24 de maio de 2011

RUGBY QUER CRESCER NO LITORAL ALENTEJANO

IMPULSIONADO POR UM ANTIGO INTERNACIONAL DO CDUL o rugby quer assentar praça no litoral alentejano, na zona de Sines.

Para isso Henrique Jónatas pede a todos os que de uma maneira ou de outra estiveram ou estejam ligados ao nosso jogo que o ajudem a pôr de pé um clube naquela região e o Mão de Mestre deixa aqui o seu pedido.

A aposta é criar um clube de Rugby no Litoral Alentejano, em princípio com sede em Sines, aproveitando a construção futura de novas infraestruturas desportivas, o enorme desenvolvimento local que se adivinha, a tradição desportiva local (resultados muito interessantes, mesmo de excelência, em modalidades como a ginástica, natação e não só) o apoio autárquico e o entusiasmo dos amantes da modalidade que por cá existam ou que venham a existir.

Neste momento estamos numa etapa inicial de espalhar a palavra e queremos criar um núcleo duro de pessoas que irão operacionalizar a dinamização da modalidade. Temos a noção de que existem por cá vários ex jogadores, só que não nos conhecemos mutuamente ou não sabemos que cá estão.
Estamos também abertos à colaboração de qualquer pessoa que assim queira fazer. Todos são bemvindos.

Não sabemos ainda se vamos criar uma Associação/Clube de raiz ou se nos vamos associar, pelo menos inicialmente, a outra entidade.

Queremos, antes de Setembro, estarmos filiados na FPR e posteriormente participar no circuito de equipas/clubes emergentes. A aposta, a curto prazo, nos séniores prende-se exclusivamente como forma de motivar o recrutamento de adultos que para além de se divertirem a jogar, publicitarão a modalidade, junto da família, amigos, trabalho, etc. No fundo tornar o Rugby visível.

Pensamos que após isso, a modalidade ficará mais conhecida e aceite, sendo depois mais fácil chegar aos miúdos, a nossa aposta a médio e longo prazo. Pensamos que com esta estratégia, cada jogador sénior poderá trazer, irmãos, filhos, sobrinhos, etc.

Estamos também, no areal da Praia de Sines (Vasco da Gama), a levar a oval (Domingos a partir das 15H00) e a jogar beach rugby. Pretendemos continuar a dinamização pelo Verão adentro, porventura noutras praias também.

Também já nos comprometemos com a Câmara Municipal de Sines, no sentido de participar na iniciativa "Férias activas" destinadas às crianças e jovens do Concelho.

Alguém disse que o caminho faz-se caminhando. A nossa filosofia, por enquanto, passa por aí. Ou seja, apesar de termos algumas ideias definidas, teremos de ser flexíveis para aproveitar as oportunidades que surjam e a clarividância para as detectar. As circunstâncias locais assim o obrigam. Sempre com o intuito de tornar o Rugby uma modalidade praticada aqui no nosso Litoral Alentejano.

Henrique Jónatas, jogador do CDUL (2ª e 3ª linha), Internacional Júnior e Sénior, Professor de Educação Física em Odemira, residente em Vila Nova de Milfontes

Telemóvel: 960 399 397
Email: henriquejonatas@sapo.pt

Sem comentários: