçada ?

Anónimo disse...

e o nivel que o presidente tem vindo a conseguir alcancar...
sporting na divisao de honra...
melhor mesmo so os novos treinadores das selecoes nacionais...

Joaquim Ferreira disse...

Granda Sporting! Ganhar a todo o custo... como é possível um clube em 6º (!?) da primeira subir? Ainda falavam do S.Miguel subir na secretaria?
E agora? Vão juntar-se ao Groundlink ou contratar estrangeiros à parva (tipo uma equipa nova)?

Anónimo disse...

Última actualização do P3:
"Sporting aceita convite da FPR" - http://p3.publico.pt/raguebi/nacional/12779/sporting-aceita-convite-da-fpr

Aqui está quem se pôs em bicos de pés....

Anónimo disse...

Excerto do Regulamento Geral de Competições 2013-2014:

"Artigo 28.º
(...)
7. Quando uma equipa, depois de inscrita e antes do sorteio, desistir de
participar na Competição para a que estava qualificada, optando pela
Divisão inferior ou cessando a actividade, a ocupação do seu lugar será
efectuada de acordo com o seguinte critério:
a) A equipa anteriormente despromovida;
b) Caso haja mais desistências: pela equipa melhor qualificado na divisão
inferior."

Anónimo disse...

Sporting aceita subir ! É o rídiculo.

Anónimo disse...

SEMPRE QUE HOUVE DESISTÊNCIAS FICOU QUEM DESCIA !!! ESTE ANO NÃO INTERESSA ?!!? MAIS PROVAS PARA QUÊ !! DESFALQUES MAUS RESULTADOS E PALHAÇADA É ISTO O RUGBY PORTUGUES!!!

Anónimo disse...

Projeto Tomás Morais, concretizado, Sporting na DH, Tomás Morais novamente á frente dos destinos da Seleção, não lhe retirando o mérito, mas circula tudo sempre á volta dos mesmos, é preciso sangue novo também a contribuir para a evolução do Rugby Português.

Anónimo disse...

O mesmo artigo e alínea acima mencionados constam também do Regulamento Geral de Competições (RGC) para 2014-15.

Se dúvidas há sobre a "aplicabilidade" do RGC, o Regulamento específico do Campeonato da Honra para 2014-15 diz:
"Artigo 17.º Ao Campeonato Nacional da Divisão de Honra aplicam-se as normas do RGC em tudo o que seja omisso no presente Regulamento."

Joaquim Ferreira disse...

a) A equipa anteriormente despromovida => não é o Montemor (anteriormente despromovida) ou é o Benfica (que foi despromovido na epoca anterior)?

Secalhar o Montemor achou que não deveria ficar, tendo perido com o CRAV

Anónimo disse...

Realmente não entendo. Ou há algum RGC que não seja o que está no site da Federação, ou algum regulamento de que não tenha conhecimento mas a verdade é que no Regulamento da Divisão de Honra não está prevista a questão da desistência e por isso, tudo o que é omisso, como lá se diz passa para o R.G.C. E aí é bem explicito o Artº 28. A equipa despromovida é a que se mantém na Divisão de Honra.
E só se essa não aceitar (Montemor) é que será convidado o 2º classificado da 1ª divisão e por aí fora.
Pergunto? O Montemor não aceitou? Provavelmente será isso.

Anónimo disse...

Li agora o comunicado do Sporting e só me vem uma palavra à cabeça - HIPÓCRITAS!!!
Hipócrita o Sporting, que vem falar em "peso histórico", um clube que à décadas que não faz nada pelo rugby, que vem falar em "valores", um clube que aceita subir de divisão pela secretaria tendo ficado em 6º lugar da divisão abaixo.
Hipócrita esta Federação, que passa por cima de regulamentos e interpreta as leis como quer para se vender a um clube só pela visibilidade que este lhe pode dar.
Pobre Montemor, por muito bom trabalho que façam pelo rugby numa região onde não é nada fácil, vão ser sempre postos de lado por esta federação.

Anónimo disse...

Li agora o comunicado do Sporting e só me vem uma palavra à cabeça - HIPÓCRITAS!!!
Hipócrita o Sporting, que vem falar em "peso histórico", um clube que à décadas que não faz nada pelo rugby, que vem falar em "valores", um clube que aceita subir de divisão pela secretaria tendo ficado em 6º lugar da divisão abaixo.
Hipócrita esta Federação, que passa por cima de regulamentos e interpreta as leis como quer para se vender a um clube só pela visibilidade que este lhe pode dar.
Pobre Montemor, por muito bom trabalho que façam pelo rugby numa região onde não é nada fácil, vão ser sempre postos de lado por esta federação.

Anónimo disse...

Zporting...na honra...só mesmo este clube para aceitar a subida pela secretaria....mau

Anónimo disse...

....e mais um caso no pobre rugby português ! Sporting aceitou (!!!!!) convite para subir à divisão de honra e, claro (!!!), imediatamente o Montemor apresentou recurso para impugnar tal decisão, defendendo a sua manutenção na Honra que, pelos regulamentos 2013-2014, lhe pertence por direito face à recusa do Caldas. E agora ?

Anónimo disse...

Ainda na época anterior os sportinguistas gozavam com o S.Miguel por, tendo ficado em segundo, ter sido repescado. E agora eles ficam em sexto e aceitam subir !? eheh É a tal verdade desportiva de que fala o tal de Bruno de Carvalho ! É de gargalhada ou será que a própria FPR o faz intencionalmente para ...... sair ? É que a língua portuguesa pode ser dificil mas o Artigo 28, parágrafo 7 alínea a) do regulamento geral não deixa qualquer dúvida: MONTEMOR na divisão de Honra !!

Anónimo disse...

Há de facto aqui (mais) um problema de interpretação, ou desprezo, pelos regulamentos. A acrescentar a isto os comentários futebolísticos que os adeptos de RUGBY começaram a esçrever aqui! Não está em causa se o clube a, b ou c deveria aceitar o convite, mas sim se deveria ser convidado. Mais nenhum clube poderia ser despromovido, pelo que algum tem que integrar a divisão de honra. Agora vamos a ver se FPR vai a tempo de decidir sobre o recurso do RCM a tempo de iniciar a época 2014/2015. A ver vamos!

Anónimo disse...

Para a palhaçada ser total só falta aparecer nesta jogada da fpr o groundlink...

Anónimo disse...

Dificilmente o artº 28º do RGC poderá ser aplicado.
Ao que parece, o Caldas informou a FPR da sua opção de não disputar a Divisão de Honra antes das inscrições e quando se inscreveu, terá sido logo para a I Divisão.
Ou seja, haverá aqui um vazio legal que tem a ver com o momento da comunicação. Antes ou depois da inscrição.
Mas nada implica com o bom senso que deveria prevalecer nas decisões da FPR, as quais e numa situação de vazio legal deveriam seguir a orientação e o espírito do dito artº 28º.

Anónimo disse...

O problema é que a federação não está à procura de justiça ou verdade desportiva, está só à procura de justificações para fazer subir o sporting.

Anónimo disse...

quando os Srs Comentadores dizem que a FRP fez de tudo para o Sporting subir, quer dizer que obrigaram Caldas, Lousa, Evora, Benfica e Setubal a dizer que não ou qual foi o esquema? Realmente não foram muito claros nessas acusações.

Obrigado

Anónimo disse...

Caro anónimo, a FPR já sabia muito bem que se a Lousã que é de longe a equipa mais bem preparada da primeira dissesse que não nenhuma outra equipa iria ter estrutura para aceitar o desafio, menos a equipa com quem compactuou e atropelou os regulamentos.

Descobrir á priori se estas equipas aceitariam subir não é difícil, num meio pequeno como o rugby basta um ou dois telefonemas não oficiais.

O que se passa é pura e simplesmente aberrante.

O Montemor é que tem de se manter.

Anónimo disse...

Não tenho qualquer duvida que quem fica é o Montemor. Há uma Regulamento Geral de Competições. Depois há regulamentos especificos para cada competição. Tal como na Constituição da Républica Portuguesa,as leis não podem ir contra o que lá está consignado. Por isso há o Tribunal Constitucional que como temos visto, chumba muitas leis que não estão de acordo com a Constituição.
Ora, se o R.G.C. no artigo 28 diz claramente que quem vai disputar a DH é o Montemor, nunca o Regulamento da DH se pode sobrepor a esse. Por isso, com muita pena minha, o Sporting não tem a mínima possibilidade de subir à D.H.

Anónimo disse...

Porque é que quase ninguém assina?

Das últimas mensagens, as únicas assinadas foram pelo Sr. José Redondo e por mim.

Porque é que as pessoas têm medo, ou lá o que seja...?

É estranho e dá que pensar.

Se querem mudar a situação miserável em que o râguebi português se encontra, por favor, assinem com os vossos nomes verdadeiros.

Nós, os que amamamos o râguebi e os seus valores, somos MUITO MAIS do que eles, os corruptos, pensam!

Não há que ter medo! Há que dizer e ASSINAR, sem medos ou complexos, o que cada cada um pensa!

Cagai e afastai aquele gajo do vossso clube (qualquer que ele seja, incluindo o meu) que era porreirissimo, mas que hoja em dia decide tudo de acordo com o "esquemático, tás a a ver" que ele tem com a FPR ou com a FPR, via clube. !
´
"Tás a ver? Um gajo não pode ser parvo, Tá a ver?"

Sim, estou a ver, mas cago, sem aspas, em ti.

Pedro Saragoça Martins

Anónimo disse...

O São Miguel subiu de divisão porque a "aceitação" deveria ser automática e apanhou uns grandes cabazes... nmeadamente do tal Caldas, um dos maiores que me lembro! Mas não foi por vontade própria que subiu, foi o 2º e houve alargamento!!! Falta de regulamentos e ou falta de coragem é que fez com que o Caldas não subisse, mas isso são contas de outro rosário... vamos ver o que dá a parceria do Cascais... veremos a prestação do Scp... e espero que São Miguel mantenha as escolas a preparar jogadores para o futuro!